34ª Semana do Migrante – 16 a 23 de junho de 2019

“O estrangeiro que reside convosco será tratado como um dos vossos compatriotas e tu o amarás como a ti mesmo, porque foste estrangeiro na terra do Egito.” Lv 19,34

A Semana do Migrante 2019, tem como tema: Migração e Políticas Públicas e o lema: “Acolher, Proteger, Promover, Integrar e Celebrar.”  A Semana do Migrante há  34 anos acontece em  nível nacional e assume como missão dar continuidade a reflexão da Campanha da Fraternidade no contexto das Migrações.

A Pastoral dos Migrantes na Arquidiocese de Fortaleza nasceu no dia3 de fevereiro de 1995, com as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Elas chegaram na Arquidiocese de Fortaleza a convite do Arcebispo,  Dom Aloísio Lorscheider  para organizar e coordenar a Pastoral dos Migrantes na Arquidiocese.  A Pastoral dos Migrantes faz parte da Articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos na Arquidiocese de Fortaleza.

Em nível Nacional, faz parte do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM, e tem como missão a mesma missão do SPM Nacional: Construir processos organizativos, defender os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais, religiosos e ambientais, sendo presença profética no enfrentamento da (i)migração forçada. É um serviço que ganha força e se realiza através da FIA – Formação, Incidência e Articulação.

A Pastoral dos Migrantes na Arquidiocese de Fortaleza completa seus 25 anos em 2020. Desde 2009 vem acompanhando migrantes e refugiados vindos de outros países. No último ano tem se intensificado a chegada de refugiados vindos da Venezuela.

Programação das atividades da Semana

Dia 15 – Arraiá com os migrantes – 19h na Paróquia Cristo Rei

Dia 16- Missa de abertura – 11h – Paróquia Cristo Rei

Dia 18 e 19 – Seminário de Migração e Refúgio – Diocese do Crato

Dia 23 – Ação social com migrantes e missa de encerramento na Paróquia Nossa Senhora das Dores – Otávio Bom Fim.

É um tempo propício para convidar todos os agentes das Pastorais de Conjunto, comunidades, grupos e pessoas de boa vontade, para refletir e buscar pistas de ação, a partir do convite e da convocação do Papa Francisco: Acolher, Proteger, Promover e integrar o migrante.

Colocamos a disposição o material da Semana do Migrante para ajudar nesta reflexão: texto-base, roda de conversa, celebração e oração.

Contamos com a sua presença.

Ir.Idalina Pellegrini
P/Coordenação
Pastoral do Migrante

Pastoral dos Migrantes- Fortaleza/CE
Av. Dom Manuel, 339- Centro.
(Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”)
Tel e WhatsApp: 85 3388-8725
Cel:  99663-9730