Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Confira as Paróquias para onde vão os seminaristas da Síntese Vocacional 2024

Seminaristas da Síntese vocacional 2024

O arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, divulgou as Paróquias para onde irão os 5 seminaristas da Síntese Vocacional para uma experiência mais intensa na vida paroquial:

– Éder Teixeira Lopes, Paróquia Cristo Rei, Putiú, Baturité;

– Guilherme Hermínio Januário Batista, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Guanacés, Cascavel;

– Luiz Queiroz de Almeida Neto, Paróquia São Pedro, Barreira;

– Marcílio Lima dos Santos, Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Assunção Vila Velha, Fortaleza;

– Tiago dos Santos Alves, Paróquia Senhor do Bonfim, Monte Castelo, Fortaleza.

Segundo a Congregação do Clero, “a etapa pastoral (ou síntese vocacional) corresponde ao período que medeia entre a estadia no Seminário e a sucessiva ordenação presbiteral, passando obviamente através da concessão do diaconato”.

Esse tempo formativo têm duas finalidades na vida do candidato ao sacerdócio ministerial: a “inserção na vida pastoral, com uma gradual assunção de responsabilidades” e receber “um específico acompanhamento com vista ao presbiterado”, afirma o documento, O Dom da Vocação Sacerdotal.

Após terem adquirido inúmeros conhecimentos pelos estudos filosóficos e teológicos, que darão elementos para a missão, os seminaristas sintetizarão todas as vivências acadêmicas no campo pastoral, onde se encontra o povo de Deus nas diversas realidades.

Rezemos por esses irmãos para que permaneçam firmes e fiéis ao chamado vocacional que abraçam rumo ao presbiterato.

Conheça a história vocacional dos seminaristas:

*Éder Teixeira Lopes

Paróquia de origem: Paróquia São João Batista, Bom Jardim, Fortaleza

Minha trajetória vocacional na Igreja começou aos 10 anos de idade, nos grupos de catequese, na minha paróquia de origem. Tudo começou com a minha preparação para primeira comunhão, sendo a mesma realizada na Igreja de São Bernardo, no Centro de Fortaleza. Posteriormente fui crismado na Matriz de São José, no Planalto Pici. Na minha adolescência participei ativamente das pastorais em minha paróquia de origem onde me destaquei no meio juvenil assumindo a coordenação paroquial da juventude, e isso acabou se tornando um caminho para que eu me envolvesse com as pastorais a nível de Arquidiocese, como, por exemplo, o Setor Juventude da Arquidiocese (Sejaf). Participei de outras pastorais como a do dízimo, ministério de música, etc. Participei de comunidades da Renovação Carismática e de outros movimentos relacionados às novas comunidades.

Meu despertar vocacional está relacionado com minhas orações diárias, retiros de jovens e as reuniões vocacionais da paróquia. No entanto esse chamado só ficou mais claro após a JMJ Rio 2013 quando fiz meu encontro pessoal com Cristo. Com esse encontro tive uma aproximação maior com as Sagradas Escrituras e consequentemente um amor mais real a Jesus Eucarístico. Em 24 de janeiro de 2016, fui acolhido no Seminário Propedêutico de Fortaleza para começar a caminhada rumo ao sacerdócio.

*Guilherme Hermínio Januário Batista

Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Lagoa Seca, Pacajus-CE.

Minha caminhada rumo ao sacerdócio começou na juventude enquanto cursava o ensino superior na área de Engenharia, participava de um grupo de oração na Comunidade Católica Shalom e era catequista na Paróquia. Recordo da insatisfação com a vida que levava, da incerteza a respeito de uma vocação e do desejo de uma vida totalmente consagrada a Deus, uma que tivesse como centro a santidade e a salvação das almas.

Avaliando as coisas, por certa vez, pareceu-me que esse negócio de salvar almas era sim um verdadeiro motivo pelo qual valia a pena viver e morrer, que a Vida Eterna era o melhor bem, o mais seguro, o de maior valor, que eu poderia oferecer em Jesus Cristo a todos os irmãos que Ele nos pede que amemos dando nossa vida.

Algo fundamental para mim no surgimento da vocação foi a participação na vida da Igreja, sentir as várias necessidades das pessoas e ver em mim a possibilidade de alguma resposta. Fundamental foi também o testemunho de sacerdotes dedicados ao serviço do Senhor que irradiava a vida, a inteligência e a força do Espírito Santo.

Entrei em contato com o meu pároco e com a Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza e entrei no seminário para trilhar um caminho de formação e discernimento vocacional e aguardo a resposta do Senhor e da Igreja para a confirmação desse chamado.

*Luís Queiroz de Almeida Neto

Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Mondubim, Fortaleza

Minha caminhada eclesial e vocacional começou aos seis anos de idade quando naquela capelinha dedicada à Nossa Senhora Aparecida comecei a rezar o Santo Terço. Ia sempre às missas da comunidade e participava da catequese para receber a primeira comunhão.

Após esse período, continuei a ajudar no grupo de Coroinhas e de Liturgia da comunidade e fui crismado. Ao longo destes anos muitos padres se fizeram presentes em minha vida, destes destaco dois: Padre Cícero Edvam e Padre Daniel Morais, que com seu testemunho manifestam um ministério frutífero. Após um acompanhamento, ingressei no Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza em 24 de janeiro de 2016.

*Marcílio Lima dos Santos

Paróquia de origem: Paróquia São José, Alto Luminoso, Cascavel

Minha caminhada vocacional na vida da Igreja começou aos oito anos de idade quando comecei a fazer parte da catequese pré-eucaristia. Ao completar onze anos recebi a Primeira Comunhão e em seguida me engajei nas Pastorais. Participei do grupo de Coroinhas e de Jovens e também fui catequista. Participei também dos grupos de orações do Ofício de Nossa Senhora e do Santo Terço. Com dezessete anos recebi o Sacramento da Crisma. Enquanto continuava servindo nos movimentos da comunidade me encantei pela vocação sacerdotal e senti o forte desejo no coração de ser padre.

A princípio não compreendia essa vontade, mas rezava a partir dessa realidade e pedia a Deus que realizasse à vontade Dele na minha vida. Tomei a decisão de deixar tudo, projetos, sonhos, ideais que traçava na adolescência para abraçar a vocação que brotava em meu peito. Ao longo do tempo esses sonhos apenas mudaram de objetivos, os ideais se renovaram e os projetos se realçaram no anseio de servir a Igreja e a seu povo. No ano de 2015, iniciei os encontros vocacionais por meio da indicação do meu pároco Pe. Aldenor. De 2016 a 2023 vivenciei meu processo formativo nos Seminários Arquidiocesano de Fortaleza.

*Tiago dos Santos Alves

Paróquia de origem: Paróquia Sagrada Família, Ocara

Minha caminhada na Igreja começou no berço de minha família que sempre foi católica e desde cedo me repassou os ensinamentos da fé através, principalmente, do testemunho de piedade dos nossos avós. Essa caminhada, porém, tornou-se mais forte após o período de catequese de Primeira Eucaristia onde comecei a ajudar nas atividades de minha capela, na Comunidade de Nossa Senhora das Dores da Paróquia da Sagrada Família em Ocara. Aliado à vida de comunidade sempre tive o sonho de ser professor e por isso fiz graduações em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK).

Com o engajamento pastoral fui crescendo na vida sacramental, onde tive a oportunidade de mesmo bastante jovem assumir a coordenação da comunidade e participar do Conselho Pastoral Paroquial. Sempre me questionei sobre qual seria a vontade de Deus na minha vida. Um fator decisivo para o meu discernimento foi a participação do Retiro de Jovens TABOR, organizado pelos irmãos Camilianos, e a intensa vida pastoral em nossa paróquia.

Posteriormente, passei por um processo de acompanhamento através da promoção vocacional da Região Episcopal Nossa Senhora da Palma com o Pe. Antônio Cláudio Pereira de Oliveira e da pastoral vocacional tendo o Pe. Rafhael Silva Maciel como promotor, e com uma caminhada de discernimento deixei meu trabalho como professor efetivo da Prefeitura Municipal de Ocara e no dia 24 de janeiro de 2016 fui acolhido no Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider da Arquidiocese de Fortaleza onde iniciei a caminhada de formação.

Com informações e fotos dos seminaristas da Síntese Vocacional 2024.

3 respostas

  1. Conheci menino na companhia dos pais sempre doce e amável. Coloca de profissão posteriormente e hoje vejo o Tiago dos Santos a serviço da evangelização. Muito obrigado e muito feliz

  2. Deus os abençoe, lhes dando muita sabedoria e discernimento e sobretudo a determinada determinação pelo seguimento de Jesus Cristo, vencendo os grades desafios que estão por vir, principalmente nesses tempos tão difíceis. Que o Senhor da vida os ilumine e que Nossa mãezinha Maria Santíssima, a mãe santa de Jesus e nossa, lhes mostre sempre quais as talhas que deverão ser preparadas para o que o Seu Divino filho vos disser. Qua a Paz do Senhor esteja sempre com cada um de vocês em abundância, para que possam transbordar por onde Deus os enviar.

  3. Que a Virgem Maria, que tem um carinho especial pelo os sacerdotes , os abençoe muito.🙏🙏🙏

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais