Memorial em homenagem a Dom Helder Camara, um dos fundadores da CNBB, é reaberto à visitação em Recife (PE)

O Memorial em homenagem ao Servo de Deus e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,Dom Helder Camara (1909-1999), localizado na Igreja das Fronteiras, na Boa Vista, no centro do Recife, foi reaberto para visitação no sábado, 5 de novembro. O complexo é composto pela Igreja das Fronteiras, Casa-Museu, Exposição e Espaço Dom José Lamartine, na área central da capital pernambucana.

O espaço permaneceu fechado por dois anos e meio devido à pandemia de Covid-19 e também em razão de danos causados por uma invasão às dependências do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) em abril deste ano.

Através da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe), foram realizadas as obras de manutenção necessárias para o conjunto do Memorial e, com ajuda de parceiros do exterior, foi possível recuperar os equipamentos de ar-condicionado, danificados na invasão.

Na sexta-feira (4), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou o tombamento estadual do acervo de Dom Helder Camara, constituído por cerca de 210.000 páginas de documentos organizados, sob guarda do IDHeC.

“O IDHeC quer compartilhar a alegria de reabrir as portas do Memorial Dom Helder Camara, ouvir música com o Grupo Vozes da Resistência e comemorar a assinatura do tombamento estadual do Acervo de Dom Helder”, disse o instituto em nota.

Reconhecimento do legado de dom Helder

Do acervo cultural deixado por Dom Helder constam cartas, crônicas, discursos, fotos e hemeroteca que atravessam décadas e traduzem, numa linguagem simples, poética e bastante atual, as mensagens de amor, paz e cidadania que marcaram o século e a vida do saudoso Pastor.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido (à esquerda), participou da homologação do tombamento | Foto: Governo de Pernambuco

A cerimônia de reabertura também marcará o lançamento da campanha “SOS Casa de Frei Francisco – Adote um adolescente”, uma das muitas obras sociais criadas por dom Helder. Por meio do projeto Construindo o Cidadão do Amanhã, a instituição oferece educação e encaminhamento profissional a 100 adolescentes de 12 a 17 anos.

Para a manutenção da casa e garantia de alimentação, de toda estrutura necessária para atender os beneficiários e ampliar os serviços sociais, a Casa Frei Francisco está convidando padrinhos e madrinhas que possam doar, individualmente ou coletivamente, R$300 por mês.

Com informaçõescnbbn2.org.br