Prêmio Ratzinger: conheça os premiados de 2022

O Prêmio tem sido atribuído anualmente, a partir de 2011, cada vez a dois ou três estudiosos. Com a edição de 2022, os vencedores serão 26 no total. As personalidades premiadas até agora foram principalmente estudiosos de Teologia Dogmática ou fundamental, da Sagrada Escritura, da Patrologia, da Filosofia, e eminentes artistas da música e na arquitetura.

Papa Francisco no próximo dia 1 de dezembro, na Sala Clementina do Palácio Apostólico, entregará o Prêmio Ratzinger 2022 a: Prof. P. Michel Fédou; Prof. Joseph Halevi Horowitz Weiler.

Michel Fédou

Nasceu em Lyon, França, em 1952. Jesuíta. Desde 1987 é professor de Teologia Dogmática e Patrística no Centro Jesuíta Sevres em Paris; então reitor da Faculdade Teológica e presidente do mesmo Centro. Membro dos Conselhos de várias associações teológicas e Comissões para o diálogo ecumênico com os luteranos e os ortodoxos. Autor de numerosas obras, especialmente no campo da Patrística e da Cristologia.

Joseph H. H. Weiler

Nascido em 1951. Professor de Direito em várias universidades e institutos de estudos jurídicos nos Estados Unidos (Nova York, Harvard), mas também na Grã-Bretanha e várias outras partes do mundo. Foi presidente do Instituto Universitário Europeu de Florença. Autor de muitas obras de direito constitucional, internacional, europeu e de direitos humanos. De religião judaica, é conhecido por defender a Itália no Tribunal de Justiça Europeu no caso do crucifixo nas escolas. Também recebeu um título honorário da Universidade Católica da América.

O Prêmio Ratzinger é a principal iniciativa da Fundação Vaticano Joseph Ratzinger – Bento XVI. Atribui-se, conforme o estabelecido pelos Estatutos, aos “estudiosos distinguidos por méritos particulares na publicação e/ou investigação científica”. Nos últimos anos, o campo dos vencedores também se expandiu para as artes exercidas com inspiração cristã. As indicações para o Prêmio são propostas ao Santo Padre, para sua aprovação, pelo Comitê Científica da Fundação, composta por 5 membros nomeados pelo Papa. O Comitê é composto pelos Cardeais Angelo Amato (Prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos), Kurt Koch (Presidente do Conselho para a Unidade dos Cristãos), Luis Ladaria (Prefeito de Congregação para a Doutrina da Fé), Gianfranco Ravasi (Presidente do Conselho da Cultura) e por Sua Exc. Mons. Rudolf Voderholzer (Bispo de Regensburg e Presidente do Instituto Papa Bento XVI). Recentemente, Seu Ex. Mons. Salvatore Fisichella (atualmente Presidente da Conselho para a Promoção da Nova Evangelização) substituiu o Cardeal Amato.

O Prêmio tem sido atribuído anualmente, a partir de 2011, a dois ou três estudiosos. Com a edição de 2022, os vencedores serão 26 no total.

As personalidades premiadas até agora foram principalmente estudiosos de Teologia Dogmática ou fundamental, da Sagrada Escritura, da Patrologia, da Filosofia e eminentes artistas da música e da arquitetura. Confirmando um horizonte cultural global, as personalidades agraciadas com o Prêmio vêm de 16 países diferentes: Alemanha (7), França (4), Itália (2), Austrália, Brasil, Burkina Faso, Canadá, Estônia, Grécia, Inglaterra, Líbano, Polônia, Espanha, Estados Unidos, África do Sul, Suíça. Os vencedores não são apenas católicos, mas também pertencentes a outras confissões cristãs: um anglicano, um luterano, dois ortodoxos e agora um da religião judaica.

OUTRAS ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO

Encontros Internacionais de Estudos

– O X Simpósio Internacional promovido pela Fundação.

Tema: A eclesiologia de Joseph Ratzinger.

Local: Universidade Franciscana, Steubenville (EUA).

Nos anos de 2020 e 2021 os simpósios internacionais não puderam ocorrer devido à pandemia. O de 2019 aconteceu em Budapeste.

Prêmios

– Prêmio “Razón abierta”, em colaboração com a Universidade Francisco de Vitoria de Madri. Em 2023 chegará à sua sexta edição.

– Prêmio “Ratio et spes“, em colaboração com a Universidade Nicolau Copérnico de Toruń (Polônia). Em 2023 chegará à sua quarta edição.

Ambos os Prêmios visam promover o diálogo entre diferentes disciplinas científicas, filosóficas e teologia.

FONTE: VATICAN NEWS