Mais de quatro mil jovens se reúnem em Fortaleza para participar de Encontro Vocacional do Caminho Neocatecumenal

A cidade de Fortaleza (CE), sediará, no próximo domingo, 24 de julho, um Encontro Vocacional do Caminho Neocatecumenal, no qual participarão, aproximadamente, 4500 jovens das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O evento acontece no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 14h.

O Encontro será conduzido pela Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, formada por Padre José Folqué e Raúl Viana, que farão aos jovens o anúncio do Querigma, isto é, o anúncio da Boa Notícia que é Jesus Cristo morto e ressuscitado por amor e salvação de toda a humanidade. Estará presente também Dom Júlio César Souza de Jesus, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza.

O encerramento se dará com a chamada vocacional em que os jovens que sintam o chamado para a vida presbiteral, religiosa ou celibatária missionária, respondem o “sim” para a vocação, oferecendo-se também para partir em missão para onde a Igreja os enviar.

Jovens baianos participam de Missa no Santuário de Santa Dulce antes de embarcarem para Fortaleza

Saindo das respectivas cidades, os jovens rumam para Fortaleza em peregrinação e, no itinerário, visitarão santuários, celebrarão a Eucaristia e evangelizarão pelas praças e cidades onde passarem. Esta peregrinação na região Nordeste do País se dá com o objetivo de resgatar nos jovens as raízes da evangelização no Brasil, recordando tantos missionários que aqui vieram trazer a Boa Nova do Cristo e, pela fé, derramaram o sangue, como os primeiros mártires em terras brasileiras, André de Soveral e seus companheiros, martirizados no Rio Grande do Norte, em 1645.

O Caminho Neocatecumenal

O Caminho Neocatecumenal é um Itinerário de Iniciação Cristã que constitui um dos frutos do Concílio Vaticano II, e busca levar às paróquias a riqueza de viver a fé em pequenas comunidades, como faziam os primeiros cristãos na Igreja primitiva.

Nasceu na década de 1960, em Madri, Espanha, com Kiko Argüello e Carmen Hernández, e se estendeu pelo mundo todo, estando presente em 134 nações dos cinco continentes. No Brasil, encontra-se em 100 dioceses, com mais de 1800 comunidades. Na Arquidiocese de Fortaleza, o Caminho Neocatecumenal chegou em 2002, sendo que, atualmente, há 51 comunidades em 24 paróquias.

Caminho Neocatecumenal no Brasil

Deborah Regina Figueiredo
Site Oficial internacional: https://neocatechumenaleiter.org/pt-br/
Site do Caminho Neocatecumenal no Brasil: www.cn.org.br

4 respostas

1. Faço parte da 6 comunidade de Timbauba-PE,caminhar e seguir Cristo não e fácil porém tem me libertado de muitos vícios.

2. Gente eu sou de Belém do Pará, tenho 13 anos e fui, meu Deus q experiencia incrivel, nunca vivi nd igual.