Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Pe. Antônio Denilson de Sousa

Ord. Diaconal:

Ord. Presbiteral: 11 de julho de 2009

Provisão:

03/03/2023 – Uso de Ordem – Reitor Seminário Teologia da Diocese de Sobral em Fortaleza

Histórico:

Antônio Denílson de Sousa é o quarto filho (de um total de cinco) da união entre Maria Librada de Sousa (Amontada) com Manoel Carneiro de Sousa (Acaraú). Nasceu na segunda-feira do dia 21 de setembro do ano de 1981 em Acaraú.

Começou a fazer parte da grande família cristã pelo Batismo realizado no dia 06/11/1983, aos 2 anos de idade. Seu Batizado, Primeira Eucaristia e Crisma foram realizados pelo pároco de Acaraú, Monsenhor José Edson Magalhães (In memoriam). Seus padrinhos de Batismo são Maria Márcia de Sousa Teixeira (In memoriam) e Gutemberg Francisco Felipe Rocha e Joana D’Arc (Apresentação). Ao crismar-se escolheu como padrinho José Teúnas que foi seu monitor de Crisma. Desde criança, 11 anos, participou do grupo de coroinha, de onde surgiu seu desejo de conhecer mais de perto a vida vocacional.

Por estudar em colégio religioso – Colégio Virgem Poderosa, Acaraú-CE – desde cedo passou a ser observado pela irmã Anunciação que o incentivou a descobrir seu chamado. Estudou desde os estudos iniciais até o 2º ano do Ensino Médio no Colégio das irmãs Sacramentinas – Sagrado coração de Maria: as Cordimarianas. Neste, recebeu auxilio na formação humana, intelectual e religiosa.

Neste intervalo dos 15 aos 16 anos trabalhou no Cartório de 1º Oficio Maria Honorata Carmo. Em 1998, em Sobral, fez seu primeiro vocacional rumo à descoberta da vida sacerdotal. Sendo aprovado pelos reitores da época, sua entrada no seminário foi contada como certa para o na de 1999, porém, por imaturidade, despreparo em desligar-se de sua família, resolveu não mais ingressar no Seminário. Mas, no ano 2000, chegou a outra oportunidade e mais maduro, desta vez ingressou no Seminário Diocesano São José em Sobral, hoje Colégio Farias Brito. Concluindo os estudos no Colégio Sobralense (Sobral-CE) no mesmo ano. Em 2001 iniciou seus estudos filosóficos. Em 2004, com o propósito de concluir seus estudos filosóficos e cursar uma pós-graduação em Ética e Sociedade, passou a morar no Acaraú, onde lecionou como professor temporário do Estado e substituto na prefeitura, retornando ao Seminário de Teologia em 2005 na cidade de Fortaleza. Em Fortaleza, durante um ano, dividiu seu tempo com os estudos Teológicos e filosóficos, pois era preciso cursar ainda algumas cadeiras da Especialização em filosofia, por isso, às sextas feiras, de 8h às 12h tinha aula de teologia e 13h pegava um ônibus para ir assistir uma aula em Sobral da Especialização, retornando de Sobral às 2h00 da manha para às 6h00 estar em Fortaleza e ir aos trabalhos pastorais. pastoral. No primeiro semestre de 2008 concluiu seus estudos Teológicos e partiu para seu estágio na cidade de Cruz (agosto de 2008 a 14 de janeiro de 2009). Em seguida foi transferido à paróquia de Aracatiaçu ficando apenas dois meses. Já que no dia 19 de março na Catedral da Sé, e no dia 23 de março foi transferido à Área Pastoral de Nossa Senhora do Carmo – Taperuaba.

Como Diácono a filosofia de trabalho foi visitar, conhecer e se tornar conhecido para facilitar o trabalho. Por sinal, esta estratégia foi bem aceita, já que tanto o Diácono se sentia feliz em conhecer a comunidade, como a comunidade conservada e retribuía a mesma felicidade por ter bem próximo o futuro padre daquele lugar. Por fim, no dia 11 de julho de 2009 (Dia de São Bento), o Diácono Antônio Denilson, pelas mãos de Dom Fernando Saburido (Hoje Arcebispo de Olinda e Recife), foi ordenado sacerdote na cidade de Acaraú, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, onde o mesmo recebeu seus primeiros sacramentos. E, pra nossa alegria, no dia 16 de julho de 2009 com a ereção da nova paróquia da Diocese – Paroquia Nossa Senhora do Carmo – Taperuaba, recebemos o presente de oficialmente termos o Pe. Denilson como primeiro pároco de Taperuaba. Hoje, com alegria afirmamos que Pe Denilson completa três anos de padre e 3 anos e 4 meses de convívio em Taperuaba.

Formação Acadêmica:

  1. Licenciatura Plena em Filosofia – Universidade Estadual Vale do Acaraú
  2. Bacharelado em Teologia – Faculdade Católica de Fortaleza
  3. Especialista em Ética e Sociedade – Universidade Estadual Vale do Acaraú
  4. Cursando Ciências Contábeis (trancamento)
  5. Cursando especialização em Prática de Ensino no Ensino Superior – Faculdade Evolução – Taperuaba
  6. Experiência como professor do Município, Estado e Universidade, sendo que na Universidade dedicou-se a área de Ética nos cursos de Direito, Física e Matemática.

– 03/03/2023 – Uso de Ordem – Reitor Seminário Teologia da Diocese de Sobral em Fortaleza.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais