Manhã de devoção a São José na Catedral

O sol apontou no nascente e muitos devotos de São José espalhados em todo o Ceará já tinham rumo certo, a de participar da Santa Missa em honra ao Padroeiro do Ceará.

Segundo Padre Brendan Colemann Mc Donald “A devoção a José é antiga, mas o culto público e litúrgico é bastante recente, com o início no fim de século XV. Em 1870 o papa Pio IX declarou José patrono da Igreja Católica e, em 1955, o grande papa Pio XII o declarou patrono dos operários. Dois documentos oficiais do Vaticano falam sobre o culto de São José: a Carta Encíclica “Quamquam Pluries” do papa Leão XIII e a Exortação Apostólica “Redemtoris Custos” do papa João Paulo II (1989). O papa João XXIII pediu sua proteção especial para o Concílio Vaticano II e acrescentou seu nome ao Cânon da Missa (1962)”.

São José além de Padroeiro do Ceará e da Arquidiocese de Fortaleza é, ainda,  patrono dos pais de família, dos tesoureiros e dos trabalhadores em geral. É advogado da boa morte e especialmente dos seminários e centros de formação sacerdotal.

Na Catedral Metropolitana de Fortaleza os festejos iniciaram com a  celebração da Santa Missa com os idosos e enfermos.

Padre Luiz Alberto Peixoto presidiu o ato litúrgico.