Ano do Laicato

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para o Ano do Laicato é “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. O lema é “Sal da terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14). O Objetivo Geral é “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. Além do Objetivo Geral o “Ano do Laicato” tem três objetivos específicos: (i) Comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre Leigos (1987) e os 30 anos da publicação da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo ll, sobre a Vocação e Missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988); (ii) Dinamizar o estudo e a prática do documento 105, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; (iii) Estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais” (Dap, n. 497ª), como “sal, luz e fermento” na Igreja e  na Sociedade.

Há cinco Eixos de Ação para este importante ano: (a) Eventos; (b) Comunicação, catequese e celebração; (c) Seminários temáticos nos Regionais; d) Publicações; e (e) “Legado”- O que fica como legado após o Ano do Laicato (um conjunto de compromissos e ação). Há doze propostas de ações para Eixo “Eventos”. Porém, devido ao fato que este artigo tem que ser breve citaremos somente duas propostas indicado para este Eixo: A Abertura do Ano do Laicato em cada Diocese e Paróquia no dia 26/11/2017 (Solenidade de Cristo Rei) e a Abertura pela Presidência da CNBB em rede nacional no dia 28/11/2017, durante o CONSEP. No Eixo de Ação “Comunicação, catequese, celebração” entre as seis sugestões feitas gostariamos de mencionar os seguintes: Utilizar o Portal da CNBB e portais dos Organismos do Povo de Deus e das demais organizações eclesiais e visitação da imagem ou estandarte da Sagrada Família pelas paróquias e comunidades com celebração de chegada e celebração de Envio. No Eixo de “Seminários Temáticos nos Regionais da CNBB” e nas dioceses e instituições de ensino (escolas, universidades, cursos de teologia) e nos movimentos, associações e conselhos laicais haverá estudo do diálogo do Papa Francisco com os Movimentos Populares e o Laicato nos diversos areópagos: Família, Mundo do Trabalho, Política, Cultura e Educação, Juventude, Comunicação em geral e a Teologia do Laicato. No Eixo publicações haverá três encontros de Reflexão para novembro de 2017 sobre o documento no. 105 da CNBB e textos decorrentes do mesmo Documento. Finalmente, no Eixo “Legados” os leigos cristãos responderão à pergunta “Quais mudanças vão permanecer na Igreja após a realização do Ano Nacional do Laicato”?

Fontes: Encontros de Reflexão Ano Nacional do Laicato, Edições CNBB e Assembleia das Igrejas 2017, CNBB – Regional Sul 1.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e assessor da CNBB Reg. NE1