Memorial em homenagem a Dom Helder Camara, um dos fundadores da CNBB, é reaberto à visitação em Recife (PE) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Memorial em homenagem a Dom Helder Camara, um dos fundadores da CNBB, é reaberto à visitação em Recife (PE)

O Memorial em homenagem ao Servo de Deus e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,Dom Helder Camara (1909-1999), localizado na Igreja das Fronteiras, na Boa Vista, no centro do Recife, foi reaberto para visitação no sábado, 5 de novembro. O complexo é composto pela Igreja das Fronteiras, Casa-Museu, Exposição e Espaço Dom José Lamartine, na área central da capital pernambucana.

O espaço permaneceu fechado por dois anos e meio devido à pandemia de Covid-19 e também em razão de danos causados por uma invasão às dependências do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) em abril deste ano.

Através da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe), foram realizadas as obras de manutenção necessárias para o conjunto do Memorial e, com ajuda de parceiros do exterior, foi possível recuperar os equipamentos de ar-condicionado, danificados na invasão.

Na sexta-feira (4), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou o tombamento estadual do acervo de Dom Helder Camara, constituído por cerca de 210.000 páginas de documentos organizados, sob guarda do IDHeC.

“O IDHeC quer compartilhar a alegria de reabrir as portas do Memorial Dom Helder Camara, ouvir música com o Grupo Vozes da Resistência e comemorar a assinatura do tombamento estadual do Acervo de Dom Helder”, disse o instituto em nota.

Reconhecimento do legado de dom Helder

Do acervo cultural deixado por Dom Helder constam cartas, crônicas, discursos, fotos e hemeroteca que atravessam décadas e traduzem, numa linguagem simples, poética e bastante atual, as mensagens de amor, paz e cidadania que marcaram o século e a vida do saudoso Pastor.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido (à esquerda), participou da homologação do tombamento | Foto: Governo de Pernambuco

A cerimônia de reabertura também marcará o lançamento da campanha “SOS Casa de Frei Francisco – Adote um adolescente”, uma das muitas obras sociais criadas por dom Helder. Por meio do projeto Construindo o Cidadão do Amanhã, a instituição oferece educação e encaminhamento profissional a 100 adolescentes de 12 a 17 anos.

Para a manutenção da casa e garantia de alimentação, de toda estrutura necessária para atender os beneficiários e ampliar os serviços sociais, a Casa Frei Francisco está convidando padrinhos e madrinhas que possam doar, individualmente ou coletivamente, R$300 por mês.

Com informaçõescnbbn2.org.br

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Dom Walmor motiva generosidade no Domingo de Ramos: “exerça a solidariedade acolhendo o que pede o próprio Cristo: ‘dai-lhes vós mesmos de comer’”

Cáritas de Fortaleza realiza projeto do sistema Bioágua como tecnologia social para as comunidades do semiárido

Campanha da Fraternidade: um convite sempre novo à conversão

Programação das celebrações litúrgicas da Semana Santa 2023 na Arquidiocese de Fortaleza

Em nota de solidariedade, CNBB conclama a Igreja no Brasil à oração pela saúde do Santo Padre