Dom Gregório Paixão, OSB, ordena 16 novos presbíteros para a Igreja de Fortaleza, em 27/10

Catedral Metropolitana de Fortaleza – Foto: Sercom Arqfor

A Arquidiocese de Fortaleza viverá um momento de profunda alegria e renovação vocacional com a ordenação presbiteral de 16 diáconos, que acontecerá no dia 27 de outubro de 2025, às 19h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. A solene celebração será presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo Metropolitano, e contará com a presença de familiares, amigos, membros das comunidades de origem dos candidatos, além de fiéis de toda a Arquidiocese. Para que mais pessoas possam participar deste momento de graça, a celebração será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Arquidiocese de Fortaleza no YouTube.

Fruto de um caminho de formação, discernimento e serviço à Igreja, os novos presbíteros assumirão a missão de pastorear o povo de Deus, anunciar o Evangelho e celebrar os sacramentos com zelo e fidelidade. A ordenação presbiteral representa não apenas a consagração pessoal de cada diácono, mas também o fortalecimento da missão evangelizadora da Igreja em nossa Arquidiocese, que se alegra com o dom de novas vocações a serviço do Reino de Deus.

Acompanhe o testemunho vocacional dos futuros presbíteros:

Diácono Adson Buriol Zanuzo, CCSh

Lema: Não há amor maior que dar a vida pelos seus amigos (Jo 15,13)
Missão de origem: Florianópolis, Santa Catarina
Missão atual: Governo Geral Comunidade Shalom – Aquiraz, CE
Primeira Missa: 28 de outubro, às 18h, no Shalom da Paz, Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota, Fortaleza

Chamado Presbiteral:
Desde jovem, percebia o chamado a ajudar as pessoas a viverem uma vida melhor e mais digna e sentia a necessidade de doar-me integralmente para os outros. O primeiro caminho escolhido foi ser médico, profissão em que me graduei em 2010. Contudo, ao me deparar com a dor dos homens e mulheres que vivem a dor física e existencial pelo desconhecimento de Deus, iniciei a vida missionária junto à Comunidade Shalom em 2012 e, ao passar dos anos, o chamado a ser também um médico das almas por meio do ministério presbiteral aumentou, e ingressei no seminário em 2015. Permaneci na Itália, onde morava desde 2014, e iniciei os estudos de Filosofia junto à Pontifícia Universidade Lateranense em 2017.

Em julho de 2022, obtive o título de bacharel em Teologia e retornei ao Brasil para viver no Governo Geral da Comunidade Shalom, em Aquiraz (CE). Aqui, dentre tantas atividades, aprofundei o chamado sacerdotal servindo na Assistência Comunitária. Durante o período diaconal, através do serviço da pregação da Palavra, da oração e acompanhamento das pessoas, da administração dos sacramentos (batismo, matrimônio) e das funções do diaconato (exéquias, bênção do Santíssimo Sacramento, entre outros), o chamado presbiteral foi se sedimentando e me percebo feliz em, baseado totalmente na graça divina, dar a vida pelo Reino!
Deus os abençoe! Shalom

Diácono Diego Alexsandro Sousa Rocha

Lema:Domine, tu omnia scis” (Jo 21,17)
Paróquia de origem: Paróquia São José – Catedral de Fortaleza
Provisionado na Paróquia: Cristo Rei, Putiú, Baturité
Primeira Missa: 06 de novembro, às 19h30, na Capela Nossa Senhora do Outeiro da Prainha, Centro, Fortaleza

Histórico:
Diego Rocha é o terceiro filho de Carlos Alberto Rocha Filho e Ilma Sousa Rocha. Nasceu em 27 de agosto de 1989, em Fortaleza (CE), bairro João XXIII, paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Parangaba.

Recebeu o Sacramento do Batismo em 01 de outubro, memória de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, do mesmo ano. Em 2008, fez catequese de adultos e recebeu, aos 19 anos, a Primeira Eucaristia.

Em 2010, participou do Seminário de Vida no Espírito Santo na Comunidade Católica Face de Cristo.

No ano de 2011, recebeu o Sacramento da Confirmação na Paróquia de Cristo Rei, no dia 17 de novembro, através de Dom José Luís, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza.

Depois de uma grave situação de saúde, em outubro de 2015 consagrou-se no Carisma Face de Cristo em vista da promoção da santidade dos matrimônios e das famílias.

Em 2018, participou dos Encontros Vocacionais da Arquidiocese de Fortaleza e, em 2020, ingressou no Seminário Propedêutico.

Em 2021, iniciou o curso de Teologia. Realizou estágios pastorais em 2022 e 2023 na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Montese, e, em 2024, na Paróquia São João Paulo II, Acaracuzinho, Maracanaú.

Concluiu a formação inicial no ano de 2024, em que, para a glória de Deus e salvação das almas, foi ordenado diácono em 20 de dezembro de 2024.

Diácono Francisco Dhiego Fontoura da Graça

Lema: “A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)
Paróquia de origem: São José – Lagoa Redonda, Fortaleza
Primeira Missa: 08 de novembro, às 19h, na Matriz da Paróquia Santa Clara de Assis, Conjunto Metropolitano, Caucaia

Nasceu no dia 11 de maio de 1984, filho de Francisco Abreu da Graça e Nosses Mary Paula Fontoura. Foi batizado no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, na Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé.

No dia 5 de junho de 1999, tendo à época a idade de 15 anos, participou de um encontro do grupo de jovens que se chamava Anjos de Deus. Sua vida tomou um rumo que jamais imaginara. Durante um momento de oração, viveram uma dinâmica marcante. Uma passagem bíblica, envolta em uma estrela de Davi feita de papel origami, foi colocada dentro de um copo d’água, que, ao entrar em contato com a mesma, se abria como um símbolo de revelação. A mensagem inscrita era: “Quem quiser me seguir, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16,24). Aquela palavra tocou profundamente seu coração, como se fosse um chamado pessoal de Cristo. Para ele, foi um sinal claro de que Deus o convidava a contemplar o mistério de Sua vontade para sua vida.

No ano de 2016, o chamado ao sacerdócio se tornou mais forte. Um desejo profundo de seguir a Cristo e servir ao próximo refloresceu em seu coração. Após discernimento e acompanhamento vocacional, deu início ao processo formativo, mergulhando em uma verdadeira aventura de fé, estudo e serviço.

A formação sacerdotal revelou-se um caminho exigente, mas ao mesmo tempo repleto de graça. Cada etapa foi essencial para sua maturidade humana e espiritual, preparando-o para o grande compromisso de se configurar a Cristo, o Bom Pastor. Foi ordenado diácono no dia 20 de dezembro de 2024. Agora, a etapa da ordenação sacerdotal se aproxima e, ao olhar para trás, vê que o chamado de Deus é uma verdadeira aventura de amor. Segue com o coração cheio de gratidão, desejando ser sinal da presença de Cristo para todos que terá a possibilidade de encontrar em seu caminhar.

Diácono Francisco Maxsuwel Nunes de Oliveira

Lema sacerdotal: “Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo 21,17)
Paróquia de origem: São José Operário, Araturi, Caucaia
Paróquia onde atua: Nossa Senhora Mãe dos Pobres, Tancredo Neves, Fortaleza
Primeira Missa: 1°/11/2025, 10h, na Igreja Matriz da Paróquia São José Operário, Araturi, Caucaia. Av. Central Oeste, 155
Cor litúrgica: Branca

Testemunho vocacional:
Venho de família católica, especialmente pela minha avó materna, Izabel, minha primeira catequista e quem me ensinou e educou nos caminhos da fé. Desde sempre, me senti chamado a uma consagração especial no seio da Mãe Igreja, e desde pequeno me encantava pela Santa Missa, pelos padres celebrando, pela Eucaristia e pela devoção à Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria. Era muito presente nas Santas Missas e nas festas de padroeiros, e isso foi me alimentando o espírito de entrega e doação ao povo de Deus. Já criança, encenava a Santa Missa para meu bisavô.

Busquei a Primeira Comunhão em 2007, ingressei no grupo de coroinhas e comecei o serviço ao altar do Senhor, mais de perto. Recebi o Crisma em 2012. Como cerimoniário, pude crescer na consciência do chamado a mim feito e, escutando-o, decidi dizer sim e ingressar no seminário, no ano de 2017, após discernimento e acompanhamento.

Realizei os estudos filosóficos de 2018 a 2020, e os teológicos de 2021 a 2024. Fiz estágios pastorais nas paróquias do Passaré, Chorozinho, Pacatuba e Pindoretama. Ao final da Teologia, fui ordenado diácono em 20 de dezembro de 2024, por Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza.

Atualmente, servindo como diácono na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres, Tancredo Neves, Fortaleza, e exercendo função junto ao Tribunal Eclesiástico do Ceará, amadureci o chamado a ser sacerdote, ofertando minha vida, sendo instrumento nas mãos d’Aquele que me elegeu, escolheu e enviou para apascentar suas ovelhas.

Diácono Francisco Roberto de Araújo da Silva

Lema sacerdotal: “Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado.” (1Pd 5,2)
Paróquia de origem: Paróquia Jesus, Maria e José, Guaiúba (CE)
Paróquia atual de pastoral: Paróquia Nossa Senhora da Penha, Sucatinga, Beberibe
Primeira Missa: 05 de novembro, às 19h, na Praça do Santo Cruzeiro, Centro, Guaiúba

Histórico vocacional:
Francisco Roberto nasceu em 27 de dezembro de 1989, em Guaiúba, Região Metropolitana de Fortaleza, filho de Francisco Juvêncio de Araújo (in memoriam) e Francisca de Araújo da Silva. Cresceu em uma família com profunda vivência cristã, destacando-se na comunidade do Santo Cruzeiro, onde aprendeu os fundamentos da fé católica.

Iniciou sua jornada vocacional em 2016, participando dos encontros do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider. Ingressou no seminário em 25 de janeiro de 2017, e seguiu sua formação no Seminário São José de Filosofia, onde cursou Filosofia (2018-2020) e no Seminário São José de Teologia (2021-2024).

Durante sua formação, realizou atividades pastorais nas Paróquias de Jesus, Maria e José, Bairro Antônio Bezerra (2018), Santa Cecília, no Bom Jardim (2019), São João Batista, no Mucunã/Jaçanaú (2022), Nossa Senhora das Graças, em Pindoretama (2023), e Jesus, Maria e José, em Beberibe (2024).

Foi admitido às Ordens Sagradas em 22 de fevereiro de 2021, recebeu os ministérios de Leitor em 30 de novembro de 2022 e Acólito em 30 de novembro de 2023. Foi ordenado diácono pela imposição das mãos de Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, OSB, em 20 de dezembro de 2024. Atualmente, está provisionado para a Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Sucatinga. Ele segue fiel à sua vocação, com o lema “Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado.” (1Pd 5,2), buscando servir ao povo de Deus e ao seu chamado com alegria e dedicação.

Diácono Isaac Nicolas de Abreu Soares, CCSh

Lema sacerdotal: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.” (Mt 11,29)
Origem: Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza
Estágio diaconal: Diaconia Geral da Comunidade Católica Shalom
Primeira Missa: 1° de novembro, às 18h, na Shalom da Paz (Aldeota)

Testemunho vocacional:
Senti o chamado ao sacerdócio pela primeira vez aos 14 anos, durante um Congresso para Jovens promovido pela Comunidade Shalom. Ingressei na Comunidade no ano de 2014 e iniciei o meu percurso seminarístico em 2018, quando fui enviado para a missão da Comunidade em Lugano, na Suíça, onde fiz os meus estudos até o ano de 2024.

Vivi o meu tempo de ministério diaconal servindo na Diaconia Geral da Comunidade Shalom, como coordenador do setor responsável pelo caminho vocacional da Comunidade.

Diácono Joamisson Cunha de Almeida Freitas

Lema sacerdotal: “Permanecei no meu amor”. (Jo 15,9)
Paróquia de origem: São Francisco de Assis – Tapera, Aquiraz
Paróquia do diaconato: São Francisco de Assis – Mangabeira/Eusébio
Primeira Missa: 03 de novembro, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis – Tapera/Aquiraz. Rua José Carlos Gadelha, S/N, às 19h. Missa votiva ao Espírito Santo. Paramento: vermelho

Nasci no dia 4 de janeiro de 1997, na cidade de Cascavel, Ceará. Sou natural da Paróquia São Francisco de Assis, em Tapera, Aquiraz, onde cresci no seio de uma família profundamente religiosa. Desde criança, encontrei na vida da Igreja um espaço de alegria, serviço e sentido. Sempre me encantei com o altar, com a liturgia e com o testemunho dos sacerdotes que passaram pela minha comunidade. Foi nesse ambiente de fé simples e viva que nasceu em mim o sonho de ser padre.

Na infância e juventude, participei ativamente da vida paroquial, exercendo com entusiasmo os serviços de coroinha e catequista. Essas experiências foram decisivas para o amadurecimento da minha fé e para o discernimento da vocação ao sacerdócio, que sempre me acompanhou como um chamado insistente de Deus.

Em 2017, ingressei no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza, iniciando o caminho formativo com o curso propedêutico, seguido dos estudos de Filosofia e Teologia. Ao longo desse percurso, vivi ricas experiências pastorais que me ajudaram a compreender a beleza e os desafios da vida ministerial.

Servi nas paróquias: Nossa Senhora de Fátima – Parque Genibaú (2018-2019), Imaculado Coração de Maria – Henrique Jorge (2020), São Francisco de Assis – Mangabeira/Eusébio (2022-2023) e Nossa Senhora Aparecida – Montese (2024).

Em cada uma delas, encontrei comunidades vivas e acolhedoras, nas quais pude crescer no amor à Igreja e na entrega generosa ao serviço do povo de Deus.

Fui ordenado diácono no dia 20 de dezembro de 2024, pelas mãos de Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, sendo nomeado para exercer o ministério diaconal na Paróquia São Francisco de Assis, em Mangabeira/Eusébio.

Meu lema diaconal é “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Essa frase resume o sentido mais profundo da minha caminhada vocacional: permanecer no amor de Cristo é o fundamento de toda vocação. O chamado de Deus sempre me inquietou, não como um peso, mas como um convite constante a mergulhar mais fundo no mistério do Seu amor. Essa inquietação santa me impulsiona a seguir adiante, com o desejo de ser um sinal da ternura e da presença de Deus no meio do seu povo.

Diácono João Pedro Soares de Sousa

Lema: “In finem dilexit eos” (Jo 13,1) – “Amou-os até o fim.”
Paróquia de origem: Nossa Senhora da Penha – Maranguape
Paróquia onde atua como diácono: Paróquia Bom Jesus dos Aflitos – Parangaba
Primeira Missa: 30 de outubro, 19h, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Centro, Maranguape
Cor litúrgica: Branca

Diácono João Pedro Soares de Sousa é natural de Maranguape (CE). Sua história vocacional nasceu após uma experiência pessoal com o amor de Deus, em um Seminário de Vida no Espírito Santo.

Em uma Santa Missa, sentiu o chamado ao sacerdócio após um questionamento interior: “E por que não ser padre?”

Depois desse questionamento, buscou a resposta e, quanto mais se aprofundava no conhecimento sobre o sacerdócio e a Santa Missa, sentia que era para isso que Deus o chamava.

Ingressou no Seminário Propedêutico em 2016. Em 2019, passou por um período de discernimento fora do seminário. Após esse discernimento, retornou em 2021 para o Seminário de Teologia.

Concluiu a etapa de formação inicial em 2024 e, em dezembro do mesmo ano, foi ordenado diácono no dia 20/12/2024. Agora, aguarda ansiosamente pela ordenação sacerdotal, em que se configurará a Cristo pelo sacramento da Ordem.

Diácono Leandro Santos Oliveira, CCSh

Lema presbiteral: “Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer, produzirá muito fruto” (Jo 12,24)
Origem: Comunidade Católica Shalom
Paróquia onde atua como diácono: Comunidade Shalom de Salvador (BA)
Primeira missa: 29 de outubro, às 18h, Shalom da Paz, Aldeota

Testemunho vocacional:
A partir de uma experiência profunda com o amor de Deus, em 2005, e do consequente chamado vocacional no Carisma Shalom, encontrei o meu lugar na Igreja. Mas havia algo mais que Deus desejava de mim, além de uma vida consagrada a Ele, na vivência do Carisma Shalom e no celibato. Percebi que Deus me chamava a ser instrumento d’Ele, instrumento de cura e reconciliação para os homens, para a vida comunitária, para servir à Igreja.

Após discernimento junto às minhas autoridades, pedi ingresso no seminário, com vistas à formação sacerdotal. Um caminho de crescimento e amadurecimento que forjou em mim a fortaleza necessária para ser dom de Deus para os outros. Caminho que hoje chega ao fim com a ordenação presbiteral — aparente ponto de chegada, mas pleno da força de um novo envio.

Com o coração grato a Deus, à Comunidade Católica Shalom, aos meus irmãos de comunidade, amigos e ao povo de Deus, desejo transbordar as inúmeras graças recebidas nesse processo vocacional, para que Deus continue realizando Sua obra e Sua vontade, a partir do meu pouco e pobre amor, transformado por Ele em oferta agradável e testemunho ao mundo.

Diácono Marcelo Correia da Silva

Lema sacerdotal: “Eu as apascentarei com justiça” (Ez 34,16c)
Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora das Graças, Ideal, Aracoiaba
Primeira missa: 07 de novembro, 19h, na Capela São Camilo, pertencente à Paróquia de Ideal

Nasci em 16 de novembro de 1997, em uma pequena vila no município de Aracoiaba, e cresci distante da vida religiosa. Porém, na juventude, por influência de uma amiga, passei a me envolver com as atividades da Igreja e iniciei minha busca por Deus. Em 2014, aos 16 anos, dei os primeiros passos na fé ao participar da catequese. Nesse mesmo período, iniciei a catequese de Crisma e me engajei em diversas pastorais. Foi durante um dia de adoração, ainda em 2014, que experimentei, de forma intensa, o desejo de me entregar completamente a Deus.

Em dezembro daquele ano, procurei meu pároco, Pe. Rodrigo Castro, e, em fevereiro de 2015, comecei os encontros vocacionais na Região Episcopal de Nossa Senhora da Palma, seguindo, em março, para os encontros em Fortaleza.

Acompanhado por padres formadores, meu pároco e catequistas, aprofundei minha formação espiritual. Em 3 de fevereiro de 2016, recebi os sacramentos da Confissão e da Comunhão pelas mãos do Pe. Rodrigo. Prossegui com a Crisma, que foi conferida pelo vigário episcopal, Pe. Abner, em 18 de dezembro de 2016. Em novembro do mesmo ano, recebi a carta de ingresso para o seminário e, em 25 de janeiro de 2017, iniciei a formação no Seminário Propedêutico.

Entre 2018 e 2020, vivi a etapa filosófica, voltada para o discipulado. De 2021 a 2024, aprofundei-me na etapa teológica, vivendo a configuração sacerdotal. Fui ordenado diácono no dia 20 de dezembro de 2024, no início do Jubileu do Ano da Esperança, pela imposição das mãos de Dom Gregório, OSB, e exerci meu ministério diaconal na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guanacés, município de Cascavel.

Agora, preparo-me com fé e entusiasmo para a ordenação sacerdotal, marcada para 27 de outubro de 2025, com gratidão por toda a caminhada vocacional e consciente da missão que me espera.

Diácono Marcos Vinícius Dantas Lima

Lema sacerdotal: “Eu te amei com amor eterno, por isso conservei para ti o amor.” (Jr 31,3)
Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora de Salette, Bela Vista
Paróquia onde atua: Paróquia Senhora Santana
Primeira missa: 28 de outubro, às 19h, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Salette, Bela Vista

“Quero ser padre.” Essa frase saiu do coração de uma criança ainda nos primeiros anos de vida, quando Deus já sussurrava Seu chamado em meu coração.

No quintal de casa, celebrando “missas” com fé simples e alegre, eu já sentia o Senhor me atraindo com amor eterno. Minha caminhada vocacional começou na Paróquia Nossa Senhora de Salette, como coroinha. Ali aprendi a servir, a escutar e a me apaixonar, cada vez mais, pelo altar.

Nossa Senhora sempre caminhou comigo. Lembro das novenas de maio, caminhando debaixo do andor, sentindo Sua ternura de Mãe me guiando com carinho e firmeza.

Hoje, como diácono na Paróquia Senhora Santana, sigo aprendendo com o povo do sertão — gente de fé viva, que evangeliza com a própria vida. Cada dia é um presente, uma nova chance de dizer “sim” ao chamado de Deus.

Sou fruto da oração da minha família, dos amigos, da paróquia, do exemplo dos que caminham ao meu lado e da fidelidade de um Deus que nunca desistiu de mim.

Que minha vida, hoje como diácono e, em breve, como padre, seja sempre resposta de amor Àquele que me amou primeiro. E que, por onde eu passar, eu leve os sinais desse Amor que transforma, cura e continua chamando.

Diácono Pedro Miguel da Silva Neto

Lema presbiteral:Libera nos a Malo
Paróquia de origem: Paróquia São Diogo, Cajazeiras, Fortaleza
Paróquia onde atua como diácono: Paróquia São Francisco de Assis, Boca do Acre (AM)
Primeira missa: 04 de novembro, às 19h, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Messejana

Sétimo entre dez irmãos, nasci em 22 de agosto de 1996, na cidade de Quixeramobim (CE), e passei minha infância em Mombaça (CE). Após concluir o ensino médio, mudei-me para Fortaleza em busca de novas oportunidades de estudo e trabalho.

Foi nesse tempo que vivi uma experiência profunda com Deus, que transformou minha vida e despertou em meu coração o questionamento sobre minha vocação. Em 2016, iniciei os encontros vocacionais da Arquidiocese de Fortaleza e, no ano seguinte, ingressei no seminário.

Fui ordenado diácono no dia 20 de dezembro de 2024, acolhendo com generosidade o chamado para servir à Diocese de Rio Branco no exercício do ministério diaconal. Desde então, tenho me dedicado inteiramente à consagração e ao serviço ao Reino de Deus, aguardando com fé e alegria minha ordenação presbiteral.

Diácono Rafael Silva César, CCSh

Lema sacerdotal: Totus Tuus
Paróquia de origem: Paróquia Catedral Nossa Senhora das Dores, Januária – MG
Atuação como diácono: Setor de Sacerdotes e Seminaristas da Comunidade Shalom (formação)
Primeira missa: 30 de outubro, às 18h, na Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz, Aquiraz

Sou natural de Januária, cidade do interior do norte de Minas Gerais. Meus pais são Sandra Márcia e Sílvio César, e meus irmãos, Sílvio Rodrigo e Felipe César. Aos 16 anos, minha avó, Maria do Socorro, me levou a um retiro de Pentecostes na Canção Nova, em São Paulo, e foi neste retiro que senti o chamado de Deus ao sacerdócio.

Aos 19 anos, entrei no seminário diocesano pela Diocese de Januária, realizando minha formação nas dioceses de Montes Claros, Campanha e Mariana, onde permaneci como seminarista diocesano por sete anos.

Em 2016, após um tempo de aprofundamento e discernimento com minhas autoridades, pedi desligamento do seminário para fazer uma experiência vocacional na Comunidade Católica Shalom. Nessa comunidade, fui reconhecendo meu chamado e me identificando com a vida e o carisma.

Após as primeiras promessas, discerni o estado de vida e retornei ao seminário. Para concluir bem os estudos, fui enviado para a missão de Roma, onde finalizei a Teologia na Pontifícia Universidade Urbaniana.

Ao final dos estudos, retornei ao Brasil para o estágio pastoral, vindo morar na Diaconia, sede do Governo da Comunidade, em Aquiraz. No primeiro ano, atuei no setor do Economato, e, em 2025, fui discernido para servir no setor de sacerdotes e seminaristas como membro da equipe de formação.

Fui ordenado diácono em 16 de maio, fiz minhas promessas definitivas no Carisma Shalom e meus votos perpétuos no celibato, segundo os Estatutos da Comunidade, no dia de São Francisco. Terei a alegria de ser ordenado sacerdote no dia 27 de outubro de 2025.

Diácono Ricardo Florêncio de Sena, CCSh

Lema sacerdotal: “O Espírito do Senhor está sobre mim…” (Lc 4,18-19)
Paróquia de origem: Capela Santa Luzia, Paróquia São João Eudes (Luciano Cavalcante) / Comunidade Católica Shalom
Atuação como diácono: Pastoral do Colégio Shalom
Primeira missa: 03 de novembro, às 19h, Shalom da Paz

Descobri minha vocação ao sacerdócio após participar de um Seminário de Vida no Espírito Santo promovido pela Paróquia São João Eudes, na Capela Santa Luzia, que contou com a participação da Comunidade Católica Shalom.

Segui meu chamado dentro da vocação Shalom como membro da Comunidade de Vida e iniciei os estudos de Filosofia em 2014, concluindo essa etapa em 2017.

De 2018 a 2020, vivi o estágio pastoral na missão da Comunidade Shalom em Vitória – ES. Retornei aos estudos de Teologia em 2021, finalizando em 2024.

Fui ordenado diácono em 20 de dezembro de 2024 e enviado a servir na pastoral do Colégio Shalom, onde tenho crescido no serviço a Deus por meio da evangelização de jovens e crianças.

Diácono Ruan Alif Mendes de Lima

Lema sacerdotal: “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!” (Fl 4,4)
Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora das Graças, Parque Santa Maria, Fortaleza
Primeira missa: 29 de outubro, às 19h, Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Parque Santa Maria, Fortaleza

Sou um jovem que encontrou sua vocação espiritual desde cedo. Antes de ingressar no seminário, em 2017, já atuava intensamente na Paróquia Nossa Senhora das Graças, especialmente no ministério de música. A música foi uma grande porta de entrada para minha vivência de fé, e através dela pude evangelizar e crescer espiritualmente.

Em 2017, decidi responder a um chamado mais profundo e iniciei minha formação no seminário. Ao longo de oito anos de preparação espiritual, pastoral e acadêmica, fui amadurecendo e confirmando minha vocação.

Em 2024, fui ordenado diácono e, com o coração cheio de gratidão e esperança, me preparo agora para o sacerdócio. Desejo servir a Deus e à Igreja com alegria e generosidade, sendo um canal de graça para o povo que o Senhor me confiar.

Diácono Ygor Amaro Teixeira Asevedo

Lema sacerdotal: “Para a maior glória de Deus e salvação das almas”
Paróquia de origem: Paróquia São Diogo, Cajazeiras, Fortaleza
Paróquia onde atua como diácono: Paróquia São Francisco de Assis, Palmácia
Primeira missa: 31 de outubro, às 18h, Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, Palmácia

Sou filho de José Gonçalves Asevedo e Maria Teresa de Sousa Teixeira Asevedo. Nasci em Fortaleza, Ceará, em 1996. Fui batizado em 14 de outubro de 1998 e recebi a Primeira Comunhão e Crisma em 14 de novembro de 2015, na Paróquia São Diogo, em Cajazeiras.

Minha caminhada cristã começou em 2013, ao iniciar a preparação para o Crisma. Após a conclusão, em 2015, participei de um retiro espiritual para jovens, a convite de minha irmã, Kamilla Maria. Foi nesse retiro que nasceu em mim um desejo mais profundo de fé e de oração.

Em 2016, ingressei na comunidade Servos por Amor, onde meus pais já participavam. Ali, aprofundei minha vida espiritual, com forte vivência de adoração ao Santíssimo Sacramento. Nesse tempo, comecei a me questionar sobre minha vocação.

Convidado por um amigo, Pedro Miguel, iniciei uma experiência vocacional no Seminário Propedêutico. Mesmo com dúvidas, sentia que Deus me conduzia. Ao fim de 2016, fui aceito no seminário.

Ao longo da formação, confirmei minha vocação sacerdotal. No início, adotara o lema: “Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir” (Jr 20,7).

Na etapa teológica, compreendi melhor o chamado de Deus para ser um sacerdote eucarístico, consagrado ao consolo do Coração de Jesus e à salvação das almas. Adotei então meu atual lema: “Para a maior glória de Deus e salvação das almas.”

Em 2025, movido pelo desejo de seguir mais de perto o Senhor, pedi à Santa Igreja o sacramento da Ordem do Presbiterato.

Com espírito de gratidão e alegria, a Arquidiocese de Fortaleza louva a Deus pelo dom das vocações e pela generosa resposta destes 16 diáconos, agora presbíteros a serviço do Povo de Deus. Unidos em oração, pedimos que o ministério de cada um seja fecundo, marcado pelo zelo pastoral, pela fidelidade à Igreja e pela caridade no anúncio do Evangelho, para a maior glória de Deus e salvação das almas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais