Mensagem de dom Júlio para o Dia do Catequista - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Mensagem de dom Júlio para o Dia do Catequista

No  dia 25 de agosto, próximo domingo, estaremos comemorando o Dia do Catequista que terá como Tema  Iniciação à Vida Cristã: Discipulado e Missão. Neste ano de 2019, as comemorações acontecerão em nível de Região Episcopal.

A Comissão para animação bíblico-catequética parabeniza cada catequista que, com gratuidade, disponibilidade, zelo e amor, se dedica à missão de  evangelizar, o que não e fácil e muitos são os desafios. Mas sabemos que a experiência do encontro pessoal com Cristo nos fortalece e nos encoraja para levar adiante a Boa Nova do Evangelho e a segui-Lo como discípulos e missionários.

MENSAGEM PARA O DIA DO CATEQUISTA – 25 DE AGOSTO DE 2019.

Amados irmãos e irmãs catequistas!

A Igreja celebra hoje o dia do vosso ministério leigo, este ministério é de grande importância na evangelização das crianças, adolescentes, jovens, adultos e das nossas famílias. Neste dia todo especial dedicado à sua vocação, quero louvar e agradecer a Deus por vosso serviço e refletir sobre o significado da vossa missão.

Este ano, para celebrar o dia do catequista, a Igreja escolheu como tema: Iniciação à vida cristã: Discipulado e Missão.

O discipulado era uma das mais belas imagens da família no tempo de Jesus. Acontece, que o discípulo de Jesus Cristo é diferente do discipulado do seu tempo. Era comum, que alguém escolhesse um mestre e pagasse por seu serviço enquanto frequentava a sua escola, terminado o aprendizado, já não havia mais nenhuma responsabilidade ou ligação entre discípulo e mestre. Jesus, no entanto, mudou o discipulado do seu tempo. Ele nos apresentou uma nova configuração de seguimento: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu quem vos escolhi ” (Jo 15,16). Neste sentido, o segmento de Jesus supõe um chamado e uma resposta, uma correspondência a este chamado que faz Jesus, o mestre.  Ele nos pede para deixar tudo e segui-lo.

O seguimento de Jesus faz de nós discípulos-missionários, anunciadores e anunciadoras da doutrina que pertence a Cristo. Recebemos uma doutrina e um conteúdo que não é nosso. É semelhante a alguém que ao tirar uma fotografia é convidado a passar para frente esta mesma fotografia sem nenhuma alteração. Chamamos isto de doutrina apostólica, cujo conteúdo fundamental é o próprio Jesus Cristo, morto e ressuscitado para nossa salvação. O ensinamento na catequese nunca pode ser fruto da nossa imaginação ou de nossos interesses pessoais, somos catequistas para servir à Igreja, na Igreja e ao chamado feito por Cristo por meio da Igreja.

Um bom catequista é antes de mais nada um bom cristão, todo bom cristão é uma pessoa de diálogo com Deus, para tanto, faz-se necessária uma vida de oração e de aproximação com Deus mediante a sua Palavra, faz-se necessário também que o catequista tenha sempre consigo a Sagrada Escritura, que pratique a leitura orante da Bíblia no cotidiano da sua vida. Na sua espiritualidade não pode faltar a devoção aos santos e santas da Igreja e de modo especial à Santíssima Virgem Maria, que é devidamente honrada pela Igreja com um culto todo especial desde remotíssimos tempos. Maria Santíssima vem sendo venerada como a Mãe de Deus, sob cuja proteção o catequista se coloca e refugia-se.

Amados catequistas! Todos nós encontramos dificuldades em nossa missão. Mas nunca podemos perder de vista que Jesus é o centro do nosso amor. O catequista escolheu seguir a Cristo por que se sentiu atraído por Ele. Todo bom catequista é chamado à vigilância na oração, reconhecendo em Cristo o seu porto seguro, alguém com o qual pode contar qualquer hora seja do dia ou da noite, em qualquer circunstância de sua vida, a qualquer momento e em qualquer dificuldade.

Ser Catequista é uma opção de fé, um abandono nos braços de Deus-Pai. A maior tentação do mundo de hoje é a perda da fé, não como uma declaração de linguagem, através de palavras, mas sobretudo como uma evidência, como modo de vida. É somente no coração do catequista que se revela a verdadeira fé. Quem escolheu seguir a Jesus e quem nunca o abandonou é porque o ama. Antes de sermos catequistas somos chamados a amar profundamente a Jesus, sem um grande amor a Jesus é impossível a vocação à catequese, nenhum catequista permanece catequista sem uma vida de oração ao lado do mestre Jesus, portanto ser catequista é um abandono nos braços de um grande amor Jesus Cristo.

Amados catequistas, anunciem Jesus ao mundo, às crianças aos jovens e a todos. Preguem o valor da oração pela própria vida, mostre ao mundo que ser catequista é um dom do Espírito Santo, que é um compromisso de vida, que você vive como reza e que você reza como vive. Deus abençoe a todos.

Feliz e abençoado dia do catequista!

+ Dom Júlio César Souza de Jesus
Bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza e
Bispo referência da Comissão Pastoral para animação Bíblico-Catequética

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Museus Vaticanos com duas novas salas: especiarias e cerâmica antiga

Edições CNBB publica subsídios em preparação ao Jubileu Ordinário 2025

Paróquia de São Francisco das Chagas realiza a 112ª edição da Coroação de Nossa Senhora em Canindé

O Papa: caminho sinodal, experiência espiritual única de conversão e renovação

Em audiência pública, na Câmara dos Deputados, bispos falam sobre a proteção do meio ambiente