Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

ATO DE COMUNHÃO  com o Santo Padre na Consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria

A Arquidiocese de Fortaleza realizará nesta sexta-feira, dia 25, Ato de Comunhão com o Papa Francisco pela consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. 

O arcebispo metropolitano Dom José Antonio orienta para que todas as expressões eclesiais  articulem iniciativas de oração neste dia, preservando o tempo  das 13h às 14h, horário em que o santo padre, dentro de uma celebração penitencial, na Basílica de São Pedro, consagrará os dois países. 

Na  capital cearense, Dom José Antonio presidirá celebração Eucarística, às 18h30,  na Catedral Metropolitana. São convidados os vigários episcopais, reitores e formadores dos seminários, seminaristas, representação das Regiões Episcopais, dos religiosos, das pastorais,  dos novos movimentos e comunidades.

O Papa Francisco conduzirá a consagração em Roma e, simultaneamente, em Fátima, Portugal, com a presença de um representante pontifício, o cardeal Konrad Krajewski. Em Fortaleza, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima será montado um telão para que os fiéis possam acompanhar a celebração penitencial com o Papa dentro da Igreja.  

A Arquidiocese  promoverá uma live em parceria com a Faculdade Católica de Fortaleza, além de disponibilizar conteúdos sobre o significado da consagração dos países ao Imaculado Coração de Maria, a sua relação com o terceiro segredo de Fátima e informações direto de Roma com Padre Rafhael Maciel, missionário da misericórdia, atualmente em missão de estudos na Cidade eterna. 

Para este Ato de Comunhão ainda  é incentivado que os padres motivem os fiéis a participarem da celebração penitencial e do ato de consagração, que será transmitido direto de Roma, pelas mídias sociais, a partir das 13h (horário brasileiro), bem como, abram horários de Confissão na sexta-feira e realizem momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, Celebração Eucarística ao longo do dia, a recitação do Santo Rosário e o envio dos representantes paroquiais de movimentos marianos para a Missa na Catedral. 

A iniciativa do Santo Padre foi motivada por um pedido da Conferência Episcopal Latina  da Ucrânia. “Estamos muito felizes e agradecidos que a resposta do Papa Francisco tenha chegado imediatamente […] Nossa Senhora de Fátima em 1917 disse que para parar a guerra, para parar a perseguição à Igreja, devemos rezar e consagrar a Rússia ao seu coração e também comungar nos primeiros (cinco) sábados do mês. Se estes pedidos de Nossa Senhora forem atendidos, a Rússia se converterá e teremos paz […] Esperamos e acreditamos que este ato nos trará a paz e que a guerra terminará em breve”. Escreveram os bispos em uma nota. 

Confira as sugestões de orações para o dia 25 no anexo.

2 respostas

  1. JESUS disse, quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, aí estarei!!! Quanto mais inúmeras famílias, inúmeras cidades, incontáveis Estados e Países de todo o Mundo!!!!
    Nas bodas de Caná, N. Senhora recomendou: Fazei tudo o quê Ele vos disser!!!
    E para não esquecermos: Pede a Mãe que o Filho atende!!!! ❤️
    Sejamos portadores da Paz, e arautos do AMOR!!!!
    PAZ e BEM!!!!

  2. O texto acima dá a entender que cada paróquia abrirá se quiser amanhã às 13h. Tomara que isso não seja verdade.
    Por quê a Catedral não abrirá amanhã às 13h?
    Acredito que a ajuda ao próximo é uma obrigação de TODOS os cristãos. Ajamos como o bom samaritano que cuidou do ferido e o colocou numa hospedaria. Cristo diz que devemos dar esmolas aos pedintes, cuidar das viúvas e dos órfãos.
    Os povos ucraniano e russo precisam de ajuda.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais