Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Dom Gregório Paixão, OSB recebe Pálio Arquiepiscopal dia 6/7

 No próximo dia 6 de julho, Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza, receberá a  imposição do Pálio Arquiepiscopal, uma insígnia conferida aos  arcebispos  metropolitanos. O ato solene será realizado na Catedral Metropolitana de Fortaleza, às 10 horas, com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco.

Pálio será entregue ao arcebispo de Fortaleza pelas mãos do Núncio Apostólico em solene celebração na Catedral Metropolitana de Fortaleza dia 6 de julho de 2024, às 10h.

Significado do Pálio 

O Pálio, uma faixa de lã branca adornada com seis cruzes de seda preta, é um símbolo de unidade com o Papa e de responsabilidade pastoral sobre a arquidiocese. Ele é abençoado pelo Papa Francisco durante a celebração do dia dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, e posteriormente entregue aos arcebispos metropolitanos por intermédio dos núncios apostólicos.

A cor branca significa a benevolência para com os humildes e penitentes. Quatro cruzes localizadas na frente e atrás, à direita e à esquerda, o que significa que o bispo deve ter vida, ciência, doutrina e poder. Relaciona-se também com as quatro virtudes cardeais: prudência, fortaleza, temperança e justiça. São da cor púrpura por causa da fé na Paixão de Cristo.

Esta cerimônia é de grande importância para a Igreja , pois o Pálio representa a autoridade e a missão do arcebispo sobre sua Igreja Local. Ao receber este sinal, Dom Gregório Paixão, OSB, é chamado a seguir os passos de São Pedro, mantendo-se firme na fé e na caridade pastoral para com seu rebanho.

A comunidade católica em Fortaleza aguarda com expectativa este momento especial. A cerimônia será um testemunho da continuidade da fé e da missão da Igreja, e fortalecerá os laços entre a comunidade arquidiocesana e a Santa Sé.

Com informações do portal Vatican News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais