Mês do Migrante: projeto eclesial acolhe migrantes e refugiados - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Mês do Migrante: projeto eclesial acolhe migrantes e refugiados

Atualmente, a Casa Maria Mãe dos Migrantes na Providência de Deus abriga sete mães venezuelanas e 21 menores em seu espaço. Essa casa, inaugurada em 2021, se destina ao acolhimento de migrantes e refugiados pela Arquidiocese de Fortaleza. A iniciativa surgiu a partir do trabalho do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), que já realizava atendimentos no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja.

Diante da intensa chegada de migrantes de países como Venezuela, Colômbia, Haiti, Cuba, Peru, República Dominicana e várias nações africanas, o SPM reconheceu a urgência de oferecer um suporte enquanto essas pessoas buscam meios de sobrevivência. Muitos chegam fugindo de realidades calamitosas, trazendo consigo suas profissões, sonhos e o desejo de uma vida digna. A Igreja, nesse sentido, se coloca como mãe, acolhendo, oferecendo esperança, abrigo, palavras e pão.

A Casa de convivência é administrada pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, em parceria com o SPM arquidiocesano, regional e nacional. A casa oferece alojamento completo, dormitórios separados por gênero, alimentação, materiais de higiene pessoal, roupas, aulas de língua portuguesa, acompanhamento de assistentes sociais e apoio psicológico.

A Irmã Idalina Pellegrini, coordenadora do SPM, destaca: “O Papa Francisco nos convida a viver a cultura do encontro e a nos aproximarmos daqueles que são diferentes de nós. A Casa Maria Mãe dos Migrantes é um gesto concreto desse acolhimento. Assim, a missão da igreja se torna viva, pois reconhece o rosto de Jesus no rosto daqueles que estão em busca de uma vida melhor”.

A casa está localizada na Rua Tenente Marques, 131, Presidente Kennedy, Fortaleza. A campanha de doações continua e será permanente, com o objetivo de viabilizar e manter o funcionamento da casa. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (85) 99950-5306, com a Irmã Idalina.

Faça a sua doação, ajude esse projeto!

Dados para doações:
Banco do Brasil
Conta: 23.983-6
Agência: 1345-5
“SPM NE Casa do Migrante CE”
Pix: 10603081000178

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Painel de São Francisco, há 133 anos como patrimônio espiritual da Romaria de Canindé

O convite do Papa à participação na Vigília de Oração em preparação ao Sínodo

CNBB incentiva a eleição de conselheiros tutelares, dia 1º/10, comprometidos com a proteção da população infanto-juvenil

Comissão para a Liturgia e Edições CNBB lançam formação online sobre a terceira edição típica do Missal Romano

A defesa da Vida é prioridade do Magistério da Igreja