Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Semana de oração pela Unidade dos Cristãos 2021

“Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos”
 (Jo 15, 1-17)

         Amados irmãos e irmãs.

         Nesta semana, que compreende os dias 16 a 23 de maio de 2021, celebramos como Igreja a “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”. Este ano o tema que marca esta semana é: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (Jo 15,4).

         Recordamos o que nos diz o documento de Aparecida: “A prática da Igreja de comunhão nos conduz ao diálogo ecumênico. A relação com os irmãos e irmãs batizados (as) de outras comunidades eclesiais é um caminho irrenunciável para os discípulos-missionários, pois a falta de unidade representa um escândalo, um pecado e um atraso no cumprimento do desejo de Jesus Cristo: ‘para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste’ (Jo 17,21)” (DAp 227).

         O texto bíblico que o Conselho Pontifício para promover a Unidade dos Cristãos nos apresenta este ano é o de João 15,1-17: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o vinhateiro/agricultor”. Gostaria de recordar que no dia 5 de junho de 1960 o Papa João XXIII criou um secretariado pontifício para a promoção do diálogo ecumênico. A ideia do Papa era o de criar um “órgão” preparatório do Concílio Vaticano II. Este secretariado foi posteriormente confirmado pelo Papa Paulo VI e recebeu uma nova estrutura pela Constituição Apostólica Regimini Ecclesiae Universale, de 15 de agosto de 1967. Em seguida, o Papa João Paulo II, por meio da Constituição Apostólica Pastor Bonus datada de 28 de junho de 1988, deu-lhe a estrutura atual, trocando o nome Secretariado pelo de Conselho Pontifício.

         O Conselho Pontifício está encarregado, em primeiro lugar, de promover, no interior da Igreja Católica, um espírito ecumênico autêntico, de acordo com o Decreto conciliar Unitatis Redintegratio. Ele assume esta tarefa em união com outros dicastérios da Cúria Romana, especialmente os que cuidam do diálogo com os diversos setores da sociedade.

         O tema escolhido para este ano expressa a sublime vocação cristã para a oração. Onde existe a oração existe também a reconciliação. Desde seus mais distantes inícios, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos está no coração da Igreja. Esta semana é composta de três pilares: Oração, Vida comunitária e Hospitalidade. Estes pilares resumem a essência do nosso batismo. Lembremos o que nos disse o Irmão Roger de Taisé: “Não há amizade sem sofrimento purificador, não há amor ao nosso próximo sem a cruz. Somente a Cruz nos permite conhecer a incompreensível profundidade do amor” (Les écrits fondateurs, Dieu nous veux beureux).

         Buscar a unidade para nós cristãos é um empenho para a vida toda. A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos recorda a essência do nosso ser cristão. O Papa é o primeiro a dar exemplo de unidade entre os irmãos. Jesus nos mandou buscar a unidade visível, testemunhar a vida de oração, converter o coração e superar todo sentimento de ódio e divisão.

         “Uma espiritualidade de comunhão implica a capacidade de pensar em nossos irmãos e irmãs na fé no interior da profunda unidade do Corpo Místico. Isso nos torna capazes de partilhar as alegrias e sofrimentos, sentir os desejos uns dos outros, entender as necessidades mútuas, oferecer amizade, perceber o que há de positivo nos outros, de receber e prezar a graça de Deus. Significa aprender e saber abrir espaço, ajudar a carregar os fardos uns dos outros, resistir às tentações egoístas do carreirismo, da desconfiança e do ciúme”. (Papa João Paulo II, Novo Millennio Ineunte, 2001,43s).

         Somente uma espiritualidade de comunhão é capaz da colegialidade em todos os níveis da vida da Igreja. A unidade é a mais perfeita sintonia do coração humano com o Espírito Santo. Toda verdadeira oração é essencialmente ecumênica porque a oração é fruto do Espírito Santo. Espírito do único e partilhado Senhor Jesus Cristo, único caminho para o Pai de todos.

         Esta semana está organizada da seguinte forma:
1º dia: “Vós não me escolhestes, eu vos escolhi” (Jo 15,16);
2º dia: “Permanecei em mim, como permaneço em vós” (Jo 15,4);
3º dia: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 15,12);
4º dia: “Já não vos chamo servos, chamo-vos amigos” (Jo 15,15);
5º dia: “Vós já estais purificados pela Palavra” (Jo 15,3);
6º dia: “Ide produzir frutos, frutos que permaneçam” (Jo 15,16);
7º dia: “Eu sou a vinha, vós os sarmentos” (Jo 15,5);
8º dia: “Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita” (Jo 15,11).

         Vamos estimular em nossas comunidades eclesiais, o nosso povo, comunidades de discípulos-missionários, pastorais, serviços, movimentos a orar com o espírito e um coração ecumênico. Recordando a experiência feita por Saulo na cidade de Damasco: “Eu sou Jesus, a quem estás perseguindo” (At 9,5). Abrir os nossos olhos, retirar as escamas que nos impedem enxergar o caminho da unidade, ainda que isso signifique quebrar o ritmo de nossa pedagogia religiosa.

         “Todos nós fomos batizados num só Espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres, e todos bebemos de um só Espírito” (1Cor 10,17). Lembremos que a procura da unidade não se restringe às questões intraeclesiais. O que nos divide não são somente questões teológicas, doutrinais, mas também estruturas políticas e culturais.

         Para realizarmos uma boa Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos precisamos desarmar o nosso coração. Nunca podemos esquecer que a unidade que pretendemos somente será concretizada de maneira visível se animada pela caridade e alicerçada em Cristo. Vamos orar e lutar pela unidade entre nós, pela justiça entre os homens, de todas as raças, crenças, cores e culturas. Que esta semana seja testemunho comum entre nós cristãos, da unidade em oração, entre as diversas confissões, tendo como principal objetivo o restabelecimento da unidade no mistério da Igreja e de sua identidade.

Dom Júlio César Souza de Jesus
Bispo Auxiliar de Fortaleza.
Fortaleza, 14 de maio de 2021
.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais