Lançada a publicação do Programa Missionário Nacional | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Lançada a publicação do Programa Missionário Nacional

Em sintonia com as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, está sendo lançada a publicação do Programa Missionário Nacional, resultado do processo de reflexão iniciado pela equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA), em agosto de 2017, e assumido pela Igreja do Brasil durante a Assembleia Geral dos Bispos, em maio de 2019.

O Programa Missionário Nacional quer ser uma ponte de integração, com o objetivo de contribuir para que a missão seja, de fato, parte integrante da vida do cristão católico e dos organismos eclesiais. A missão não pode ser concebida como algo restrito a algumas pessoas ou grupos “especializados”, mesmo que sejam muito capacitados e experientes e cultivem carismas específicos. O Programa Missionário Nacional é uma pequena semente que aponta para uma maior comunhão.

No Brasil, há uma pluralidade de iniciativas missionárias, com maior ou menor organização metodológica, que têm lançado raízes em muitos lugares. Mas também há um anseio de se ter um trabalho missionário com fios condutores comuns, a fim de se crescer na comunhão missionária. As atuais Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil acolhem a missão como eixo fundamental que deve perpassar toda a ação eclesial e ser seu horizonte.

Caminho de reflexão e elaboração do Programa Missionário Nacional

No processo de construção do PMN, foram consultados os coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs) presentes no 4º Congresso Missionário Nacional, em Recife (PE), em setembro de 2017, para expor a proposta, escutar sugestões e definir os passos seguintes. Todos aprovaram seu encaminhamento à assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA) de 2018, a qual estudou e manifestou parecer favorável, além de definir o caminho metodológico.

Durante o ano de 2018, foram realizadas as assembleias dos COMIREs nos 18 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acompanhadas por um dos membros da comissão executiva do COMINA. Partiu-se do levantamento e da reflexão sobre os desafios em relação à missão, para identificar sugestões de prioridades a serem consideradas em âmbito nacional e regional em vista do fortalecimento do dinamismo missionário. Essa etapa destacou alguns olhares sobre a missão: conjuntura, caminhos e possibilidades e os contextos que nos interpelam na abordagem.

Outra importante contribuição foi considerar os fundamentos antropológicos, bíblicos, eclesiológicos e teológicos que, provenientes do encontro com Jesus Cristo, alimentam, motivam e sustentam o ser e viver missionários. Esses fundamentos ofereceram bases para a compreensão da missão e ajudaram a colocar, em prática, as prioridades e projetos aprovados pela assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), em abril 2019, e que fazem parte deste programa.

Por fim, a proposta do PMN foi apresentada na 57ª Assembleia Geral da CNBB e dedicou-se também uma sessão de trabalho em grupos para leitura e eventuais observações e sugestões ao Programa. Mas o ponto culminante de todo esse processo foi o fato de os Bispos terem assumido e contemplado o PMN nas atuais Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: “Acolher e concretizar as prioridades e projetos do Programa Missionário Nacional: formação, animação missionária, missão ad gentes e compromisso social e profético” (DGAE 2019-2023, n. 200).

Mais informações sobre a publicação do Programa Missionário Nacional, acesse o site pom.org.br.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

arqfortaleza_padre_geovane

Só Deus Basta

Arquidiocese de Fortaleza

Os Papas e o Ecumenismo

O tempo é de Deus

“Com Dom Bosco ide a José”: tema de festa na Paróquia da Bela Vista

Senhora dos Enfermos é festejada em Paróquia do bairro Dunas