CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom José Haring, bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE)

Faleceu na manhã da véspera de Natal, 24 de dezembro, o bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE), dom José Haring, aos 83 anos. O sepultamento ocorre nesta manhã, na catedral de Limoeiro, após a missa de corpo presente celebrada na Igreja de Santo Antônio. A Presidência da CNBB divulgou nota de pesar.

Franciscano da Ordem dos Frades Menores, dom José era alemão de Gronau e estava no Brasil desde a década de 1960, quando veio realizar seus estudos de Filosofia e Teologia. Seu ministério presbiteral foi desenvolvido principalmente na região Nordeste do Brasil. Foi ordenado presbítero em Salvador (BA), em 1967; atuou como vigário cooperador, pároco e guardião, em João Pessoa (PB); pároco e guardião do convento Santo Antônio, em Aracaju (SE). Também na capital sergipana foi ordenado bispo, exercendo o ministério episcopal na diocese de Limoeiro do Norte (CE).

Como bispo, dom José Haring foi vice-presidente e presidente do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), compondo também o Conselho Permanente da entidade. Foi presidente do Conselho Pastoral dos Pescadores, de 2002 a 2017, e responsável pelas Pastorais Sociais do Regional Nordeste 1.

Em mensagem divulgada nas redes sociais, o CPP definiu dom José Haring como “presença profética, vibrante e solidária na condução da animação pastoral e no serviço do CPP junto às pescadoras e pescadores artesanais”. Para eles, “seu exemplar modelo de convívio fraterno continua a ser uma inspiração em nosso cotidiano pastoral, contribuindo para a construção do Reino e da boa nova”.

Nota de pesar pelo falecimento de Dom José Haring

Estimado irmão, Dom André Vital Félix da Silva, SCJ

Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do nosso irmão Dom José Haring, Bispo Emérito da Diocese de Limoeiro do Norte. Unimo-nos ao senhor, aos familiares e amigos de Dom José e a todo o Povo de Deus dessa Igreja Particular, em prece, para que lhe seja dado o descanso eterno, e que brilhe para ele a luz divina, cuja manifestação nos é dada nas festas que nestes dias celebramos.

A exemplo do nosso Mestre e Senhor, Jesus Cristo, que segundo Dom José “andava de olhos abertos pela sua terra, deixava-se tocar pela fome das multidões, pela doença de homens e mulheres, pela exclusão dos leprosos”, quis estar de olhos bem abertos pelo Nordeste brasileiro, que ele fez como sua terra.

Viu as urgências e necessidades, tanto pastorais quanto de promoção da vida plena. Essa dedicação foi traduzida em colaboração ao Regional Nordeste 1 da CNBB, do qual foi vice-presidente e presidente; em articulação, por vários anos, como presidente do Conselho Pastoral dos Pescadores; em solidariedade na atenção às periferias e às realidades do povo diante das secas.

Na esperança da ressurreição, na qual poderemos participar da glória eterna, onde resplandece a claridade da verdadeira luz, manifestada no Natal, rogamos ao Senhor que o acolha.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB