Jovens do Caminho Neocatecumenal peregrinam até Fortaleza para participar de Encontro Vocacional

Os jovens do Caminho Neocatecumenal das regiões Norte, Nordeste, de Goiás e do Distrito Federal, participaram de um Encontro Vocacional, na tarde do domingo, 24 de julho, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

O Encontro foi presidido por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Bispo da Diocese de Itapipoca (CE). Já a condução foi feita pela Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, formada por Padre José Folqué e Raúl Viana, que iniciaram a celebração, dirigindo aos 4500 jovens presentes, uma catequese sobre o chamado que Deus faz a quem Ele escolhe para serem Suas testemunhas.

Padre José Folqué fez ainda o anúncio do Querigma, que é a Boa Notícia de Jesus Cristo Morto e Ressuscitado por amor e salvação de toda a humanidade e é este amor que dá sentido a vida de cada pessoa e permite o amor entre os homens: “Diz a escritura que Deus nos fez à Sua imagem. Então, a imagem de Deus está aqui dentro de mim. Quando nos batizaram, o Espírito Santo desceu do céu e nos tocou, então, dentro de mim está o fogo que se chama amor. Amar o outro na medida de Cristo, que nos ama como somos, pecadores, para que não vivamos mais para nós mesmos e para que possamos amar o outro como ele é”, exortou Padre José.

Após a leitura do Evangelho de Lucas, na passagem que narra a multiplicação dos pães, Dom Rosalvo manifestou a alegria por participar do Encontro: “Dou graças a Deus por todos aqueles que aceitaram caminhar com o Senhor, por vocês que estão aqui, por nós, que estamos participando deste momento, em peregrinação. E vemos essa palavra se cumprindo em nossa vida porque o Senhor tem feito multiplicar. Porque aqueles que têm acolhido a Palavra têm feito essa Palavra se multiplicar. Continuemos firmes, olhando para Aquele que deu a vida por nós”.

Ao final, foi feita uma Chamada Vocacional aos rapazes e moças que sentissem o chamado para a vida presbiteral, religiosa ou celibatária missionária. Os 80 rapazes e 70 moças que responderam “sim”, colocaram-se em pé e foram até o Bispo para receber a bênção. Retornando para as respectivas cidades, estes jovens viverão um tempo de discernimento vocacional junto aos catequistas e às comunidades neocatecumenais as quais pertencem, em que os irmãos ajudarão a sustentar o chamado.

Resgatar as raízes da evangelização no Brasil

A ida até Fortaleza foi em peregrinação. Os grupos, saindo de suas cidades, foram parando para rezar e visitar santuários, evangelizaram pelas ruas e praças das cidades onde passaram e celebraram a Eucaristia. Esta peregrinação pela região Nordeste do País quis, de maneira especial, resgatar nos jovens as raízes da Evangelização no Brasil: junto aos catequistas que os acompanhavam, eles puderam aprofundar a história dos missionários jesuítas, franciscanos, beneditinos, carmelitas que, a partir do século 16 vieram ao Brasil para trazer a todos a Boa Nova de Jesus Cristo e, pela fé, derramaram o sangue.

Esses missionários se adaptaram e aprenderam o modo de viver dos povos originários, formando com eles comunidades onde descobriam o amor de Jesus Cristo e o amor ao próximo, independente da cultura, condição ou lugar onde viviam.

Os jovens recordaram também os primeiros mártires em terras brasileiras: No século 17, derramaram o sangue pela fé católica, o Padre André de Soveral e Domingos de Carvalho e 70 mártires em Cunhaú, e o Padre Ambrósio Francisco Ferro e Mateus Moreira, junto a um grande grupo de católicos, martirizados em Uruaçu, todos eles durante a invasão holandesa no Rio Grande do Norte, em 1645. Eles são os protomártires do Brasil.

O Caminho Neocatecumenal

O Caminho Neocatecumenal é um Itinerário de Iniciação Cristã que constitui um dos frutos do Concílio Vaticano II, e busca levar às paróquias a riqueza de viver a fé em pequenas comunidades, como faziam os primeiros cristãos na Igreja primitiva.

Nasceu na década de 1960, em Madri, Espanha, com Kiko Argüello e Carmen Hernández, e se estendeu pelo mundo todo, estando presente em 134 nações dos cinco continentes. No Brasil, encontra-se em 100 dioceses, com mais de 1800 comunidades. Na Arquidiocese de Fortaleza, o Caminho Neocatecumenal chegou em 2002, sendo que, atualmente, há 51 comunidades em 24 paróquias.

Caminho Neocatecumenal no Brasil

Deborah Regina Figueiredo