Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Grito dos Excluídos 2011 em Fortaleza

A décima sétima edição do Grito dos Excluídos e Excluídas em Fortaleza aconteceu na comunidade do Lagamar, bairro São João do Tauape, com concentração inicial na Praça São Francisco reunindo três mil pessoas. Em seguida os participantes saíram por algumas ruas do Lagamar, encerrando em frente à Igreja Sagrada Família, Praça Padre Pasquale, bairro Pio XII, com a leitura do manifesto que denunciou: os juros e amortizações da Dívida Pública Federal (interna e externa), que passam de dois trilhões, consomem 44,93% do Orçamento Geral da União, não permitindo a construção de escolas, creches, hospitais e moradias; a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará; a outra face do legado que nos deixarão os megaeventos e projetos colossais que não saem da mídia; os novos estádios, aeroportos e avenidas para a Copa 2014 e para as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro; os consequentes impactos sociais com a remoção forçada de famílias que serão obrigadas a mudar o rumo de sua história; os impactos ambientais pela destruição do pouco verde que ainda temos; a sombra da morte que vem à nossa mesa, diariamente, em forma de agrotóxicos que, segundo a ANVISA, cada habitante consome cerca de 5,2 litros por ano.

Este ano o Grito teve como tema “Pela Vida grita a TERRA. Por direitos todos nós.” O tema quis dar continuidade às questões levantadas pela Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema foi “Fraternidade e Vida no Planeta”.
Veja as fotos

2 respostas

  1. O povo de Deus continua gritando contra a opressão e a desigualdade, graças a Deus! Viva a Igreja profética!

  2. Opressão? Desigualdade? Excluídos? Não estou entendendo. Esse não é o mesmo povo que gritou pra colocar a Dilma, o Cid e Luizianne lins no poder? Como pode ter excluidos nesse pais, estado e cidade? Deve haver algum engano, nós vivemos num paraiso e essa manifstação não passa de baderna de quem não tem o que fazer.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais