A Caminhada com Maria 2020 será virtual

A Arquidiocese de Fortaleza comunica a todos, devido a pandemia que vivemos atualmente e a  necessidade de evitar aglomerações, que  a  XVIII Caminhada com Maria, evento que acontecerá no dia 15 de agosto e que celebra a padroeira municipal, Nossa Senhora da Assunção, este ano,  será realizada de forma virtual. A transmissão será feita através das mídias sociais da instituição geradas a partir do Canal de Youtube da Arquidiocese de Fortaleza.

O tema escolhido para este ano está em comunhão com o tema da Campanha da Fraternidade e o momento que vivemos Maria caminha conosco no cuidado pela vida“, e o lema “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido“. (Lc 1,45)

Leia o Editoral de julho de 2020 de Dom José Antonio “E neste tempo extraordinário de Pandemia será possível realizar uma Caminhada com Maria?”

Como irá acontecer

De acordo com a ideia do Arcebispo a recitação do Rosário será dividida com as quatro Regiões Episcopais Metropolitanas (REM) que estão em Fortaleza, já que Nossa Senhora da Assunção é padroeira municipal. Assim, sendo, a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, a Região Episcopal Metropolitana Bom Jesus dos Aflitos, a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição e a Região Episcopal Metropolitana São José rezarão um terço. E cada região escolherá cinco Paróquias Marianas, onde cada uma  rezará um mistério de cada terço. A escolha das paróquias  será feita pelo Vigário Episcopal e sua coordenação pastoral.

REM Nossa Senhora da Assunção – Mistérios Gozosos

REM Bom Jesus dos Aflitos – Mistérios Luminosos

REM Nossa Senhora da Conceição – MistériosDolorosos

REM São José – Mistérios Gloriosos

A Pastoral da Comunicação, PASCOM, fará todo o trabalho da Live coletiva, diretamente de uma central de transmissão que estará na parte interna da Catedral Metropolitana e a portas fechadas.

A Programação

A transmissão iniciará com a celebração da Santa Missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção às 12 horas, seguida das orações dos terços e finalizada com a coroação  na Catedral. Tudo será feito com simplicidade e sem aglomeração.

Livro com as orações do Rosário

Todos terão acesso ao livro com as orações, reflexões e cânticos da XVIII Caminhada com Maria, preparado especialmente por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques para a vivência espiritual desse evento.

Retrospectiva

Em outras edições da caminhada também apresentaram temáticas para serem meditadas durante o momento:

· 1ª edição: Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus (2003);

· 2ª edição: Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo (2004);

· 3ª edição: Com Maria seguimos Jesus Eucaristia (2005);

· 4ª edição: Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo (2006);

· 5ªedição: Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida (2007);

· 6ª edição: Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo (2008);

· 7ª edição: Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo (2009);

· 8ª edição: Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! (2010);

· 9ª edição: Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus (2011);

· 10ª e 11ª edições: Com Maria no Caminho da Fé (2012/2013);

· 12ª edição: Com Maria no caminho da Esperança (2014);

· 13ª edição: Caminhamos com Maria, na Caridade de Cristo (2015);

· 14ª edição: Caminhamos com Maria, a Mãe da Misericórdia (2016);

· 15ª edição: Maria caminha conosco no caminho que é Jesus (2017).

· 16ª edição: Caminhamos com Maria, Mãe da Igreja (2018)

· 17ª edição: Maria Caminha conosco na construção da Paz (2019)

Patrimônio Imaterial

A Caminhada com Maria foi declarada no dia 5 de junho de 2015, patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

Informações:

Coordenação Geral
Pe. Francisco Antônio Francileudo  (85) 99604-1379

Oração e animação da Caminhada
Padre Francisco Ivan de Souza (85) 99909-6875

Comunicação:
Marta Andrade (85) 99932-5491

1. Já passou da hora de abrir as Igrejas.
    A Caminhada pode e deve ser Real, Presencial.
    Basta de tanto medo.