Fraternidade e Fome - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Fraternidade e Fome

Para o papa Francisco, a missão da igreja consiste em inserir-se no mundo e abrir-se às alegrias e às esperanças, às tristezas e às angústias dos homens e das mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e atribulados. Daí a tarefa urgente: reabrir-se ao mundo para exercer o serviço da evangelização, ou seja, “sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”. O papa Francisco faz, em sua Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, uma afirmação fundamental para a atuação da Igreja na sociedade: “Já não se pode afirmar que a religião deve limitar-se ao âmbito privado e serve para preparar almas para o céu”. Assim: “Uma fé autêntica…comporta sempre um desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor, depois de nossa passagem por ela”. A Igreja para cumprir sua missão no mundo, precisa compreender a forma de articulação estrutural que marca a sociedade, ou seja,” as instituições que regulam as relações humanas” (Laudato SÍ, 2015, 142), numa palavra, tudo o que diz respeito à ordem social e à consecução do bem comum.

A Quaresma é entendida como um tempo de conversão, pessoal e coletiva, pois a fé possui uma dimensão social. Assim, cada ano, a Igreja Católica reflete, durante a quaresma, sobre sua atuação no mundo o que significa em primeiro lugar uma tomada de consciência da situação histórica em que está inserida. Este ano põe no centro de sua reflexão a terrível problemática da fome, que, como afirmou o papa, é não só uma tragédia, mas também uma vergonha. No texto da campanha se afirma que “viver com fome, a ponto de perder a própria dignidade, arrastar-se pela rua, revirar o lixo e morrer de fome não é algo natural ou desejado por Deus. No Brasil, a fome é não simplesmente um problema ocasional, é fenômeno social e coletivo, estrutural, produzido e reproduzido no curso ordinário da sociedade, que normatiza e naturaliza a desigualdade, é um projeto de manutenção da miséria em vista da perpetuação no poder”.

A fome entre nós é um escândalo de proporções inimagináveis: em abril de 2022, “58/1% dos domicílios viviam em algum nível de Insegurança Alimentar, dos quais 15,5% conviviam com a fome. Em números absolutos, isso significa que do total de uma população de 211,700 milhões, 125,2 milhões convivem coma alguma Insegurança Alimentar, dentre os quais mais 33 milhões enfrentam a fome em nosso país. São 15,5% da população brasileira”.

O papa Francisco afirma sobre as causas estruturais desta situação: “Além disto, é doloroso constatar que que a luta contra a fome e a subalimentação é obstada pela “prioridade do mercado” e pela “primazia do lucro”, que reduziram os alimentos a uma mercadoria qualquer, sujeita a especulações, até financeiras. E quando se fala de novos direitos, o faminto está ali, na esquina da rua, e pede o direito de cidadania… Pede-nos dignidade, não esmola”. “O ser humano…tem fome de justiça”.

Manfredo Oliveira, UFC

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa: a Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

Exigências evangélicas de superação da miséria e da fome

Cripta da Paróquia dos Remédios, em Fortaleza, é restaurada com obras sacras e aberta ao público

Anunciação do Senhor

Os hinos eucarísticos de Santo Tomás de Aquino