Mês do Migrante: projeto eclesial acolhe migrantes e refugiados

Atualmente, a Casa Maria Mãe dos Migrantes na Providência de Deus abriga sete mães venezuelanas e 21 menores em seu espaço. Essa casa, inaugurada em 2021, se destina ao acolhimento de migrantes e refugiados pela Arquidiocese de Fortaleza. A iniciativa surgiu a partir do trabalho do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), que já realizava atendimentos no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja.

Diante da intensa chegada de migrantes de países como Venezuela, Colômbia, Haiti, Cuba, Peru, República Dominicana e várias nações africanas, o SPM reconheceu a urgência de oferecer um suporte enquanto essas pessoas buscam meios de sobrevivência. Muitos chegam fugindo de realidades calamitosas, trazendo consigo suas profissões, sonhos e o desejo de uma vida digna. A Igreja, nesse sentido, se coloca como mãe, acolhendo, oferecendo esperança, abrigo, palavras e pão.

A Casa de convivência é administrada pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, em parceria com o SPM arquidiocesano, regional e nacional. A casa oferece alojamento completo, dormitórios separados por gênero, alimentação, materiais de higiene pessoal, roupas, aulas de língua portuguesa, acompanhamento de assistentes sociais e apoio psicológico.

A Irmã Idalina Pellegrini, coordenadora do SPM, destaca: “O Papa Francisco nos convida a viver a cultura do encontro e a nos aproximarmos daqueles que são diferentes de nós. A Casa Maria Mãe dos Migrantes é um gesto concreto desse acolhimento. Assim, a missão da igreja se torna viva, pois reconhece o rosto de Jesus no rosto daqueles que estão em busca de uma vida melhor”.

A casa está localizada na Rua Tenente Marques, 131, Presidente Kennedy, Fortaleza. A campanha de doações continua e será permanente, com o objetivo de viabilizar e manter o funcionamento da casa. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (85) 99950-5306, com a Irmã Idalina.

Faça a sua doação, ajude esse projeto!

Dados para doações:
Conta: 23.983-6
Agência: 1345-5
“SPM NE Casa do Migrante CE”
Pix: 10603081000178