
O Youcat é organizado em perguntas e respostas, e o livro é dividido em quatro partes. A primeira: “Em que cremos”, fala sobre a Bíblia, a Criação e a Fé. A segunda: “Como celebramos”, aborda os vários mistérios da Igreja, os sete sacramentos, explica à estrutura do ano litúrgico etc. A terceira: “A vida em Cristo”, apresenta as virtudes, os dez mandamentos, e tudo o que se relaciona a eles – questões importantes como o aborto, os direitos humanos, e demais temas. A quarta: “Como devemos orar”, explica a importância da oração, o porquê de se rezar, o que é o terço, como rezá-lo, e assim por diante. Hoje o Youcat é disponível em nada menos de dez línguas.
A Paulus Editora, responsável pela edição em português aqui no Brasil anuncia que o site WEB oficial do Youcat – Catecismo Jovem da Igreja Católica já se encontra disponível em português: www.youcat.org/pt. Apresenta-se como um espaço onde se pode encontrar um pouco da história deste projeto assim como materiais de apoio e/ou complementares ao estudo do mesmo. Na mencionada referência no WEB podem ser vistos vídeos, fotos, como criar grupos de estudos online, testar conhecimentos sobre o Youcat etc. Num artigo da autoria de Tiago Miranda na revista “Família” das Paulinas, (cf. p. 31 de agosto 2012) encontrei os seguintes referências no: Twitter: www.twitter.com/catecismojovem no Facebook: www.facebook.com/catecismojovem e um blog: catecismojovem.blogs.com, além de um site: www.catecismojovem.com.br com notícias, formação, espaço para debate e também uma linha direta de dúvidas de fé, respondidas por um padre da Arquidiocese de Florianópolis.
O Youcat foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos, professores de religião etc. para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja Católica em linguagem jovem e acessível. O Youcat vem atender a vontade de milhares de jovens que inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um catecismo que lhes falassem diretamente. A Igreja no Brasil sempre mostrou carinho e interesse pela a juventude, especialmente nos últimos anos. Entre tantas coisas podemos citar: a) o documento “Evangelização da Juventude” em 2007; b) criando o “Setor Juventude” nas dioceses; c) a criação do site www.jovensconectados.org.br organizado por jovens da área de comunicação; d) a JMJ Rio 2013; e) a criação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na organização da CNBB; f) a criação da Coordenação Nacional de Jovens; g) a Campanha da Fraternidade de 2013 com o tema “Juventude” e agora o Youcat. Acreditamos que este Catecismo é leitura indispensável para párocos, vigários paroquiais, catequistas e todos que trabalham na pastoral para a Juventude.
Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1.