Caminhada com Maria terá oração pelas vítimas da Covid-19

Outra novidade desta edição será o Aquecimento CCM 2020

A Caminhada com Maria deste ano terá um momento especial de oração pelas vítimas da Covid-19. Na caminhada serão homenageados aqueles que faleceram, quem superou a enfermidade, os profissionais de saúde e pesquisadores que trabalham na descoberta e aplicação da vacina. Já a oração acontecerá por volta das 18h, antes da recitação da última dezena do Rosário. A organização  explica que executado o canto da Ave-Maria por um artista local e feita uma oração, após testemunho de pessoas que superaram a doença, perderam um ente querido e profissionais da saúde.

A Caminhada com Maria é um evento que é patrimônio cultural imaterial do país, desde 2015, será virtual neste ano. Neste ano, a transmissão começa às 14h, com Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo Metropolitano Dom José Antonio, direto do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro de mesmo nome. Essa Missa será sem a presença de fiéis. Em seguida, haverá a recitação do Santo Rosário a partir da Catedral e de vinte paróquias dedicadas à Virgem Maria e localizadas nas Regiões Episcopais Metropolitanas de Fortaleza. Toda programação será transmitida pelo canal da Arquidiocese de Fortaleza no YouTube: arqfortaleza.

“Vivemos um tempo difícil de pandemia. O mundo inteiro está tomado por este mal que se alastra e leva ao sofrimento e à morte milhares de pessoas em toda a face da Terra. Será tempo de desesperança?! Será tempo para o medo que congela e paralisa? A resposta de Deus foi e é: Não! O Amor tudo venceu, tudo vence e vencerá. Por este caminho Maria, Mãe de Jesus e nossa, nos leva com ela: o caminho que se inicia com um SIM dado aos planos de Deus e que culmina – e culminará – na glória do Reino de Deus definitivo”, explica Dom José Antonio.

Aquecimento CCM2020

Novidade deste ano é o Aquecimento CCM2020 , um programa que será transmitido pelo canal da Arquidiocese de Fortaleza, no YouTube (arqfortaleza) na véspera do evento, às 19h, com testemunhos de devotos, animação musical e curiosidades sobre o evento, um dos maiores do país.

Enfeite sua casa para Maria

Tradicionalmente as ruas por onde passavam a Caminhada com Maria, especialmente a Avenida Leste-Oeste,  tinham as casas enfeitadas  para homenagear a padroeira. Para este ano o arcebispo pede que as famílias  façam este gesto de fé, e providenciem um oratório em suas  casas com a imagem de Nossa Senhora em destaque, que estendam toalhas brancas ou azuis nas janelas.  Outro pedido é que na hora da oração pelas vítimas da Covid-19 as famílias possam acender uma vela para acompanhar a oração.

Tríduo

Como já é um costume, nos dias 12, 13 e 14 de agosto haverá o Tríduo de preparação para a Caminhada com Maria. A transmissão será feita também pelo youtube da Arquidiocese de Fortaleza (arqfortaleza), a partir das 18h.

Caminhada com Maria 2020
Data: 15 de agosto
Horário: começa às 14h
Local: transmissão pela página arqfortaleza, no YouTube