Deus infinito em todo o finito - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Deus infinito em todo o finito

No mundo, no qual nos encontramos e estamos inseridos, nada é permanente, mesmo quando as realizações humanas parecem se aproximar do único e perfeito, as mais estupendas e prodigiosas, na clareza e na consciência das pessoas em que tudo se encaminha como destino ou revela parecer magnificamente impecável. Quão misteriosa é a esperança, na trajetória da nossa gente, pelos sinais benevolentes da complacência de Deus, convencendo-nos sempre mais da importância da Cartilha, gramática ou enciclopédia do povo de Deus, o Livro Sagrado, inspirado e inspirador, que, de modo correto, orienta homens e mulheres nas diversidades de dons, talentos, carismas e funções!

Mistério da esperança, sim, na palavra de Deus, escrita num passado distante, por pessoas que viveram determinados contextos diferentes do nosso, com o qual, como dom e graça, possamos muito nos importar! Ela é sempre atual, viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes, capaz de penetrar, a ponto de dividir alma e espírito, e sempre eterna (cf. Hb 4, 12). No tema central do livro de Josué, que é a entrada do povo de Deus na Terra Prometida, após longo e penoso tempo de caminhada pelo deserto, vemos a ânsia pela libertação da escravidão do Egito, na busca esperançosa das promessas feitas por Deus a seu povo.

Daí não hesitar, mesmo diante da verdade do acúmulo do saber, do amor humano, por vezes incomensurável, saber este que está presente e subsistente no passar das gerações dos pais, filhos, netos e bisnetos. Esse mesmo amor é o da luminosidade na caminhada humana, na teimosia de seu prosseguimento, através dos tempos, mas para os que partem, no pôr do sol ou ocaso, quando nem tudo caminhou satisfatoriamente, faltando o acabamento final, no encontro das consciências e individualidades das pessoas, à luz da esperança cristã, no seu sentido mais abrangente.

No setembro do Livro Sagrado, não esquecer a célebre frase de São Jerônimo, sempre citada no decorrer da história do povo de Deus, sem se preterir: “Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”. Eis um amor e um zelo tão profundo do especialista da Palavra de Deus, tendo-a como manancial inesgotável em sua vida. A partir de São Jerônimo, eis o desafio mais elevado, o da vida terrestre, o da existência humana, pelo referencial acima, no desejo do amor eterno, na entrega indulgente e clemente, numa docilidade insondável e ininterrupta.

Alvorecer ou crepúsculo, sim, em meio aos sinais transitórios da vida, no persistente convencimento de realização e satisfação, já aqui, pelas práticas do bem, da justiça e da paz, no sonho para além da utopia, da plenitude da vida, como na fala do teólogo Hans Küng: “Deus é mais real do que toda a realidade; ele é realidade última no coração dos homens e das coisas. Deus, infinito em todo o finito; permanente em todo passageiro; incondicional e absoluto em todo condicional e relativo”. Assim seja!

*Padre Geovane Saraiva – Pároco de Santo Afonso, blogueiro, jornalista, escritor, poeta e integrante da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF).

Foto: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Seis novos veneráveis para a Igreja, entre eles uma mãe de quatro filhos

Pilar da Palavra Arquidiocesano promove retiro com foco na Leitura Orante da Bíblia

Comissão Dom Lustosa recebe a visita do vice- postulador salesiano

Comissão para Ação Sociotransformadora lança relatório de violação de direitos em 35 comunidades tradicionais do Maranhão

Papa: não a uma moral de escrivaninha, a teologia deve estar atenta à vida real