Itinerário da Vida Cristã na Comunidade Cristã (V)

O Itinerário da Vida Cristã (IVC) leva o discípulo a viver e testemunhar os valores da fé revelada por Jesus Cristo, na sua Igreja, una, santa, católica e apostólica. Cristo institui a Igreja, confiando-lhe a continuidade de sua missão evangelizadora. Nós somos filhos da Igreja e a amamos como nossa mãe! Além dos textos bíblicos [Mt.16, 13-20; At. 2,42-47; 4, 32-37; 1 Pd. 2, 4-10] a origem e a natureza da Igreja estão explicitadas no Catecismo da Igreja Católica nos números 748-975. A Igreja, Povo de Deus, Corpo de Cristo [1 Cor. 12, 12-31]; – a Igreja, Templo do Espírito Santo [Ef. 4, 1-7]; – a Igreja celeste, peregrina, militante, padecente, gloriosa.

A Igreja recebeu de Cristo, a missão de transmitir as verdades da fé e os valores vividos no estilo de vida e no comportamento moral cristão, tendo em vista da salvação eterna. A nucleação e a formação dos discípulos de Cristo se concretiza na pertença a uma comunidade cristã. Sob a assistência do Espírito Santo, a Igreja de Cristo será o seu sinal de salvação, construindo o seu Reino. A Igreja, incumbida de formar e acompanhar o povo de Deus na fé, deve educa-lo na esperança cristã, na fidelidade ao Evangelho, à Tradição e ao Magistério perene.

Jesus Cristo coloca a condição da fidelidade para seus discípulos seguirem-no em sua Igreja. No Evangelho de Marcos [8,31-38; 9, 30 – 50; 10, 32-45] e sinópticos, por 3 vezes, Jesus anuncia sua paixão, morte de cruz e ressurreição, o seu mistério redentor, a aliança de salvação que Ele sela a favor do povo que o Pai lhe confia. Seus discípulos, membros de seu Corpo e de sua Igreja, participarão da sua missão profética, sacerdotal e régia, a sua função de Mestre e Pastor.

Cristo dota a sua Igreja de dons hierárquicos e carismáticos, serviços e ministérios leigos [1 Cor. 12, 1-11]. Os dons hierárquicos são conferidos aos bispos, aos presbíteros e aos diáconos. O ministério ordenado os incumbe de pregar a Palavra de Deus, de celebrar os mistérios da fé, na Sagrada Liturgia (Sacramentos) e de viver a comunhão na caridade, valorizando e organizando os ministérios dos fiéis cristãos. Os dons carismáticos equivalem às múltiplas formas de serviços e ministérios cuja competência específica cabe aos fiéis cristãos, leigos e leigas.

O sacerdócio comum dos fiéis é vivido na vida litúrgica e sacramental, como nos ministérios leigos e nos serviços pastorais. Os ministros ordenados contam com a valiosa e indispensável presença dos cristãos fiéis, leigos e leigas, nas paroquias e nas comunidades cristãs. A partir da família, a igreja doméstica, a atuação evangelizadora dos fieis cristãos se estende à sociedade.

A Igreja é representada de forma singular por Maria Imaculada, Mãe Santíssima de Jesus Cristo, e mãe dos filhos que Ele lhe confiou aos pés da cruz [Lucas, capítulos 1 e 2; Jo. 2, 1-12; Jo, 19,25]. Maria, discípula exemplar de amor e fidelidade, intercede junto aos discípulos de Cristo e o seguem de perto [cf. Jo. 2,1-11]. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida [Jo. 14, 6].

A Igreja também é incumbida de viver e de ensinar a vivência dos valores morais (ética cristã). Esses valores estão presentes na lei natural: “fazer o bem, evitar o mal, fazer o bem a si e aos outros, evitar o mal para si e para os outros”. Cristo nos indica o caminho do aperfeiçoamento da lei natural, pois facilmente a deturpamos por causa das nossas paixões desordenadas. Cristo nos forma pela lei divina, ou seja, pelos Mandamentos da Lei de Deus [Mateus, capítulos 5, 6, 7].

O IVC prevê oportunamente a celebração da entrega e proclamação solene do símbolo da fé, o Credo cristão e da oração especial sobre os discípulos (catecúmenos) junto à comunidade cristã.

Dom Aldo Pagotto