Leitura Orante: 2º Domingo da Quaresma: Evangelho de Mt 17, 1-9

2º Domingo da Quaresma: Evangelho de Mt 17, 1-9
12/03/2017
Tema: “A transfiguração de Jesus”

Invocação ao Espírito Santo
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Só a Deus honra e glória. Bendigamos o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Nós vos invocamos, nós vos louvamos, Nós vos adoramos, oh! Santíssima Trindade. Sois a nossa esperança, a nossa salvação, A nossa glória, oh! Santíssima Trindade. Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente, O Deus que era, que é, e que há de vir. A Vós a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Louvor, glória e ação de graças a Vós, Oh! Santíssima Trindade. Amém.

Leitura: (Verdade) O que diz o texto?
Proclamação da Palavra na Bíblia, a narrativa da Transfiguração em Mt 17,1-9. Observe, neste trecho do Evangelho, alguns símbolos. Veja os verbos mais importantes do texto, pois eles expressam ação.

Passos da Leitura Orante

Meditação: (Caminho) – O que o Texto diz para nós, hoje?
A Transfiguração de Jesus nos mostra a sua divindade, a manifestação da Trindade. O Espírito Santo apareceu na nuvem luminosa e a voz do Pai se fez ouvir: “Este é o meu Filho amado, nele depositei todo o meu amor. Escutai-o.” (Mt. 17,5). Jesus escuta o Pai, pela sua relação de intimidade. A escuta é uma atitude de abertura , para servir e se colocar disponível para com as coisas do Alto

Como Cristo, nós cristãos, não devemos temer as tribulações e sofrimentos da vida, como nos diz o Salmo 27(26): “O Senhor é minha luz e salvação de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida.”..

A transfiguração se reveste de várias linguagens simbólicas, pois Jesus escolhe o alto ( Monte Tabor) que é, aproximação com a divindade. A luz, outro símbolo da transfiguração: São João nos ensina: “Deus é Luz e Nele não há trevas“ ( 1 Jo 1,5)

Assim, como Jesus, voltemos nosso olhar para o Alto, numa dimensão do Transcendente, envolto no amor trinitário. E experimente a disponibilidade de Pedro, construindo nossas tendas, para bem acolher o outro.

Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: “Onde eu estiver, aí estará também o meu servo” (Jo 12, 26), O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: “ Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga (Mt 8,34) (DAp 140)

Oração: (Vida) O que o texto nos faz dizer a Deus?

Salmo 32 (33), 4-5.18-19.20.22 (R. 22)

Desça sobre nós a vossa misericórdia,
porque em Vós esperamos, Senhor.
A palavra do Senhor é reta,
da fidelidade nascem as suas obras.
Ele ama a justiça e a retidão:
a terra está cheia da bondade do Senhor.

Os olhos do Senhor estão voltados para os que O temem,
para os que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas
e os alimentar no tempo da fome.
A nossa alma espera o Senhor:
Ele é o nosso amparo e protetor.
Venha sobre nós a vossa bondade,
porque em Vós esperamos, Senhor

Contemplação: (Vida e Missão) – Qual é o meu novo olhar a partir da Palavra?
Como estou sendo luz no meio dos outros? Tenho aprendido a necessidade de excitar o amor no outro? A minha relação com Deus é uma relação somente com Deus? E com os outros ? Como exercito a transfiguração em minha vida?

Bênção Bíblica
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6,24-27)

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais