Pontifícias Obras Missionárias completam 40 anos de fundação no Brasil, dia 20 de novembro - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Pontifícias Obras Missionárias completam 40 anos de fundação no Brasil, dia 20 de novembro

Quatro décadas de muitas histórias e dedicação ao trabalho missionário. No próximo dia 20 de novembro, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), que são organismos oficiais da Igreja Católica, celebra seu aniversário de fundação no Brasil.

“Uma história construída com a vida doada de muitos missionários e missionárias, sendo sinal de esperança nos locais mais necessitados. O caminho percorrido pelas POM é sinodal e de profunda comunhão, interligando todas as forças vivas das Igrejas particulares e dos conselhos missionários em diferentes âmbitos”, destaca o diretor Nacional das POM, padre Maurício Maurício, em editorial da Revista SIM.

Na próxima segunda, 19 de novembro, na sede das POM em Brasília haverá um momento de celebração com ex-diretores, bispos, padres, religiosos e religiosas e lideranças das Obras para comemorar o aniversário dessa missão.

Durante a semana, o site oficial das POM vai publicar vídeos e materiais que relembram a história e o com a missão em todo o mundo. Além do lançamento da edição comemorativa da revista SIM, com testemunhos de pessoas que fizeram parte dessa trajetória.

Foto: POM

FA preparação para a celebração dos 40 anos teve início durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o lançamento do vídeo institucional. Na ocasião, padre Maurício destacou que o vídeo foi produzido para tornar a identidade, os objetivos e a missão das POM mais conhecidos nas Igrejas Particulares.

“O vídeo destaca que as POM é um organismo oficial do Vaticano, ligado à Congregação para Evangelização do Povos e no Brasil está em comunhão com organismos e comissões da CNBB”, destacou o diretor.

Ao longo de 2018, as POM realizou diversas atividades em comemoração à data, como o mês missionário em outubro, que fi um momento de mostrar para a Igreja no Brasil o trabalho missionário que vem se desenvolvendo no país.

Padre Maurício Jardim, explica que as POM são organismos oficiais da Igreja Católica que trabalham para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo.

“Os elementos comuns às quatro obras são a mística missionária e seu caráter pontifício. A mística que as identifica tem um tripé: oração, sacrifício e ofertas. Ou seja, a primeira obra é rezar pelas missões, pois o protagonista é o Espírito Santo, a segunda é a oferta existencial da própria vida e a terceira é a partilha econômica para a missão universal. O caráter pontifício significa que são obras do papa para toda a Igreja. Elas se desenvolvem com o apoio da Santa Sé que, ao fazê-las próprias, concede-lhes caráter universal”, ressalta.

As quatro Obras Missionárias da Congregação para a Evangelização dos Povos

➢ Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé, fundada por Pauline Marie Jaricot em 1822, visa suscitar o compromisso pela evangelização universal em todo o povo de Deus e promover nas Igrejas locais, a ajuda tanto espiritual como material;

➢ Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, fundada pelo Bispo de Nancy (França), Dom Carlos de Forbin-Janson em 1843, auxilia os educadores a despertar gradualmente a consciência missionária nas crianças e adolescentes, animando-as a partilhar a fé e os seus bens materiais com as crianças das regiões mais necessitadas; ajuda também promover as vocações missionárias desde a infância;

➢ Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo, fundada por Joana Bigard e sua mãe, Stephanie em 1889, visa sensibilizar o povo cristão acerca da importância do clero local nos territórios de missão, convidando-o a colaborar espiritual e materialmente na formação dos candidatos ao sacerdócio e à vida consagrada;

➢ Pontifícia União Missionária, fundada pelo Beato Padre Paolo Manna em 1916, visa a sensibilização missionária dos sacerdotes, dos seminaristas e da vida consagrada masculina e feminina. Esta Obra é como que a alma das outras Obras, porque ocupa-se especificamente com a formação missionária.

Um Mês Extraordinário para a Missão

Foto: ACI Digital

O ano de 2019 também será especial para as POM. Em outubro a Igreja vai celebrar o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo papa Francisco, em honra ao centenário da carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV.

O tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, foi escolhido por Francisco para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja. O papa indica quatro dimensões para viver, mais intensamente, o caminho de preparação e realização do Mês Missionário Extraordinário.

  • O encontro pessoal com Jesus Cristo vivo em sua Igreja: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária.
  • O testemunho dos santos, dos mártires da missão e os confessores da fé, expressão das Igrejas dispersas em todo mundo.
  • Formação missionária: escritura, catequese, espiritualidade e teologia.
  • Caridade missionária.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Painel de São Francisco, há 133 anos como patrimônio espiritual da Romaria de Canindé

O convite do Papa à participação na Vigília de Oração em preparação ao Sínodo

CNBB incentiva a eleição de conselheiros tutelares, dia 1º/10, comprometidos com a proteção da população infanto-juvenil

Comissão para a Liturgia e Edições CNBB lançam formação online sobre a terceira edição típica do Missal Romano

A defesa da Vida é prioridade do Magistério da Igreja