Celebração da Ceia do Senhor e Lava pés

A MISSA DA CEIA DO SENHOR  acontece geralmente à noite relembrando a Santa Ceia de Jesus com seus discípulos. A celebração é marcada pelo o Lava-Pés ( símbolo de humildade e serviço ) e pela Transladação do Santíssimo Sacramento ( terminado o Rito de Comunhão, o sacerdote retira o Cibório do Sacrário e o conduz “ até o local da reposição, preparado numa capela devidamente ornamentada.” Aqui se faz um momento de adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento. Após este momento são retiradas também as toalhas do altar e as cruzes da igreja. Quando não é possível a retirada das cruzes, essas são cobertas com um tecido roxo.

Catedral lotada e presença massiva de jovens.

O arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, preside a celebração que é concelebrada por alguns padres e animada pelo Coral Shalom.  Aproximadamente setenta seminaristas do Propedêutico, 1º ano da Filosofia, 1º ano da Teologia e do Instituto Shalom estão servindo nesta celebração.

Neste momento Dom José repete o gesto de Jesus e lava os pés de doze irmãos. Entre eles representantes missionários leigos de vários países, como Hungria, Chile, Peru, Colômbia, Itália e do Continente Africano, e  outros escolhidos  da assembleia que participa desta celebração.

Acompanhe a transmissão desta celebração no Facebook da Arquidiocese de Fortaleza.

Fotos by Silvio Martins – Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

Uma resposta

1. Paz e bem. Participei dessa lindíssima celebração. Estava de férias em Fortaleza e fiquei muito feliz em ver o zelo com a liturgia, em especial os cantos. Muito lindos, bem executados e emocionantes. Será que seria possível dizer quais foram cantados? Grata