Dom Gregório Paixão, OSB, preside missa de encerramento da Festa de São José Operário, em Araturi, Caucaia

No período de 21 de abril a 1º de maio deste ano, ocorreu a festa do padroeiro São José Operário, na Av. Central Oeste, 155, Araturi, Caucaia (CE), com o tema: “São José Operário nos ensina que a esperança não decepciona”. O evento coincidiu com o 10º aniversário de criação da paróquia, o que lhe conferiu ainda mais significado para os fiéis.

Neste ano, a festividade trouxe uma programação repleta de novidades, com atrações sociais que incluíram nomes como Naldo José, The Seven e Cosme, além de xote, show de talentos, show de humor, leilão e forró, bem como um sorteio com dez grandes prêmios e comércio de alimentos e artigos religiosos. Contou também com a presença e colaboração de diversos padres, incluindo Dom José Antonio e Dom Gregório Paixão, que realizou a Celebração Eucarística na quinta-feira, dia de São José Operário, encerrando as comemorações.

Em sua homilia, ele ensinou aos fiéis a verdadeira felicidade: Deus, o Pão da vida e o sustento dos cristãos. Contando uma breve história sobre um homem que vivia em meio às dificuldades da seca, o Arcebispo discorreu sobre a importância da fé junto ao trabalho, à humildade e à esperança. Ele relacionou essa história com a vida de São José, pai adotivo de Jesus e esposo de Nossa Senhora, dizendo:

“Hoje, nós estamos também celebrando a festa de um trabalhador, a festa de um homem esquecido em um lugar no norte de Israel, chamado Nazaré, com a sua família. De um homem que tinha as mãos calejadas, de um homem que foi escolhido pelo próprio Deus para cuidar (…) do seu Filho, Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo.”

Ele continuou explicando a beleza da vida de São José, que era um homem justo, “e ele não fez outra coisa na vida de Jesus e da Virgem Maria senão respeitar, entender, proteger, alimentar e caminhar juntos (…) rezando”. Além disso, Dom Gregório fez um apelo para que os fiéis se juntassem em oração pelos trabalhadores, para que estes tivessem dignidade e seus direitos garantidos, dizendo:

“Hoje, mais do que nunca, rezamos também para que haja dignidade e leis seguras para que o bem chegue a todos, porque esse é o projeto de Deus para todas as pessoas. E que (…) os trabalhadores, sejam eles homens e mulheres, possam sustentar suas famílias pelo labor, pela alegria de saber que o talento desenvolvido também é sinal de sustentação para sua família e para todos aqueles que amam”.

Por fim, ele agradeceu a Deus pelo testemunho, trabalho e fé de José e convidou os fiéis a fazerem o mesmo, além de deixar uma importante mensagem para os filhos que têm pais trabalhadores, contando uma pequena história com uma grande lição: a importância do reconhecimento e da gratidão por aqueles que contribuíram para o bem em sua vida. Assim, ele finalizou:

“Agradeçamos a Deus, porque Ele nos colocou (…) dentro do Seu coração. Agradeçamos a Jesus, que nos revelou tudo aquilo de que nós precisamos para ingressar no coração de Deus. Agradeçamos a intercessão de São José, assim como a da Virgem Maria, porque nos ensinaram, através da simplicidade, como conseguir alcançar o coração daquele que quis ser chamado o carpinteiro, Jesus Cristo”.

Galeria de imagens:

Texto: Luciene Kettelen Flor Sousa, comunicadora da Pascom de Santa Teresinha do Menino Jesus, Marechal Rondon (Jurema), Caucaia – CE. Fotos: Rafael Alves, Comunicador da Pascom de São José Operário, Araturi, Caucaia- CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais