A Arquidiocese de Fortaleza, em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará (Hemoce), lança na próxima segunda-feira (12) a campanha Católico Sangue Bom, com o objetivo de mobilizar fiéis e a população em geral para a doação de sangue. A iniciativa seguirá até o dia 23 de maio e contará com o apoio direto do arcebispo metropolitano, Dom Gregório Paixão, OSB, que vai fazer sua doação de sangue por ocasião da visita ao Hemoce, na segunda, dia 12, às 9h.
O arcebispo destaca a importância da doação de sangue, ato que pode salvar até quatro vidas por bolsa coletada. “Jesus Cristo nos doou sua vida e seu sangue para nossa salvação, nós precisamos também fazer o mesmo”, afirma o Dom Gregório, que já foi doador frequente em sua antiga diocese, em Petrópolis. Ele também reforça que a doação é segura: “Não dói, todo material usado é descartável, e quem doa, salva vidas com um pequeno gesto de caridade”.
A campanha convida padres, diáconos, seminaristas, religiosos, membros das Novas Comunidades, pastorais, movimentos e toda a comunidade católica – além de pessoas de boa vontade – a participarem. O Hemoce disponibiliza postos de coleta na capital, incluindo a sede na Avenida José Bastos, o Shopping RioMar Fortaleza e a Praça das Flores (Aldeota).
Como doar
Para ser um doador, é necessário estar saudável, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento com foto. Menores de 18 anos precisarão de autorização dos responsáveis.
Caravana da solidariedade
Grupos com pelo menos dez pessoas poderão agendar a Caravana da Solidariedade, um serviço do Hemoce que oferece transporte gratuito para doações. Em Fortaleza, o agendamento será feito pelos telefones (85) 3208-0801 ou (85) 99681-7597 (WhatsApp). No interior, as unidades regionais de Sobral, Crato, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte também estarão disponíveis para agendamentos.
A campanha reforça a mensagem de que doar sangue é um ato de amor ao próximo, alinhado aos valores cristãos e à responsabilidade social.
Faça o download do card da Campanha: