Colaboradores da Cúria e Secretariado de Pastoral se reúnem virtualmente para um momento celebrativo - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Colaboradores da Cúria e Secretariado de Pastoral se reúnem virtualmente para um momento celebrativo

Na manhã desta sexta, 29, com início às 10 horas, os colaboradores da Cúria e Secretariado Arquidiocesano de Pastoral se reuniram virtualmente para um momento celebrativo.

A celebração comunitária foi rezada em sintonia com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em preparação ao domingo de Pentecostes. O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Júlio César de Jesus orientou a reflexão convidando toda Igreja ao diálogo fraterno com as outras denominações religiosas.

Reflexão de Dom Júlio César

Oração pela unidade dos cristãos

À luz da palavra de Deus a Igreja não vê contraposição entre o anúncio de Cristo e o diálogo com as outras Igrejas e religiões. Ao contrário, como Igreja seguidora de Jesus, sente a necessidade de orar junto com todas e de conjugar a missão a todos os povos.

Existe uma íntima ligação entre a Missão e o anúncio da Palavra de Deus, haja vista, toda missão refere-se a este anúncio. Missão e diálogo implicam respeito pelo outro, reconhecer o outro e promover a bondade religiosa e o imperativo empenho missionário.

Para que o diálogo seja autêntico e verdadeiro ele nunca aceitará imposição. O verdadeiro anúncio do Reino nunca se colocará em direções opostas, motivadas por elementos culturais, mas terá sempre como base a simplicidade, a praticidade e a clareza da fé em Cristo.

Para quem anuncia o Cristo verdadeiro e o seu projeto todas as dimensões da existência humana favorecerão para redefinir a direção do anúncio. A mística do anúncio exclui toda e qualquer espécie de ambição pessoal, porque toda atividade religiosa é essencialmente missionária e comunitária.

“Não vos peço que os tires do mundo, mas que os livre do mal”. Aqui está o coração da oração sacerdotal no âmbito missionário e do diálogo ecumênico e inter-religioso. Jesus tem plena consciência da existência do mundo, da cultura e o homem religioso não pode simplesmente ser considerado uma entidade separada desta realidade.

A religião é uma realidade no ser humano e o aspecto religioso é integrante de sua vida. Na riqueza das experiências religiosas o diálogo com o mundo e com as culturas se tornará sempre mais possível.

Missão não é proselitismo e sim o fiel e verdadeiro anúncio do Evangelho e isso implica discernimento espiritual, conversão, diálogo com o diferente seja na ordem religiosa ou cultural, identificação com a pessoa de Jesus, empenho para com a prática da justiça, da paz, da solidariedade, da fraternidade, testemunho de fé e vida.

Toda fé e toda teologia são contextuais e toda missão bem como o anúncio da Palavra se desenvolvem no interior de âmbitos específicos. É somente através do diálogo que nós cristãos poderemos compreender a riqueza da diversidade e das expressões tanto religiosas quanto culturais.

Nesta semana de oração pela unidade dos cristãos, todos somos chamados ao esforço pessoal de uma verdadeira conversão: viver num espírito de abertura, de boa vizinhança, partilhando as alegrias, as dores, os desafios da vivência humana e tendo melhor e maior respeito pelo outro.

Ter a empatia de reconhecer o bem que o outro faz e como colabora no desenvolvimento integral da pessoa humana, respeitando a sua liberdade religiosa e a libertação do outro.

Dialogar não é impor o nosso modo de pensar e vê o mundo. Não é uma maquiagem de religiosidade para “parecermos bons”, não é abandonar as nossas convicções para aceitar o diferente, não é proselitismo, Devemos levar a sério o diálogo porque o compromisso ecumênico é um imperativo da consciência cristã iluminada pela fé e guiada pela caridade (UUS, 8).

A procura da unidade dos cristãos não é um ato facultativo ou oportunista, mas uma exigência que dimana do próprio ser da comunidade cristã (UUS, 49). É um caminho difícil, mas rico de alegria (UUS, 2). A busca da unidade entre os cristãos é uma tarefa que não pode e não deve ficar circunscrita ao âmbito de especialistas, estende-se a todos os batizados (UUS, 70).

A divisão entre os cristãos contradiz abertamente a vontade de Cristo, e se constitui em escândalo para o mundo, como também prejudica a santíssima causa da pregação do Evangelho a toda a criatura (UR, 1).

“Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti; que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviastes. Eu lhes dei a glória que me deste para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e para que o mundo reconheça que me enviastes e os amastes como tu me amastes” (Jo 17, 21-23).

Não é a mesma coisa que uniformidade; sermos diferentes pode ser, dentro de certos limites, uma coisa muito enriquecedora. O que prejudica o anúncio do evangelho é estarmos separados e frequentemente em oposição, um grupo atacando o outro.

Nesta questão, serve de orientação uma ideia antiga de Santo Agostinho: “Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas duvidosas, a liberdade; em tudo, a caridade”.

Vamos então buscar a verdade juntos, lealmente, no desejo sincero de sermos, todos, cada vez mais fiéis a Jesus.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Secretário-geral da CNBB convida catequistas a participarem de evento que celebra os 40 anos do “Catequese Renovada”

Catequese de Quaresma: “A Paz como presente”

Cruz Admirável da Igreja de Santo Afonso

Signis Brasil divulga dados parciais do censo das rádios e motiva a trabalho conjunto

ESPAC realiza lançamento de obra catequética coordenada por Dom Francisco Javier