Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Dom José Antonio ordena 11 diáconos transitórios no dia 8 de dezembro

Na Solenidade da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, às 19h, o administrador apostólico de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, ordenará pela imposição de mãos e oração consecratória 11 diáconos transitórios. A celebração será na Catedral Metropolitana. O grupo é composto por 9 seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza e 2 seminaristas da Comunidade Católica Shalom.

O Papa Francisco resume a missão do diácono na Igreja: “a espiritualidade diaconal, a espiritualidade do serviço: disponibilidade dentro e abertura fora. Disponível por dentro, com um coração, pronto para dizer sim, dócil, sem fazer a vida girar em torno da própria agenda; e aberto por fora, olhando para todos, especialmente aqueles que são deixados de fora, aqueles que se sentem excluídos”.

A celebração eucarística poderá ser acompanhada pelo Youtube da Arquidiocese.

Conheça a história vocacional dos candidatos ao diaconato:

1. Carlos Vinicios Moreira Rodrigues

Lema: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6, 33).

Paróquia de Origem: Paróquia Santo Antônio de Pádua – Planalto Pici – Fortaleza-CE

Minha trajetória na Igreja e ao mesmo tempo vocacional, começou aos 8 anos de idade, no grupo da infância missionária, mas muito antes já participava das celebrações na paróquia, sendo levado por minha mãe. Neste período comecei a catequese de primeira comunhão. Tendo feito minha primeira comunhão, participei de alguns grupos, como o grupo de coroinhas, no qual permaneci por 8 anos, e na legião de Maria juvenil. Com 14 anos recebi o Sacramento da Crisma. Ao longo de minha trajetória alguns sacerdotes fizeram e fazem parte de minha caminhada vocacional, que com seu testemunho me ajudaram a dar uma resposta a Deus. Em 25 de janeiro fui acolhido no Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza para começar a caminhada rumo ao sacerdócio.

2. Ednardo Honório da Silva

Lema: “Per ipsum et cum ipso et in ipso” (Por Ele, com Ele e Nele)

Paróquia de Origem: Jesus, Maria e José – Guaiúba-CE

Filho de Raimundo Honório da Silva e de Maria Mosarina Honório da Silva, nasceu no dia 27 de maio de 1995. Sendo originário da Paróquia Jesus, Maria e José, em Guaiúba/CE, foi acompanhado em seu discernimento vocacional pelo Padre João Batista Aires, na época Vigário da Paróquia de Guaiúba, ingressando no Seminário da Arquidiocese de Fortaleza no dia 26 de janeiro de 2014. Atualmente realiza seus trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, Caucaia/CE.

3. Francisco William Lemos Chagas

Lema: “Fazer Cristo presente em todas as atividades humanas”

Paróquia de origem: Nossa Senhora da Penha – Maranguape-CE

Venho de uma família católica: nela aprendi todos os passos da fé cristã. Desde criança, sentia uma admiração pelo sacerdócio: sobretudo a forma como o padre rezava a Santa Missa e suas respectivas vestes litúrgicas. Porém, enquanto criança, mesmo admirando o sacerdócio, nunca expressei, publicamente, o desejo para tal. Na juventude, assumi algumas responsabilidades na paróquia: fui coroinha, atequista de crisma e primeira eucaristia. Neste período, mesmo nutrindo admiração pelo sacerdócio, pensava em seguir a vida familiar, como qualquer jovem de minha idade, inclusive tendo planos para a vida acadêmica e profissional. Porém, Nosso Senhor teve outros planos para mim: ao completar a maioridade, a admiração pelo sacerdócio passou a ser acompanhada por uma forte inquietação vocacional e, procurando o pároco da paróquia, à época, conversei, pela primeira vez, sobre o chamado ao sacerdócio. O mesmo, com sua acolhida e incentivo, pode me apresentar para os encontros vocacionais da Arquidiocese de Fortaleza. Assim, ouvindo os apelos de Deus, através da oração e do acompanhamento vocacional, iniciei o processo formativo no seminário arquidiocesano no dia 25 de janeiro de 2015.

4. Henrique Melo Soares

Lema: “Me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça”. (Gl 1, 15)

Paróquia de Origem: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Jereissati I –

Maracanaú-CE

Henrique Melo Soares, filho de Luciano Barbosa Soares e Miriam Melo Soares, nascido em Fortaleza – CE, no dia 06 de maio de 1983, iniciou o seu caminho vocacional como coroinha e depois catequista na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge. Após o ensino médio, feito o discernimento vocacional, ingressou na Arquiabadia de São Sebastião da Bahia (Mosteiro de São Bento da Bahia) em 2005, sendo admitido ao noviciado beneditino no dia 22 de fevereiro de 2006. Aprofundando o seu discernimento vocacional, deixou livremente o Mosteiro em 2008, regressando para Fortaleza. Tendo sua família mudado para o município de Maracanaú – CE em 2009, engajou-se na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Jereissati I, servindo em várias pastorais. Após discernimento vocacional acompanhado pelo pároco da época, o Revmo. Pe. Antônio Carlos do Nascimento e pela Promotoria Vocacional Arquidiocesana, ingressou no Seminário da Arquidiocese de Fortaleza em 2014, onde cursou Filosofia e Teologia pela Faculdade Católica entre os anos de 2015 a 2022. No processo formativo passou por várias paróquias onde vivenciou a prática pastoral. Concluindo as etapas formativas, foi enviado em estágio de síntese/pastoral para o Município de Barreira – CE em 2023. Nesse mesmo ano, concluiu Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Matrimonial e Processual Canônico, pela Faculdade Católica de Fortaleza e Direito Patrimonial Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (São Paulo – SP).

5. João Paulo Nascimento da Silva

Lema: “Basta-te a minha graça” (2Cor 12,9)

Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora da Penha – Maranguape-CE

Filho de Paulo Cézar Ferreira da Silva e Eliane Nascimento da Silva, nascido no município de Maranguape a 17 de setembro de 1992, realizou seu processo vocacional nos anos de 2013 e 2014, ingressando no seminário no dia 25 de janeiro de 2015. Atualmente realiza seu estágio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cascavel, CE.

6. John Lennon Ferreira de Alencar

Lema: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28,20).

Paróquia de origem: Paróquia/Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus – Chorozinho-CE

Iniciou sua caminhada na Igreja aos 8 anos de idade, participando do grupo do Terço dos Homens, depois de fazer a Primeira Eucaristia engajou-se em outras pastorais da Paróquia como a Legião de Maria, a Pastoral do Dízimo, a Juventude Missionária e a catequese até começar a fazer os encontros vocacionais na Arquidiocese de Fortaleza para um maior discernimento da vocação sacerdotal, que Deus suscitava em seu coração.

7. José Augusto Leitão Brasileiro

Lema: “Em Tuas mãos, Senhor!” (cf. Sl 31,6)

Paróquia de origem: Paróquia Jesus, Maria e José – Antônio Bezerra – Fortaleza-CE

José Augusto é o segundo, de três filhos, do casal Bartolomeu Brasileiro de Mesquita (in memoriam) e Regina Lúcia Leitão Brasileiro. Nascido em família católica, desde cedo aprendeu a amar Jesus e a Igreja. Quando criança, brincava de rezar a missa. Tomado de zelo pelas coisas de Deus, aos 9 anos de idade, ingressou no grupo de Coroinhas, onde permaneceu até os 18 anos.

O desejo inocente daquela criança que dizia que queria ser padre foi, aos poucos, se tornando uma realidade. De 2015 a 2022 vivenciou seu processo formativo nos Seminários Arquidiocesanos e, no ano de 2023, realizou seu Ano Síntese Vocacional na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Redenção. O seu desejo é colaborar na edificação do Reino de Deus, a fim de que todos conheçam e amem Jesus Cristo.

8. José Roberto Barbosa Guilhermino 

Lema: “Pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros!” (Gl 5,13)

Paróquia de origem: Paróquia Santo Antônio de Pádua – Jardim Iracema – Fortaleza-CE

Sou filho de José Maria Guilhermino de Oliveira e Jogilene Barbosa Menezes. O meu processo vocacional iniciou quando comecei a participar do grupo de coroinhas da minha paróquia de origem, logo após eu ter feito a minha primeira comunhão. Por meio desse serviço fui me aproximando cada vez mais da vida da Igreja. Com o passar dos anos fui me engajando em diversas pastorais e serviços como catequese, crisma, leitores. Nos meus 14 anos já não tinha outra vida senão estar na igreja servindo a Deus na vida da comunidade! A proximidade com o sacerdócio do meu pároco Pe. Fantico (in memoriam) me levou a um encantamento pelo dom da vocação, a sua doação incansável pela vida pastoral, o cuidado para com os fiéis e pela evangelização, o zelo litúrgico e a transmissão verdadeira da catequese de nossa, foram motivos que me levaram a aprofundar o chamado que ressoava em meu interior. E partilhando com este sacerdote expressei o desejo de querer ser padre, de doar  a minha vida, de me parecer mais com Cristo. Em 2013 aconteceu o trágico evento familiar da morte do meu irmão, que me levou a buscar com mais determinação a viver o chamado que Deus me fez. No ano de 2014, inicio os encontros vocacionais por meio da indicação do Pároco e no ano seguinte inicio o processo formativo na Arquidiocese de Fortaleza.

9. Manuel Rodrigues Frutuoso Júnior

Lema: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo” (Jo 21,17)

Paróquia de Origem: Paróquia Mãe Santíssima – Parque Dois Irmãos – Fortaleza-CE

Nascido em 12 de novembro de 1992, em Fortaleza-Ceará. É o mais novo de 7 filhos, aprendeu em casa a importância da fé, através de seus pais, homem e mulher tementes a Deus. Sua fé se desenvolveu ao longo de sua caminhada na Paróquia Mãe Santíssima (paróquia de origem), no Bairro Parque Dois Irmãos, local onde foi catequista. Após um período de discernimento, ingressou no seminário em janeiro de 2015, aos 22 anos.

10. Matheus dos Santos Braga, CCSh

Lema: “Minha alma engrandece o Senhor” (Lc 1, 46)

Paróquia de origem: Shalom da Paz – Aldeota – Fortaleza-CE

Tenho 31 anos, filho de Manuel Cholô Braga Neto e Pressulina Neta dos Santos Braga, natural do Rio de Janeiro. Com 3 anos me mudei para o Ceará e me criei em Fortaleza. Minha história vocacional começou por volta dos meus 15 anos de idade, quando tive dois sonhos que me marcaram profundamente, sendo um com São João Paulo II e o outro com a Virgem Maria. Depois, por volta dos 18 anos, tive a minha experiência pessoal com Deus e com o Seu infinito amor por mim.Neste período, surgiu em mim uma vontade de conhecer sempre mais esse Deus tão amoroso. Passei a frequentar os grupos de oração da Comunidade Shalom, ação esta a qual teve como grande incentivadora a minha mãe. Em uma determinada ocasião, eu estava participando de uma Santa Missa, quando vi a procissão de entrada e nela o sacerdote caminhando rumo ao altar. Esta cena me atraía como uma espécie de “imã”, tratando-se, na realidade, do próprio Deus a me convidar para o seguir num sacerdócio missionário e por amor a Ele e ao Seu Reino deixar tudo.

11. Victor Macêdo Hernández, CCSh 

Lema: “Eis que venho, Senhor, com prazer, fazer a vossa Vontade” (Sl 39,8-9)

Paróquia de origem: Shalom da Paz – Aldeota – Fortaleza-CE

Nasci em uma família na qual meus pais (Jesus Hernández e Célia Maria Macêdo) e parentes me transmitiram o dom da fé. Estudei em uma escola católica, e lá fiz a preparação para a Primeira Comunhão e a Crisma. Foram momentos de grande graça. 

Mesmo diante desse contexto, acreditava que Deus ainda era distante de mim. Tudo mudou quando, em julho de 2008, fui convidado para participar de um Acampamento de Jovens promovido pela Comunidade Católica Shalom. Durante aqueles dias, mais precisamente no dia 17, por volta das 16:30, em um momento de adoração, senti-me amado de uma forma nunca experimentada antes, com um amor forte, vivo e que me aceita como sou. 

Depois disso, engajei-me em um grupo de oração e no serviço a outros jovens. Descobri assim que Deus me chamava para deixar meus planos pessoais e abraçar a vida missionária. Após os meus primeiros votos, percebi que Deus queria me dar um outro presente: Ele me chamava a ser sacerdote, para levar o seu Amor a todos e para viver a Sua Vida com todos os seus desafios e graças. Por isso, com alegria quero te responder, Senhor: “Eis que venho, com prazer, fazer a vossa vontade” (Sl 39).

Obs.: Os testemunhos foram enviados pelos seminaristas.

Uma resposta

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais