Bispo referencial de Cebs fala de suas expectativas para o 15º Intereclesial de Cebs que teve início em Rondonópolis (MT) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Bispo referencial de Cebs fala de suas expectativas para o 15º Intereclesial de Cebs que teve início em Rondonópolis (MT)

Começou nesta terça-feira, 18 de julho, em Rondonópolis (MT), o 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), encontro que vai reunir cerca 1,5 mil pessoas entre leigas e leigos, religiosas e religiosas e bispos, representantes dos regionais das CEBs do Brasil, dos povos indígenas, de comunidades quilombolas e convidados de outras Igrejas cristãs, além de um número expressivo de voluntários que irão compor as dez equipes de serviço. Neste 15º Encontro o tema será “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema, “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65).

O bispo da diocese de Floresta (PE), referencial para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e membro da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Gabriele Marchesi, falou de suas expectativas para o 15º Intereclesial das CEBs: “Que este momento possa ajudar fortalecer a vida das comunidades e despertar o protagonismo do laicato na Igreja. Cada leigo e leiga, cada comunidade tem que saber que são chamados a ser protagonistas na vida e na missão da Igreja”, disse.

De acordo com o bispo referencial das CEBs da CNBB, a Igreja existe nas comunidades e através delas evangeliza e cumpre a sua missão. “Ninguém pode ficar parado só esperando outros. Temos que valorizar o nosso batismo e responder a Deus que nos chama a ser protaganistas na fé”.

Escuta das comunidades

Dom Gabriele com indígena. | Fotos: Renan Dantas.

O Intereclesial é espaço de escuta das comunidades e que busca, à luz da Palavra de Deus e do magistério da Igreja, olhar para a realidade social e eclesial e assumir compromissos que transformem e atualizem a vitalidade da missão da Igreja nas comunidades rurais, nas cidades, nos centros urbanos e nas periferias.

Deste modo, o encontro utilizará o método ver-julgar-agir, consagrado na dinâmica das CEBs e da Igreja na América Latina e Caribe, que tem como ponto de partida a experiência das comunidades. Toda organização, reflexões e grupos de trabalho serão divididos em cinco plenárias temáticas: CEBs, Sinodalidade e Poder na Igreja; CEBs e Dimensão Político-social; CEBs e Economia de Francisco e Clara; CEBs e Ecologia Integral; CEBs e Educação.

As plenárias acontecerão de forma simultânea em sete paróquias da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e contarão com a ajuda de assessores e assessoras que, atentos à voz do povo, farão ecoar essas vozes e discussões em seus momentos de falas, com o objetivo de lançar provocações para que se avance na reflexão. Os locais das plenárias receberam nome de biomas do Brasil: Cerrado, Pantanal, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga, sendo que na paróquia onde acontecerão as grandes plenárias o nome dado foi “Casa Comum”.

Os participantes do 15º Intereclesial terão acesso a toda programação e também os organizadores oferecem atividades abertas para a população de Rondonópolis e região. Na quinta-feira (dia 20), no bairro Vila Aurora, vão ocorrer dois eventos:  a Feira Solidária, a partir das 9h, e a Noite Cultural, com início às 19h e que será animada pelos artistas locais e pela participação do cantor e poeta nordestino Zé Vicente. Já na sexta (21) está programada a Romaria dos Mártires e Defensores da Vida, a partir das 17h, com concentração na praça dos Carreiros, no Centro de Rondonópolis.

Celebração e bênção de envio das Equipes de Serviço do 15º Intereclesial das CEBs. | Fotos: Renan Dantas.

Fonte: CNBB

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Painel de São Francisco, há 133 anos como patrimônio espiritual da Romaria de Canindé

O convite do Papa à participação na Vigília de Oração em preparação ao Sínodo

CNBB incentiva a eleição de conselheiros tutelares, dia 1º/10, comprometidos com a proteção da população infanto-juvenil

Comissão para a Liturgia e Edições CNBB lançam formação online sobre a terceira edição típica do Missal Romano

A defesa da Vida é prioridade do Magistério da Igreja