Estamos publicando a Carta Circular de dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo Metropolitano de Fortaleza publicada em  3 de julho de 2018, sobre a XVI Caminhada com Maria.

Carta Circular 007/2018: Solenidade da Assunção de Nossa Senhora – Caminhada com Maria 2018.

Caríssimos Irmãos no Sacerdócio, Religiosos, Religiosas, Leigos e Leigas,

Graça e Paz no Senhor!

Pela décima sexta vez estaremos realizando a CAMINHADA COM MARIA por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza no dia 15 de agosto.

A própria história da evangelização no Ceará está marcada por esta presença de Nossa Senhora: desde o primeiro povoado na Barra do Rio Ceará, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e finalmente marcando sua presença como Padroeira da Cidade de Fortaleza, na Catedral Metropolitana. Esta celebração marca o reconhecimento das origens cristãs – católica e mariana – de nossa cidade.

Estaremos (tema) “Caminhando com Maria, Mãe da Igreja” na escuta de Jesus: (lema) “Mulher, eis o teu filho. … Filho, eis a tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.” ( Jo 19,26-27).

No dia 15 de agosto – quarta-feira,
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora,
a partir do Santuário de Nossa Senhora da Assunção – Nova Assunção,
com início às 14h,
até a Catedral Metropolitana de Fortaleza,
pela Avenida Leste-Oeste.

Convocamos todos os fiéis de nossa Arquidiocese, especialmente das comunidades das Paróquias e Áreas Pastorais das Regiões Metropolitanas, das Comunidades Religiosas, das Associações e Movimentos Eclesiais, para esta manifestação pública de nossa fé em Cristo e seguimento de seus passos com Maria.

PEDIMOS SUA ATENÇÃO:

1. Para maior proveito de evangelização propomos uma semana de preparação para a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção e “Caminhada com Maria”. O subsídio estará disponível e será encaminhado para que sejam realizadas as celebrações preparatórias em todas as paróquias da nossa Arquidiocese.
  2. Para que o maior número de fiéis possa participar, nas paróquias e áreas pastorais metropolitanas, todas as celebrações Eucarísticas sejam realizadas nas igrejas na tarde do dia 14 (Primeiras vésperas da Solenidade) e na manhã do dia 15 (Solenidade da Assunção de Nossa Senhora), conforme as rubricas litúrgicas abaixo, ficando reservada a tarde e noite do dia 15 para esta grande manifestação comum de nossa Igreja Arquidiocesana.
  3. O livro da Caminhada poderá ser encontrado no Secretariado de Pastoral (Av. Dom Manoel, 339) ou Paróquia e Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Av. Treze de Maio, 200)

Lembramos a todos as diretrizes litúrgicas para esta celebração, conforme as encontramos no Diretório da Liturgia para o Brasil – da CNBB:

15/agosto – Quarta-feira – em Fortaleza:
Nossa Senhora da Assunção, Padroeira municipal, portanto Solenidade Litúrgica em todas as paróquias dentro do município.

+ Branco – ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, solenidade (ver Missal – MISSA DO DIA).
Oficio solene próprio.
Missa pr: Gl, Cr, Pf próprio.
Leituras prs: Ap 11,19a; 12, 1.3-6a.10ab
Sl 44 (45), 10bc. 11 e 12ab e 16 (R/. 10b)
1Cor 15, 20-27a
Lc 1,39-56 (Cântico de Maria)

Onde a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora foi celebrada no dia 15 de agosto: 19/agosto – Verde. 20º  DOMINGO DO TEMPO COMUM – com sua liturgia própria no Oficio das  Horas e nas Missas.

Pedimos a todos os sacerdotes participem vestidos de túnicas e estolas brancas para marcarem assim sua presença de pastores na caminhada com o Povo de Deus.

Pedimos também divulguem o melhor possível este evento entre os fiéis, mobilizando as comunidades à participação.

Nosso braço fraterno, orações e bênção.

Em Jesus e Maria,

José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

OBSERVAÇÕES: Para outras informações vejam arqfor.arquidiocesedefortaleza.org.br

• Pedir aos fiéis que levem rádio para a Caminhada e sintonizem: FM Dom Bosco ou Shalom AM para acompanhar as orações.
  • O mesmo façam os fiéis nas casas por onde a Caminhada vai passar. Assim todos acompanharão unidos as orações e os cânticos.
  • Poderão ser encontrados livrinhos com os textos das orações: “Caminhando com Maria, Mãe da Igreja” e o lema: “Mulher, eis o teu filho. …Filho, eis a tua Mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.” ( Jo 19, 26-27).

Carta em PDF XVI Caminhanda com Maria