Dom Gregório Paixão, OSB, ordena 16 diáconos nos 47 anos da Catedral Metropolitana

Foto: Christian Bacelar

Peregrinos de Esperança neste Ano Jubilar, a Igreja de Fortaleza é convidada a celebrar, no próximo dia 22 de dezembro de 2025, às 19h, os 47 anos de Dedicação da Catedral Metropolitana de Fortaleza, ocasião em que serão ordenados 16 novos diáconos para o serviço do Povo de Deus. A Solene Celebração Eucarística será presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, e concelebrada pelo clero arquidiocesano, com transmissão ao vivo pelo canal da Arquidiocese no YouTube.

O evento, realizado no coração da Arquidiocese, será um momento histórico e profundamente significativo, unindo fé, gratidão e esperança. Ao redor do altar da Catedral estarão reunidos sete seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza, quatro seminaristas da Comunidade Católica Shalom e cinco religiosos do Instituto Filhos de Sant’Ana, que receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem.

Desde os primórdios da Tradição Apostólica, o ministério diaconal representa um serviço essencial à Igreja. O diácono é chamado a viver a dimensão do “servir” como expressão concreta do amor de Cristo, sendo aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana e a atender, de modo especial, às necessidades dos mais pobres. Seu ministério se fundamenta na tríplice dimensão do serviço — da Palavra, do Altar e da Caridade — como expressão viva da presença de Cristo Servo.

O diaconato é, portanto, um testemunho do amor que se faz serviço e presença nas realidades humanas. Cada um dos ordenandos traz consigo uma história de fé, vocação e entrega generosa, fruto do chamado de Deus e da caminhada formativa vivida com intensidade nas diversas comunidades e instituições religiosas.

Nesta celebração jubilar, a Arquidiocese eleva a Deus sua gratidão e esperança, reconhecendo nos novos diáconos o sinal da vitalidade da Igreja e da ação do Espírito Santo que continua a suscitar vocações ao serviço do Evangelho. Unidos em oração, peçamos ao Senhor que fortaleça cada um destes irmãos em sua nova missão, para que, configurados a Cristo Servo, possam anunciar com alegria o Reino de Deus.

“A esperança não decepciona” (Rm 5,5) — que esta verdade inspire toda a comunidade arquidiocesana a viver com fé e entusiasmo este tempo de graça e comunhão.

Conheça a história vocacional dos futuros diáconos:

Seminarista Alan Freitas Costa, CCSh


Lema Diaconal: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27)
Comunidade Católica Shalom

Alan Costa é o filho único de Abílio Silva Costa e Idalcília Dias Freitas Costa. Nasceu em 8 de outubro de 1990, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no bairro Botafogo. Nascido em um berço católico, foi bem educado na fé, desde cedo expressando uma profunda ligação com o sagrado.

Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 19 de janeiro de 1991, na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Depois de um grande processo de catequese, feito por seu próprio pai, em 15 de abril de 2001 recebeu sua Primeira Comunhão. Por fim, no ano de 2007, já morando em São Luís (MA), recebeu o Sacramento da Crisma, um forte momento de experiência com o Espírito Santo.

Em 2008, participou do Seminário de Vida no Espírito Santo na Comunidade Católica Shalom, onde teve uma grande experiência com o amor misericordioso de Deus. No ano de 2011, ingressou no postulantado da Comunidade de Vida da mesma comunidade, indo morar em Teresina. Em 2013, deu mais um passo e entrou no discipulado, na cidade de Quixadá — tempo de formação humana, espiritual, carismática e sobre a Igreja.

Depois, no ano de 2014, foi enviado para a cidade de Juazeiro do Norte. Ali, em um processo de escuta de Deus e diálogo com as autoridades da Comunidade, discerniu o seu chamado ao sacerdócio, dando início aos estudos no ano seguinte. Dessa forma, em 2015, foi transferido para o bairro de Fátima, em Fortaleza, onde começou seus estudos na Faculdade Católica de Fortaleza.

Após concluir os estudos de Filosofia em 2017, foi transferido para Manaus, onde viveu um tempo de missão e continuou o seu processo formativo durante dois anos. Logo depois, foi transferido para Maceió, onde concluiu esta etapa, aprofundando sua formação humana.

Assim, em 2021, retornou à Arquidiocese de Fortaleza, particularmente à Diaconia Geral da Comunidade Shalom, em Aquiraz, onde vivenciou a etapa de configuração e iniciou os estudos de Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza. No mesmo ano, deu um grande passo na vivência comunitária, fazendo suas promessas definitivas no Carisma. Dois anos depois, fez seus votos perpétuos no celibato, unindo-se a Cristo de forma mais profunda.

Em 2024, concluiu os estudos de Teologia e viveu mais um ano de missão na Diaconia, aprofundando sua vida espiritual e humana, além de crescer ainda mais no serviço a Deus e aos irmãos. Assim, no ano seguinte, deu prosseguimento ao caminho rumo ao sacerdócio, esperando ser ordenado diácono em 22 de dezembro de 2025.

Seminarista Alex Mytchell Mendonça de Isidoro


Lema: “Ut habeant gaudium meum” (Jo 17, 13b)
Paróquia de origem: Nossa Senhora da Piedade – Joaquim Távora, Fortaleza

Alex Mytchell Mendonça de Isidoro nasceu em Fortaleza, no dia 3 de fevereiro de 1999, sendo o segundo filho do casal Jean Carlos de Isidoro e Teresa Cristina Maciel Mendonça de Isidoro.

Desde o nascimento, cresceu em uma família católica. Foi batizado em 24 de março de 2002, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no bairro Joaquim Távora. Viveu a infância em um ambiente familiar tranquilo, marcado pelo testemunho de fé e simplicidade dos avós maternos e de sua madrinha, religiosa Filha da Caridade. Nesse lar acolhedor e simples, nasceu ainda na infância o desejo de ser padre.

Recebeu a Primeira Eucaristia em 14 de dezembro de 2008. Demonstrando grande interesse e curiosidade pelas ações litúrgicas, ingressou logo depois no grupo de coroinhas de sua paróquia, onde aprendeu com paciência o serviço do altar. Até receber o Sacramento da Crisma, em 23 de novembro de 2014, guardava em seu coração um desejo silencioso, mas firme, de ser padre — desejo sempre confirmado quando alguém lhe fazia essa pergunta.

Participou ativamente da vida paroquial, integrando o grupo de jovens, a pastoral litúrgica e servindo como catequista de crianças e adolescentes para a crisma. Ao concluir o Ensino Médio, em meio aos questionamentos próprios da juventude, foi incentivado por seu pároco, Pe. Américo de Vasconcelos, SDB, a discernir o chamado que sentia. Assim, acolheu o convite de Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, então bispo auxiliar, para participar dos Encontros Vocacionais da Arquidiocese de Fortaleza nos anos de 2016 e 2017.

Ingressou no Seminário Propedêutico Cardeal Dom Aloísio Lorscheider em 28 de janeiro de 2018. No ano seguinte, iniciou o curso de Filosofia no Seminário São José, concluindo a graduação em 2021. Em 2022, ingressou no Seminário de Teologia, sendo admitido às Ordens Sacras em 14 de fevereiro do mesmo ano, recebendo o ministério de leitor em 2023 e o de acólito em 2024.

Em 2025, ao aproximar-se alegremente da Ordenação Diaconal, escolheu como lema “Ut habeant gaudium meum” (Jo 17,13b) — “Para que tenham a minha alegria” — recordando o tema da alegria no Evangelho de São João como expressão pascal e dom de Cristo aos seus. Essa mesma alegria, que nasce do cumprimento da vontade do Pai, exprime também o sentido profundo de sua vocação: encontrar, no serviço generoso a Deus e à Igreja, a verdadeira alegria de fazer em tudo a vontade do Senhor.

Seminarista Antônio Mateus Monteiro da Silva

Lema: “In caritate perpetua dilexi te” – Com amor eterno eu te amei (Jr 31, 3)
Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Centro, Pacajus

Antônio Mateus Monteiro da Silva nasceu em 10 de outubro de 1999 e é filho único de Maria Aubaniza Monteiro de Castro e Francisco da Silva Messias. Desde pequeno foi introduzido na fé católica por sua mãe e sua avó, que o levavam às novenas do mês de maio, terços e missas na comunidade onde residem até hoje.

Mateus foi batizado em 2 de setembro de 2000 e, aos 8 anos, demonstrou interesse pela música litúrgica, sendo convidado a compor o coral da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na mesma rua de sua família. Aos 10 anos começou a aprender a tocar violão sozinho, de ouvido, além de outros instrumentos, servindo nas missas, celebrações e terços da comunidade, animando esses momentos.

Aos 13 anos ingressou no grupo de coroinhas de sua paróquia, onde serviu por sete anos. Um jovem de muitos sonhos e projetos, manifestava desejo pela vocação sacerdotal, percebido pelo seu pároco da época, Rev. Sr. Pe. Adair, que passou a acompanhá-lo.

Em 2017, foi encaminhado aos encontros vocacionais no Seminário Propedêutico, recebendo ao término do ano o convite para um estágio vocacional de uma semana. No dia 28 de janeiro de 2018, iniciou formalmente seu percurso de discernimento, passando pelos Seminários de Filosofia e Teologia, totalizando oito anos de formação inicial.

Hoje, aos 26 anos, Mateus dará um sim definitivo a Deus por meio da Ordenação Diaconal. Seu lema ministerial é “Com amor eterno eu te amei” (Jr 31, 3), expressando o desejo de amar a todos com o mesmo amor com que Deus o ama.

Seminarista Irmão Heitor Pereira Dias, FSA

Lema: Omnibus omnia factus sum! (1 Cor 9, 22)
Paróquia de origem: Catedral de Sant’Ana de Caicó – Diocese de Caicó (RN)

Ir. Heitor Pereira Dias, FSA, é filho único de Zenildo Dias de Araújo e Maria das Graças Pereira, nascido em 7 de outubro de 1992 em Caicó-RN. Foi batizado em 23 de novembro do mesmo ano na Catedral de Sant’Ana e recebeu a Primeira Eucaristia em 5 de outubro de 2003.

Foi crismado em 23 de maio de 2008 por Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFM, Cap. Em 2014, auxiliado pelos encontros vocacionais promovidos pelas Irmãs Filhas do Amor Divino, ingressou no processo vocacional do Instituto dos Filhos de Sant’Ana. Entrou na vida conventual em 23 de abril de 2016, professando os primeiros votos em 14 de outubro de 2019 e os votos perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência em 19 de março de 2024.

Formou-se em Filosofia em 2021 e em Teologia em 2025. Próximo à ordenação, deseja continuar crescendo em fidelidade a Deus e ao seu carisma como religioso.

Seminarista Irmão Jeferson Barbosa da Silva Lima, FSA

Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34)
Congregação: Instituto Filhos de Sant’Ana
Paróquia de origem: Paróquia São Pedro e São Paulo, Quintino Cunha, Fortaleza

Irmão Jeferson Barbosa da Silva Lima nasceu em 10 de julho de 1995, filho de Telmo das Chagas Lima e Cristiane Barbosa da Silva. Foi batizado em 8 de outubro de 2001 na matriz de São Pedro e São Paulo, Quintino Cunha, Fortaleza. Desde criança foi envolvido pela fé católica apresentada por sua tia, Maria José.

Recebeu a Primeira Eucaristia em 22 de novembro de 2008 e foi crismado em 19 de novembro de 2010 por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR. Participou ativamente de grupos e movimentos de sua paróquia, como a Legião de Maria, catequese, coroinhas e mestre de cerimônias.

Iniciou seu discernimento vocacional com o Pe. Jânio, da Congregação da Missão, e posteriormente ingressou no carisma dos Filhos de Sant’Ana. Entrou no Aspirantado em 22 de fevereiro de 2014, no Postulantado em 15 de setembro de 2014, no Noviciado em 7 de dezembro de 2016 e professou os primeiros votos em 8 de dezembro de 2017, iniciando o curso de Filosofia.

Após a profissão perpétua em 8 de dezembro de 2021, ingressou no curso de Teologia. Seu lema diaconal é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

Seminarista Irmão Jefferson da Silva Massena, FSA

Lema: “O que eu te ordenar falarás.” (Jr 1,7)
Congregação: Instituto Filhos de Sant’Ana
Paróquia de origem: Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim – São José de Mipibu (RN)

Irmão Jefferson da Silva Massena nasceu em 26 de novembro de 1992, filho de João Batista Massena de Lima e Maria José Paulo da Silva. Foi batizado aos 11 anos, em 7 de dezembro de 2003, na Capela de São Francisco de Assis, em Pau Brasil, São José de Mipibu (RN). No dia seguinte, 8 de dezembro de 2003, recebeu a Primeira Eucaristia pelas mãos do Reverendíssimo Dom Francisco Canindé Palhano, bispo emérito da Diocese de Petrolina.

Desde a infância, sua caminhada de fé foi alimentada pelo testemunho e incentivo de sua família, que o conduzia à Santa Missa e o educava nos valores cristãos. Foi crismado em 28 de outubro de 2012, pelas mãos de Dom Jaime Vieira Rocha, bispo emérito da Arquidiocese de Natal, na Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, onde atuava pastoralmente na Fraternidade Monsenhor Antônio Barros. Nesse mesmo ano, conheceu o Instituto Filhos de Sant’Ana, iniciando seu caminho de discernimento vocacional.

Após dois anos de acompanhamento e discernimento, ingressou oficialmente no Instituto em 22 de fevereiro de 2014. Concluiu a formação inicial e, em 8 de dezembro de 2017, professou seus primeiros votos religiosos. Com fé e generosidade, continuou sua caminhada vocacional, professando em 8 de dezembro de 2021 seus votos solenes de castidade, pobreza e obediência.

No âmbito acadêmico, cursou Filosofia no Centro Universitário Claretiano entre 2018 e 2020 e, posteriormente, Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza entre 2022 e 2025. Recebeu o Ministério do Leitorato em 2023 e o Ministério do Acolitato em 2025.

Tendo como lema diaconal “O que eu te ordenar falarás” (Jr 1,7), Irmão Jefferson deseja ser voz profética, anunciando a verdade do Evangelho e colaborando com a construção do Reino de Deus.

Seminarista José Maurício de Oliveira Lima Neto

Lema: “Quid retribuam Domino” (Sl 115)
Paróquia de origem: Paróquia de São João Batista – Tauape, Fortaleza

José Maurício nasceu em 29 de junho de 1990, filho de José Maurício de Oliveira Lima Júnior e Rebecca da Frota Leite Oliveira Lima, sendo o mais velho dos três filhos do casal. Cresceu em uma família católica e, desde cedo, viveu em um ambiente familiar religioso, aprendendo os fundamentos da fé.

Após participar de um Seminário de Vida no Espírito Santo na Comunidade Católica Face de Cristo, sentiu uma necessidade maior de doação ao serviço da Igreja, dedicando mais tempo às atividades da comunidade e de sua paróquia de origem, São João do Tauape. Buscou aconselhamento com a Promoção Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza e, durante os Encontros Vocacionais de 2017, foi chamado a adentrar o Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider em 28 de janeiro de 2018, memória de Santo Tomás de Aquino.

Em 2019, ingressou no Seminário São José de Filosofia e, em 2022, passou a residir no Seminário São José Teologia, sendo admitido às ordens sacras. Nos anos de 2023 e 2024, recebeu respectivamente os ministérios de leitor e de acólito. Em 2025, prepara-se para sua ordenação diaconal, com o coração cheio de alegria e gratidão, desejando viver concretamente seu lema: “Quid retribuam Domino” (Que retribuirei ao Senhor Deus), como resposta ao amor misericordioso de Deus.

Seminarista Maclyston do Nascimento Silva

Lema: “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27)
Paróquia de origem: Paróquia Imaculado Coração de Maria – Henrique Jorge, Fortaleza

Maclyston do Nascimento Silva é o primogênito de Espedito Lima da Silva e Francisca Francilene Benício do Nascimento. Nasceu em 9 de julho de 1990, em Fortaleza – CE.

Ao longo de sua caminhada de fé, sempre esteve presente na paróquia de origem, servindo com dedicação e alegria nas atividades comunitárias. Aos 21 anos, o então pároco, Pe. Severino Guedes, convidou-o a colaborar no atendimento aos enfermos e idosos, integrando o Ministério Extraordinário da Sagrada Eucaristia. Nessa missão, Maclyston levava Jesus aos que estavam impossibilitados de participar das celebrações na igreja.

Em outubro de 2016, viveu uma profunda experiência espiritual no Encontro de Jovens com Cristo (EJC), que o impulsionou a “avançar para águas mais profundas” (Lc 5,4) e a discernir com maior clareza o chamado de Deus: “Sentia uma inquietude, como alguém que precisasse dar uma resposta a Jesus”. Após o encontro, procurou o promotor vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, Pe. Vicente Gomes de Oliveira, que o encaminhou aos encontros vocacionais em 2017.

No dia 28 de janeiro de 2018, memória de São Tomás de Aquino, Maclyston deu início à “divina aventura” de seguir Jesus Cristo, ingressando no Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider. Passados quase oito anos, reafirma com convicção que essa foi a decisão mais acertada de sua vida: “Eu não seria feliz fora do seminário, eu não seria feliz fora da Igreja. ‘Eu fico aqui; este é o lugar que preferi’ (Sl 131).”

Seminarista Marcos Lopes Cavalcanti Fernandes, CCSh

Lema: “O Senhor fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49)

Marcos Lopes Cavalcanti Fernandes é o terceiro filho de Paulo Sérgio e Carlota Lopes, nascido em 27 de fevereiro de 1987 e batizado na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio-RJ.

Em 17 de maio de 2001, fez uma forte experiência com a Misericórdia de Deus. Este encontro marcante suscitou em seu coração um forte desejo de servir ao Senhor e dar de graça aquilo que de graça recebeu. No ano de 2009, em um retiro promovido pela Comunidade Católica Shalom, sentiu o despertar vocacional para seguir a Jesus Cristo por meio do Carisma Shalom, tornando-se discípulo e ministro da Paz. Marcos iniciou, então, um processo de escuta e discernimento da voz do Senhor e, após aprofundar esse chamado, ingressou no seminário para a formação sacerdotal.

O tempo de seminário vivido na Diaconia Geral Shalom foi marcado por uma forte experiência humana e espiritual. Durante esses anos, dedicou-se a aprofundar o chamado ao sacerdócio no carisma Shalom e compreendeu que este dom de serviço em favor do Reino é fruto da misericórdia do Senhor, que escolhe aqueles que Ele quer, conforme Mc 3,13: “E chamou a si os que ele queria, e eles foram até ele.”

A Ordenação Diaconal é, para Marcos, a confirmação desse chamado a ser servidor da Igreja na Palavra, na Liturgia e na Caridade. Por isso, escolhe como seu lema o trecho do Magnificat: “O Senhor fez em mim maravilhas” (Lc 1,49), reconhecendo que este dom é graça divina e, unido à Virgem Maria, se une para louvar ao Senhor, que escolhe os pequenos para manifestar sua infinita misericórdia e ofertá-la em serviço generoso a Deus pela Igreja em favor de todos os homens.

Seminarista Marcos Luann Queiroz e Carvalho, CCSh

Lema: “Cantarei para sempre as misericórdias do Senhor” (Sl 89,2)
Paróquia de origem: Mãe Santíssima, Parque Dois Irmãos, Fortaleza

Marcos Luann Queiroz e Carvalho nasceu em Fortaleza no dia 18 de outubro de 1989. Filho de Raimundo Carvalho de Albuquerque e Maria das Graças de Queiroz Albuquerque, foi batizado em 6 de dezembro de 2001 na Capela São Francisco, Passaré, em Fortaleza.

Em 2008 recebeu o Sacramento da Crisma por Dom José Luiz Ferreira Sales, CSsR, então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, na mesma comunidade em que foi batizado. A partir desse período, tornou-se mais assíduo na vida da Igreja, participando do Encontro de Jovens com Cristo da paróquia Santíssima Trindade – José Walter.

Em julho de 2009 participou do Acamp’s, acampamento de jovens da Comunidade Católica Shalom, onde teve uma profunda experiência com o amor de Deus, que transformou sua vida. Em 2010 participou do Renascer, ocasião em que, ao escutar a voz de Deus, passou a integrar um grupo de jovens da Comunidade Católica Shalom.

Após dois anos de caminho vocacional Shalom, ingressou no postulantado da Comunidade em 2013, indo morar em São Luís, Maranhão. Em 2017 ingressou no seminário, iniciando um período de profundo autoconhecimento e amadurecimento humano, intelectual e vocacional. No ano de 2025, com o coração cheio de expectativa e alegria, prepara-se para a sua ordenação diaconal, tendo como lema “Cantarei para sempre as misericórdias do Senhor”, desejando tornar mais conhecido o amor misericordioso de Deus.

Seminarista Marley Saulo Freire Guerra

Lema: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5)
Paróquia de origem: São Francisco de Assis – Canindezinho, Fortaleza

Marley Saulo Freire Guerra nasceu em 18 de setembro de 1998, em Maracanaú, filho de Antônio Márcio de Queiroz Guerra e Maria Alaíde Freire Neta. Foi batizado em 16 de maio de 1999, na Igreja de São José, no bairro Vila Pery.

A vocação de Marley nasceu no seio familiar, cultivada especialmente por sua avó, que o introduziu na vida de fé e o acompanhava nas missas e atividades paroquiais. Ainda criança, Marley recorda com carinho o momento em que, aos cinco anos de idade, durante sua festa de formatura do ABC, ao ser questionado pela professora sobre o que gostaria de ser quando crescesse, respondeu espontaneamente: “Quero ser padre!” Essa resposta surpreendeu toda a família, tornando-se o primeiro sinal de um chamado que, aos poucos, se confirmaria ao longo do tempo.

Em 2010, fez a Primeira Eucaristia e, logo depois, ingressou no grupo de coroinhas, onde descobriu a beleza do serviço ao altar. Com o passar dos anos, aprofundou sua participação na comunidade, integrando a Pastoral da Liturgia e a Catequese na Paróquia São Francisco de Assis, no Canindezinho.

O desejo de discernir o chamado amadureceu e, após participar dos encontros vocacionais em 2016 e 2017, Marley ingressou, em 28 de janeiro de 2018, no Seminário Propedêutico, contando sempre com o apoio da família e amigos. Deu continuidade à sua formação no Seminário São José, cursando Filosofia (2019–2021) e Teologia (2022–2025).

Hoje, ao aproximar-se da ordenação diaconal, Marley contempla com alegria o caminho percorrido e reconhece a presença constante de Deus que o guiou em cada etapa. Deseja servir com um coração disponível, sendo sinal de esperança e instrumento de comunhão. Seu lema, retirado do Evangelho de João — “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5) — exprime o fundamento de sua vocação: permanecer unido a Cristo, a fonte de toda graça e missão.

Seminarista Rodrigo de Negreiros Moura

Lema “Vi, então, um céu novo e uma terra nova” (Ap 21,1)

Rodrigo de Negreiros Moura é seminarista da Arquidiocese de Fortaleza. Ao relatar sua história vocacional, lembra que a palavra “testemunho” é a mais adequada, pois na sua essência grega se aproxima de martírio. Neste período, prestes a receber a ordenação diaconal, Rodrigo percebe sua vida como resposta de serviço a Deus, uma forma de martyria.

O sacerdócio sempre esteve, de algum modo, em seu horizonte, por ter uma família católica envolvida com o mundo religioso, seja por amizade com missionários consagrados ou com padres. Tomou consciência de um chamado pessoal aos 22 anos. Após períodos distantes da Igreja, participou da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, onde teve uma forte experiência com a Eucaristia, que o fez intuir a necessidade de ofertar sua vida a Deus.

Aos 22 anos, ingressou no postulantado da Comunidade Católica Shalom, mudando-se para Aparecida, São Paulo. Vivenciando intensa vida de serviço e oração, sentiu-se atraído pelo sacerdócio, contagiado pela ação de Deus em seu coração. Ao longo dos anos, com a ajuda de formadores, percebeu que a intervenção divina estava alinhada com seu desejo interior, levando-o a assumir o chamado e reconhecer sua importância para ele, sua família e todos os que seriam alcançados por seu serviço.

Rodrigo busca viver este período anterior à ordenação em duas perspectivas: a doação de vida (martyria), que se concretiza ao longo de cada etapa, e o sentido pleno da vida, inerente à vocação, que preenche o vazio interior e dá propósito à existência.

Seminarista Rogério Ferreira Lima Gomes Alves, CCSh

Rogério Gomes experimentou o amor de Deus em 2002, no Acampamento de Jovens Shalom, que mudou seu modo de pensar e agir. Em 2010, participou do Renascer Shalom, saindo com grande desejo de santidade, engajando-se em grupos de oração e servindo por dois anos até o caminho vocacional Shalom.

Em 2011, no dia de seu aniversário, Deus o chamou ao sacerdócio, mudando totalmente seus planos e despertando nele o desejo de fazer apenas a vontade de Deus. Em 2014 ingressou no seminário, que preparou sua formação humana, espiritual e intelectual. Agora, tendo concluído os estudos, Rogério olha para trás cheio de gratidão por tudo que Deus realizou em sua vida, preparando-o para a ordenação diaconal e para o novo tempo de missão que terá pela frente.

Seminarista Irmão Rômulo de Melo Balbino, FSA

Lema: “Chamei-te pelo teu nome, tu és meu!” Is 43,1

Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora Assunção – Natal (RN)

Rômulo Balbino é o primeiro filho de Romildo Balbino e Maria Iolanda de Melo, nasceu em 11 de setembro de 1992, em Natal (RN), bairro Guarapes, Paróquia Nossa Senhora Assunção, Guarapes.

Recebeu o Sacramento do Batismo em 05 de dezembro de 1993. Recebeu a Primeira Eucaristia em 2003, aos 10 anos.

De família católica, ativo na vida paroquial de sua comunidade, desde criança era membro do Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica.

Em 2013, começou a frequantar os encontros vocacionais do Instituto Filhos de Sant’Ana. Ingressou no mesmo Instituto em 2014. Professou os primeiros votos em 2017. Em 2021 professou solenemente os votos de Castidade, Pobreza e Obediência no Instituto.

Concluiu a graduação em Filosofia em 2020. E, neste ano da graça do Senhor, conclui a graduação em Teologia e, para a Glória de Deus e salvação das almas, espera ser ordenado Diácono em 22 de dezembro de 2025.

Seminarista Samuel Lucas Miranda Ferro

Lema: “Ut omnes unum sint” (Jo 17, 21)

Paróquia de origem: Paróquia São Francisco de Assis, Vila Velha, Fortaleza

Samuel Lucas Miranda Ferro nasceu em Fortaleza, em 1995, filho de Manoel Ferro e Maria Miranda. Ainda com poucos dias de vida, recebeu o Batismo na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Martinópole (CE). Em sua cidade natal, aos 10 anos, recebeu a Primeira Eucaristia, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, e, aos 16, o sacramento da Crisma das mãos de Dom José Antônio, na Capela de Santa Edwiges, no bairro Vila Velha.

Educado na fé católica pela família, foi nesse berço que Samuel cresceu e amadureceu nas virtudes cristãs. Ali, os sinais da vocação sacerdotal, demonstrados desde os primeiros anos de vida, encontraram terreno fértil para germinar. O florescimento desse chamado se deu especialmente no exercício dos trabalhos pastorais, sobretudo como catequista de Crisma e de coroinhas na hoje Paróquia São Francisco de Assis, Vila Velha.

Na juventude, Samuel conciliava a graduação em Contabilidade e o trabalho com dedicação às ações paroquiais, vivendo a fé no serviço à comunidade. Foi nessa dinâmica que o ano de 2015 marcou o momento decisivo de seu discernimento, ao participar da Missa do Crisma na Catedral de Fortaleza, teve uma profunda experiência vocacional, na qual percebeu com clareza o chamado ao sacerdócio. A partir dessa experiência, aprofundou seu discernimento vocacional na Arquidiocese de Fortaleza, culminando com seu ingresso no seminário em janeiro de 2018.

Após quase oito anos de formação inicial, será ordenado diácono transitório para o serviço da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sua ordenação, escolheu como lema o versículo “Ut omnes unum sint” (Jo 17,21), “para que todos sejam um”, n’Aquele de quem brota o dom da vocação, fonte e modelo de toda comunhão.

Seminarista Irmão Talyson Farias do Nascimento, FSA

Lema: Cumpre o dever de cada momento; faz o que deves e está no que fazes” São Josemaría Escrivá

Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Álvaro Weyne, Fortaleza

 Ir. Talyson Farias do Nascimento, FSA é filho de Lindomar Carneiro do Nascimento e Maria da Paz Farias do Nascimento, nasceu a 3 de janeiro de 1996, em Fortaleza-CE. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 5 de março do mesmo ano na comunidade São Sebastião em Fortaleza (CE) no bairro Presidente Kennedy.

Em 2011 dar início ao seu processo vocacional no Instituto dos Filhos de Sant’Ana. Tem seu ingresso na vida conventual no dia 21 de fevereiro de 2014, professando os primeiros Votos no dia 8 de dezembro de 2017; professa os Votos Perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência no dia 8 de dezembro de 2021.

Formou-se em filosofia em 2021 e em teologia neste presente ano de 2025. Então, ao se aproximar sua ordenação deseja continuar crescendo em fidelidade a Deus e ao seu Carisma próprio como Religioso.

O caminho de cada seminarista apresentado reflete a beleza do chamado vocacional e a fidelidade ao plano de Deus em suas vidas. Entre experiências de fé, discernimento e serviço, todos caminharam com dedicação, construindo uma história marcada pela oração, pelo estudo e pelo compromisso com a Igreja. Ao se aproximarem da ordenação diaconal, esses futuros diáconos se colocam à disposição do Senhor e da comunidade, prontos para anunciar o Evangelho, servir com generosidade e serem sinais vivos da misericórdia de Deus no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais