[Notícias] 6ª Festa da Vida

cartaz---festa-da-vida_web500

clique para ampliar o cartaz

6ª Festa da Vida

Com o tema “Vida e Liberdade! Não ao tráfico humano!” foi realizada no dia 14 de dezembro, 3º Domingo do Advento, das 10 às 16 horas, a 6ª Festa da Vida da Arquidiocese de Fortaleza. Este ano, acolheu-a a Paróquia São Francisco de Assis, Conjunto Palmeiras. A Festa da Vida nasceu para ser espaço de celebração e visibilização das ações em defesa da vida, realizadas pelas pastorais, movimentos, organizações, entidades eclesiais e civis. A Festa da Vida é também espaço privilegiado de conhecimento, partilha, diálogo, profecia e confraternização das pessoas cuidadoras da vida.

Com a participação de aproximadamente duas mil pessoas das nove Regiões episcopais, a Festa da Vida foi celebrada valorizando cada vez mais o sentido profundo da Vida, o dom maior que Deus nos dá.

Eram 13 tendas temáticas: Criança e Adolescente; Juventude; Família; Pessoa Idosa; Afrodescentes e Migrantes; Economia Solidária; Pessoas com Deficiência; Terra- Água-Meio Ambiente; Dependência Química; Cuidando da Saúde; Cuidando da Vida; Tenda Arte e Vida; Culturas indígenas. Cada tenda tornou visível, com beleza e arte,  seus  trabalhos realizados em defesa da vida.

Destacamos a participação de muitos leigos da Paróquia São Francisco de Assis, anfitriã da Festa, assim como dos padres Valber e Ricardo, que com muita alegria e empenho assumiram, junto com as equipes de serviço, a 6ª Festa da Vida,  desde a acolhida na Paróquia, como toda sua organização, preparação e realização.

Destacamos as caravanas: Paróquia São Francisco de Assis, Canindé; Paróquia São Miguel Arcanjo, Itapebussu; Comunidade Kolping da Serra do Evaristo e Manga, Baturité; Região Nossa Senhora dos Prazeres; Setor Oeste da Região Episcopal São José; Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Mondubim; Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Tabatinga; bem como outros grupos que se fizeram presentes.

Destacamos ainda o trabalho incansável de muitas pessoas de várias pastorais, movimentos e entidades que acreditam na proposta da Festa da Vida e se empenham inteiramente,  a cada ano,  em sua preparação e realização.

Dom Rosalvo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, visitou todas as tendas. Conversou com as pessoas, acolheu e contemplou as ações em defesa da vida realizadas na Arquidiocese de Fortaleza. Também ajudou-nos na reflexão da Leitura do Profeta Isaías (Is 61,1-2a.10-11) .

Dois depoimentos podem ajudar-nos na compreensão do sentido da Festa:

1. Foi a primeira vez que participei da Festa da Vida, e para mim foi um momento único, um momento de união, momento fraterno em que não existia Pastoral A ou Movimento B, pois todos formavam uma única comunidade sob a Luz do Evangelho, sem falar nos momentos de vivência das culturas de nossos povos originais nos momentos de Toré e danças circulares. Creio que a cada ano a Festa da Vida consegue alcançar suas metas e dar visibilidade aos trabalhos realizados em Defesa da Vida, e tenho certeza de que cada um que participou levará um pouco daquilo tudo para suas bases, para dessa forma conseguirmos alcançar um Reino de Paz e Justiça aqui na Terra.

Amém! Axé! Awerê! Aleluia!

Italo Morais, articulador da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP)

1. Foi maravilhoso! Pela segunda vez eu participo! E encontrei pessoas do movimento RCC (Renovação Carismática Católica) que acharam o máximo! A interação das pastorais e movimentos da nossa Igreja! Todos
    gostaram! Acharam muito bem organizado! Eu faço parte da Coordenação da Catequese da Região Bom Jesus dos Aflitos.

Edwirgens Lopes Vasconcelos.

Maria da Conceição de Almeida, Coordenadora.

(85) Informações (85) 3388-8701