Meditação do Evangelho - XXVII Domingo do Tempo Comum (Mt 21,33-43) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Meditação do Evangelho – XXVII Domingo do Tempo Comum (Mt 21,33-43)

“PERDER OU GANHAR O REINO PELOS NOSSOS FRUTOS”

Queridos irmãos em Cristo!

Convidados pelo Senhor somos todos responsáveis pelos frutos do reino edificado a partir de nossas ações. Deus, nosso Pai, o “dono da vinha” espera que correspondamos com os frutos devido na época esperada (da colheita) no mundo e nas diversas situações que vivemos.

A imagem da vinha é muito apreciada no contexto bíblico pois nos remete a necessidade de um cuidado todo especial desde o cultivo até a colheita da safra. Em circunstâncias severas de tempo, ter um terreno fértil e de boa produtividade é manter a esperança de um bom resultado pelos frutos esperados.

Lembrando o episódio da “vinha de Nabot” em 1 Rs 21, 1-7, a vinha é o lugar onde a vida germina, floresce e dá bons frutos. Também é ameaçada pela cobiça, inveja e pelo mal que nos rodeia com a força que a morte traz!

Todavia, na liturgia desse Domingo somos convidados a nos deixar questionar pela palavra de Deus acerca do tipo de fruto que nossas atitudes representam; seriam estes frutos doces e maduros que alegram o coração de quem tudo investe continuamente em nós, ou pelo contrário, nossas ações são ainda do tipo selvagem e rebeldes contra aquele que tanto nos ama. Nos relatos bíblicos apresentados tomamos consciência da gravidade de não produzir frutos: “o reino vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”. Assim ninguém pode pensar em possuir certa “estabilidade”, pois o reino possui uma dinâmica toda própria capaz de superar quem fechar o coração e não corresponder no amor as suas exigências.

Como, então, produzir frutos para o reino de Deus? São Paulo quando escreve ao Filipenses nos mostra o caminho: Primeiramente o valor da vida de oração que nos leva a quietude diante das dificuldades, depois deveremos focar as nossas atenções e esforços no que é verdadeiro, respeitável, justo, amável, honroso, virtuoso e louvável, portanto um caminho de perfeição composto por sete itens, que muito bem poderíamos apresentar como um caminho de uma vida nova em Deus.

Que o Senhor o bom pastor nos encontre sempre em bons frutos de vida e abençoe as sementes do reino que semeamos com o trabalho de nossas mãos.

Pe. Fernando Antonio Carvalho Costa

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Fco.Garcia Maciel disse:

    O povo de Israel era comparado à vinha.A primeira leitura de hoje o lembra:" A vinha do Senhor
    é a casa de Israel" por quem Deus tudo fizera.Dela Deus esperava frutos de direito e de Justíça,mas só colheu violência e aflição.Também o Salmo responsorial compara o povo de Israel a uma videira transplantada do Egito para a Terra Prometida e cultivada com carinho por Deus.Jesus retoma a figura usada pelos profetas: a vinha é o "Reino dos Céus",por causa de quem ele viera ao mundo e fizera todo o bem possível.No Reino há lugar para todos trabalharem ou, como dirá em outra parábola,também contada em Jerusalém (Mt 25,14-30) há tempo para todos multiplicarem os talentos recebidos de Deus.Talentos que não petencem à criatura,mas a Deus e a Ele devem ser devolvidos multiplicados.Na parábola de hoje Jesus lamenta que,em vez de os frutos multiplicados serem de justíça(santidade), são de homicídio.Matam os enviados (os profetas)e matam o filho (o próprio Jesus).


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Padre Josileudo Queiroz lança obras sobre Itinerário Catequético

Cerca de 2 mil pessoas participaram do Simpósio Nacional das Famílias, em Aparecida (SP)

Francisco a crianças da África: com o mundo em perigo, sejam embaixadores da paz

Amigo até aos extremos 

Museus Vaticanos com duas novas salas: especiarias e cerâmica antiga