Fortaleza: uma cidade Mariana, das origens até hoje

No nome dos fiéis e nas origens da história, Maria está sempre presente.

Fortaleza é a terceira capital com o maior registro de mulheres com o nome “Maria”, desde a década de 1930, uma referência à devoção que a cidade presta à Mãe de Jesus.  Da década de 90 para os anos 2000, as “Marias” do Ceará quase que dobraram. Hoje, a soma chega a 963 mil mulheres.

A devoção mariana remonta aos começos da história do Ceará. “Desde o primeiro povoado na Barra do Rio Ceará, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e finalmente marcando sua presença como padroeira da cidade de Fortaleza, na Catedral Metropolitana”, explica Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.

Sobre a Assunção de Nossa Senhora

A Sagrada Tradição da Igreja ensina que Nossa Senhora foi elevada ao céu de corpo e alma após sua morte. No entanto, as particularidades da “morte” da Virgem Maria não são conhecidas. O Dogma da Assunção da Virgem Santíssima foi proclamado, solenemente, pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950, e sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.

Você pode acompanhar a transmissão da Caminhada com Maria ao vivo através dos seguintes meios:

Rádio Shalom 690 AM: shalom690.com

Rádio Dom Bosco FM: radiodombosco.com