Papa Francisco nomeia padre Maurício da Silva Jardim, atual diretor das POM, como bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Papa Francisco nomeia padre Maurício da Silva Jardim, atual diretor das POM, como bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 8 de junho, o padre Maurício da Silva Jardim, atual diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), como bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT). A diocese encontrava-se vacante desde a morte de dom Juventino Kestering, em março de 2021, em decorrência da Covid-19.

Vida e trajetória eclesial

Padre Maurício nasceu em 9 de fevereiro de 1969 em Sapucaia do Sul (RS). Ingressou no seminário São José de Gravataí (RS) na etapa do propedêutico em 1991 aos 21 anos.

Licenciou-se em Filosofia, em 1994, pela faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC), em Viamão (RS), e conquistou, em 1999, o título de bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos São João Vianney (CETJOV), também em Viamão. Concluiu uma pós-graduação em Psicopedagogia pela FAFIMC, em 1998. Também possui especialização lato sensu em Missiologia pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), finalizada em 2017.

Foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1999 na paróquia Nossa Senhora de Fátima de Sapucaia do Sul (RS) e pertence ao clero da arquidiocese de Porto Alegre (RS). De 2002 a 2007, foi assessor da Pastoral da Juventude da arquidiocese de Porto Alegre. Pelo projeto “Igreja Solidária” do regional Sul 3 da CNBB fez uma experiência como missionário em Moçambique, na África.

Foi pároco em três paróquias da arquidiocese de Porto Alegre (Divino Pai Eterno, Nossa Senhora do Caravággio e São Vicente pai dos pobres) e vigário paroquial de São Vicente de Paulo e Santa Terezinha. Exerceu a função de orientador espiritual do curso propedêutico, de 2014 e 2015.

Atuou como  coordenador da Pastoral presbiteral da arquidiocese de Porto Alegre, de 2013-2016, e como vice coordenador do regional Sul 3 da CNBB. Em novembro de 2015, foi nomeado como animador vocacional da arquidiocese de Porto Alegre. Em janeiro de 2015, coordenou a primeira etapa do curso de Especialização Lato Sensu para Formadores  de Presbíteros Diocesanos no Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), BH-MG.

Em março de 2016 foi nomeado pelo prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos, o cardeal Fernando Filoni, como diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) com mandato de 2016 a 2021. Foi reconduzido para o serviço de diretor nacional das POM em março de 2021, com mandado até 2026, pelo cardeal Antônio Tagle, prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos. Em novembro de 2021 foi eleito coordenador continental das POM.

Saudação ao Monsenhor Maurício da Silva Jardim

Estimado Monsenhor Maurício da Silva Jardim,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da diocese de Rondonópolis/Guiratinga (MT). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Oeste 2 de nossa Conferência Episcopal, também enriquecida com mais um membro.

Em seus vinte e três anos de ministério presbiteral, o senhor tem vivido a sua vocação como um verdadeiro discípulo missionário  para as nações (ad gentes), para fora (ad extra) e para sempre (ad vitam), ora fazendo a experiência missionária em Moçambique, na África, ora atuando como diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil, função que exerce com esmero desde 2016.

Nesta ocasião especial, ecoamos as palavras do Papa Francisco, que em uma de suas mensagens para o Dia Mundial das Missões, recordou com gratidão todas as pessoas, assim como o senhor, cujo testemunho de vida ajudam a renovar o compromisso batismal de ser apóstolos generosos e jubilosos do Evangelho.

Também nos valemos das palavras do Santo Padre, expressas às vésperas do Dia Mundial das Missões de 2019, para animar esta nova etapa do seu serviço à Igreja: “Com Cristo não existem tédio, cansaço e tristeza, porque Ele é a novidade contínua do nosso viver. Ao missionário, é necessária a alegria do Evangelho: sem esta, não se faz missão”.

Que o Espírito Santo o ilumine nesta sua nova missão!

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Igreja Arquidiocesana de Fortaleza celebra 2 décadas da Caminhada com Maria

Paróquia-Santuário São Benedito realiza programação na Semana Nacional da Família

Semana Nacional da Família terá início no próximo domingo; iniciativa completa 30 anos de celebração em todo o país

O valor da família no plano de Deus, no mundo e nos santos padres

Bispos referenciais da missão realizam encontro na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília