Itinerário da Vida Cristã na Comunidade Cristã (V) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Itinerário da Vida Cristã na Comunidade Cristã (V)

O Itinerário da Vida Cristã (IVC) leva o discípulo a viver e testemunhar os valores da fé revelada por Jesus Cristo, na sua Igreja, una, santa, católica e apostólica. Cristo institui a Igreja, confiando-lhe a continuidade de sua missão evangelizadora. Nós somos filhos da Igreja e a amamos como nossa mãe! Além dos textos bíblicos [Mt.16, 13-20; At. 2,42-47; 4, 32-37; 1 Pd. 2, 4-10] a origem e a natureza da Igreja estão explicitadas no Catecismo da Igreja Católica nos números 748-975. A Igreja, Povo de Deus, Corpo de Cristo [1 Cor. 12, 12-31]; – a Igreja, Templo do Espírito Santo [Ef. 4, 1-7]; – a Igreja celeste, peregrina, militante, padecente, gloriosa.

A Igreja recebeu de Cristo, a missão de transmitir as verdades da fé e os valores vividos no estilo de vida e no comportamento moral cristão, tendo em vista da salvação eterna. A nucleação e a formação dos discípulos de Cristo se concretiza na pertença a uma comunidade cristã. Sob a assistência do Espírito Santo, a Igreja de Cristo será o seu sinal de salvação, construindo o seu Reino. A Igreja, incumbida de formar e acompanhar o povo de Deus na fé, deve educa-lo na esperança cristã, na fidelidade ao Evangelho, à Tradição e ao Magistério perene.

Jesus Cristo coloca a condição da fidelidade para seus discípulos seguirem-no em sua Igreja. No Evangelho de Marcos [8,31-38; 9, 30 – 50; 10, 32-45] e sinópticos, por 3 vezes, Jesus anuncia sua paixão, morte de cruz e ressurreição, o seu mistério redentor, a aliança de salvação que Ele sela a favor do povo que o Pai lhe confia. Seus discípulos, membros de seu Corpo e de sua Igreja, participarão da sua missão profética, sacerdotal e régia, a sua função de Mestre e Pastor.

Cristo dota a sua Igreja de dons hierárquicos e carismáticos, serviços e ministérios leigos [1 Cor. 12, 1-11]. Os dons hierárquicos são conferidos aos bispos, aos presbíteros e aos diáconos. O ministério ordenado os incumbe de pregar a Palavra de Deus, de celebrar os mistérios da fé, na Sagrada Liturgia (Sacramentos) e de viver a comunhão na caridade, valorizando e organizando os ministérios dos fiéis cristãos. Os dons carismáticos equivalem às múltiplas formas de serviços e ministérios cuja competência específica cabe aos fiéis cristãos, leigos e leigas.

O sacerdócio comum dos fiéis é vivido na vida litúrgica e sacramental, como nos ministérios leigos e nos serviços pastorais. Os ministros ordenados contam com a valiosa e indispensável presença dos cristãos fiéis, leigos e leigas, nas paroquias e nas comunidades cristãs. A partir da família, a igreja doméstica, a atuação evangelizadora dos fieis cristãos se estende à sociedade.

A Igreja é representada de forma singular por Maria Imaculada, Mãe Santíssima de Jesus Cristo, e mãe dos filhos que Ele lhe confiou aos pés da cruz [Lucas, capítulos 1 e 2; Jo. 2, 1-12; Jo, 19,25]. Maria, discípula exemplar de amor e fidelidade, intercede junto aos discípulos de Cristo e o seguem de perto [cf. Jo. 2,1-11]. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida [Jo. 14, 6].

A Igreja também é incumbida de viver e de ensinar a vivência dos valores morais (ética cristã). Esses valores estão presentes na lei natural: “fazer o bem, evitar o mal, fazer o bem a si e aos outros, evitar o mal para si e para os outros”. Cristo nos indica o caminho do aperfeiçoamento da lei natural, pois facilmente a deturpamos por causa das nossas paixões desordenadas. Cristo nos forma pela lei divina, ou seja, pelos Mandamentos da Lei de Deus [Mateus, capítulos 5, 6, 7].

O IVC prevê oportunamente a celebração da entrega e proclamação solene do símbolo da fé, o Credo cristão e da oração especial sobre os discípulos (catecúmenos) junto à comunidade cristã.

 

Dom Aldo Pagotto

 

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Semana de Formação do Clero de Fortaleza aprofunda temática da conversão pastoral paroquial

Aniversário do segundo ano do Pacto das Catacumbas pela Casa Comum

Bispos do Ceará se reúnem para aprofundar e encaminhar as atividades pastorais do Regional

Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão

Conferência de Dom José Antonio na abertura da XIX Semana Teológica na FCF