Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Jovens do Caminho Neocatecumenal peregrinam até Fortaleza para participar de Encontro Vocacional

Os jovens do Caminho Neocatecumenal das regiões Norte, Nordeste, de Goiás e do Distrito Federal, participaram de um Encontro Vocacional, na tarde do domingo, 24 de julho, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

O Encontro foi presidido por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Bispo da Diocese de Itapipoca (CE). Já a condução foi feita pela Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, formada por Padre José Folqué e Raúl Viana, que iniciaram a celebração, dirigindo aos 4500 jovens presentes, uma catequese sobre o chamado que Deus faz a quem Ele escolhe para serem Suas testemunhas.

Padre José Folqué fez ainda o anúncio do Querigma, que é a Boa Notícia de Jesus Cristo Morto e Ressuscitado por amor e salvação de toda a humanidade e é este amor que dá sentido a vida de cada pessoa e permite o amor entre os homens: “Diz a escritura que Deus nos fez à Sua imagem. Então, a imagem de Deus está aqui dentro de mim. Quando nos batizaram, o Espírito Santo desceu do céu e nos tocou, então, dentro de mim está o fogo que se chama amor. Amar o outro na medida de Cristo, que nos ama como somos, pecadores, para que não vivamos mais para nós mesmos e para que possamos amar o outro como ele é”, exortou Padre José.  

Após a leitura do Evangelho de Lucas, na passagem que narra a multiplicação dos pães, Dom Rosalvo manifestou a alegria por participar do Encontro: “Dou graças a Deus por todos aqueles que aceitaram caminhar com o Senhor, por vocês que estão aqui, por nós, que estamos participando deste momento, em peregrinação. E vemos essa palavra se cumprindo em nossa vida porque o Senhor tem feito multiplicar. Porque aqueles que têm acolhido a Palavra têm feito essa Palavra se multiplicar. Continuemos firmes, olhando para Aquele que deu a vida por nós”.

Ao final, foi feita uma Chamada Vocacional aos rapazes e moças que sentissem o chamado para a vida presbiteral, religiosa ou celibatária missionária. Os 80 rapazes e 70 moças que responderam “sim”, colocaram-se em pé e foram até o Bispo para receber a bênção. Retornando para as respectivas cidades, estes jovens viverão um tempo de discernimento vocacional junto aos catequistas e às comunidades neocatecumenais as quais pertencem, em que os irmãos ajudarão a sustentar o chamado.

Resgatar as raízes da evangelização no Brasil

A ida até Fortaleza foi em peregrinação. Os grupos, saindo de suas cidades, foram parando para rezar e visitar santuários, evangelizaram pelas ruas e praças das cidades onde passaram e celebraram a Eucaristia. Esta peregrinação pela região Nordeste do País quis, de maneira especial, resgatar nos jovens as raízes da Evangelização no Brasil: junto aos catequistas que os acompanhavam, eles puderam aprofundar a história dos missionários jesuítas, franciscanos, beneditinos, carmelitas que, a partir do século 16 vieram ao Brasil para trazer a todos a Boa Nova de Jesus Cristo e, pela fé, derramaram o sangue.

Esses missionários se adaptaram e aprenderam o modo de viver dos povos originários, formando com eles comunidades onde descobriam o amor de Jesus Cristo e o amor ao próximo, independente da cultura, condição ou lugar onde viviam.

Os jovens recordaram também os primeiros mártires em terras brasileiras: No século 17, derramaram o sangue pela fé católica, o Padre André de Soveral e Domingos de Carvalho e 70 mártires em Cunhaú, e o Padre Ambrósio Francisco Ferro e Mateus Moreira, junto a um grande grupo de católicos, martirizados em Uruaçu, todos eles durante a invasão holandesa no Rio Grande do Norte, em 1645. Eles são os protomártires do Brasil.

O Caminho Neocatecumenal

O Caminho Neocatecumenal é um Itinerário de Iniciação Cristã que constitui um dos frutos do Concílio Vaticano II, e busca levar às paróquias a riqueza de viver a fé em pequenas comunidades, como faziam os primeiros cristãos na Igreja primitiva.

Nasceu na década de 1960, em Madri, Espanha, com Kiko Argüello e Carmen Hernández, e se estendeu pelo mundo todo, estando presente em 134 nações dos cinco continentes. No Brasil, encontra-se em 100 dioceses, com mais de 1800 comunidades. Na Arquidiocese de Fortaleza, o Caminho Neocatecumenal chegou em 2002, sendo que, atualmente, há 51 comunidades em 24 paróquias.

Caminho Neocatecumenal no Brasil

Assessoria de Comunicação
Deborah Regina Figueiredo
E-mail: [email protected]
Site Oficial internacional: https://neocatechumenaleiter.org/pt-br/
Site do Caminho Neocatecumenal no Brasil: www.cn.org.br

Foto: @studioricardorios

Texto: Caminho Neocatecumenal no Brasil

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais