Pastoral da Criança reúne coordenadores do Regional Nordeste 1, em Fortaleza

PASTORAL DA CRIANÇA REÚNE COORDENADORES DO NE, EM FORTALEZA

A Pastoral da Criança encerrou neste domingo com celebração eucarística presidida por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, encontro regional que reuniu 68 coordenadores de setores do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba com representantes da Coordenação Nacional de 20 a 24 de julho, em Fortaleza. O encontro, na Casa Maria Auxiliadora, das irmãs Josefinas no Cambeba, avaliou trabalhos, partilhou vitórias e planejou ações para os cinco Estados. Até 2018 estes estados devem concluir a implantação do programa de Acompanhamento Nutricional, que trabalha as famílias para garantir uma alimentação saudável às crianças, evitando o sobrepeso e obesidade e garantindo uma nutrição equilibrada, desde a gestação até os seis anos. Assim a criança adoece menos, se torna um adulto forte e evita doenças “da velhice”, como diabetes, aumento da pressão e colesterol, entre outrasPastoral da Criança

Só no Ceará a Pastoral acompanha mais 40 mil crianças que são visitadas em suas casas e participam de um encontro denomina Celebração da Vida, onde crianças brincam e suas famílias participam de rodas de conversas; ao final é servido um lanche saudável. Todo o trabalho é realizado por voluntários – só no CE são mais de sete mil, que além desta duas ações ( visitação e celebração da vista) ainda se reúnem entre si,por comunidades, para estudar os problemas e discutir como ajudar na sua solução. Por isso tais voluntários são chamados de líderes da pastoral.Na verdade são, em 94 por cento, mulheres. As líderes se capacitam antes de iniciar seu trabalho e continuam recebendo atualizações continuamente, por ramos ou setores; cada ramo constitui o território paróquia católica e os setores se dividem em regiões episcopais ou dioceses católicas.

Embora tendo uma estrutura católica e sendo ligada diretamente a CNBB a Pastoral da Criança é ecumênica, trabalhando com crianças e lideranças de todos os cultos. Na noite de sexta-feira o encontro recebeu a Sra. Doris Kieslich, da Confissão Luterana no Brasil. Ela expôs as propostas dos luteranos para as crianças e afirmou ser muito bom trabalharem em conjunto. A Confissão Luterana trabalha com a Pastoral em campanhas como “Dia de Oração e Ação pela Criança”, sempre em outubro, Campanha da Fraternidade e outras ações da Rede Global de Religiões pela Infância. Outra visita importante da sexta-feira foi o Secretário Adjunto da Saúde, Marcos Carvalho, que ouviu do Coordenador de Relações Interinstitucionais, Clóvis Boufler, informações sobre defesa do SUS e articulação de políticas públicas, e usou da palavra mostrando as áreas de atuação da SESA, específicas para a Infância.

A Coordenadora Nacional da Pastoral, Irmão Veneranda Alencar, conversou em conjunto e separadamente com a coordenação estadual e setoriais de todos os cinco estados reunidos e, no caso do Ceará presidiu a votação que indicou a lista tríplice para substituição, em 2016 da coordenadora da Pastoral no Estado do Ceará, Rita Célia Rodrigues. O processo de rodízio de liderança, que se dá a cada três anos, é demorado pelo fato de que a lista tríplice é enviada ao bispo que presidente o Regional da CNBB ao qual o Estado está filiado, para escolha de um coordenador – enquanto os outros dois indicados passam a integrar a equipe; o indicado vai Capacitar-se para o cargo em Curitiba e só depois assume os trabalhos de coordenação. No caso do Ceará foram indicados Marister Guimarães, Romildes Nascimento e Lúcia Braga e estes nomes serão enviados a Dom José Antônio Aparecido Tossi, Arcebispo de Fortaleza e presidente do Regional Nordeste I.

Durante o encontro dos coordenadores patorais no Ceará foi revivido o período de maior cobertura, a primeira década do milênio, quando a pastoral era coordenada por Irmã Maria Metildes e as parcerias com o Estado mostravam o reconhecimento pelo trabalho realizado – o llider da pastoral inspirou a figura do agente comunitário de saúde criada nos governo Tasso/Ciro – quando o Ceará chegou a companhar 70 mil crianças. No final dos anos 90 a Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança acompanhou o governador Ciro Gomes a Nova York para receber um premio especial do UNICEF.

Inês – 988085507

Fotos do evento:

Dom rosalvo presidiu a celebração

Eleição do Ceará

grupo de participantes encontro pdc

momento interreligioso

momentos de estudo 2