ESPAC 50 Anos: Abrindo caminhos para uma Catequese Missionária e comprometida com a Evangelização

Hoje faremos memória da segunda década da caminhada da ESPAC. {Primeira Década aqui} Neste período a Escola mantém seu objetivo e metodologia inicial e amplia suas atividades para alcançar um maior número de Catequistas e Agentes de Pastoral.

Década: 1980-1990 – Avanços na caminhada

Priorizando a ação pastoral, a ESPAC passa a atender também aos Agentes de Pastoral, em sua maioria da zona urbana de Fortaleza, e um pequeno número de outras dioceses do Regional NE 1. A escolaridade exigida para o curso passa a ser de 2º grau, atual ensino médio.

Sendo a ação pastoral a prioridade da escola, ampliam-se os espaços de estágio. Além dos Colégios, os estágios acontecem nas Cebs, Pastoral da Juventude e Pastoral Sacramental.

Em decorrência da morte de Pe. Antônio Sidra em 1985, a escola fica sem coordenação. Em março de 1986 Ir. Elisabeth Stumpfler assume a coordenação da escola.

De 24 a 31 de agosto de 1986, realiza-se a 1ª Semana Arquidiocesana de Catequese, para estudo do Documento Catequese Renovada.

Em 1986 foram criadas as Escolas Paroquiais de Catequese, assumidas em 12 paróquias nos seguintes bairros: Conjunto Ceará, Dias Macedo, Carlito Pamplona, José Walter, São Pio X, Mondubim,  Messejana, Cristo Redentor, Nova Assunção, N. S. de Nazaré, Baturité e Caucaia.

Também em 1986 acontece a 1ª Semana Brasileira de Catequese – Fé e Vida em Comunidade. Ir. Elisabeth Stumpfler e Maria Brands participaram representando a ESPAC, e ministraram a cadeira de Pastoral Catequética implantada no Curso de Teologia para seminarista, como compromisso assumido nesta semana.

1987 foi criado o Curso de Férias, em três etapas com duração de duas semanas, em regime de internato.

O principal objetivo deste curso era capacitar catequistas para organizar, coordenar e assessorar a criação de escolas de catequese nas Regiões Episcopais. Participavam do curso, Catequistas de Fortaleza, Dioceses do RN 1 e outros Estados: Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí.

Também 1987 tem início o Curso Sistemático de Pastoral Catequética, à noite, com duração de dois anos, e nível de 2º grau.

As disciplinas ministradas neste curso contemplavam quatro dimensões: Pastoral, Teológica, Bíblica e Humano-social.

DESTAQUES:

Alguns documentos eclesiais que fundamentaram a caminhada da ESPAC nesta década.

– 1983: Doc. 26 – Catequese Renovada

– 1986: Doc. do CELAM – Catequese na América Latina