Onomástico do Papa Francisco

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista

O Para Francisco nasceu em Bueno Aires, Argentina no dia 17 de dezembro de 1936 sendo batizado com o nome Jorge Mario Bergoglio. Entrou jovem na Companhia de Jesus (mais conhecida como “Os Jesuítas”, e em 12 de março de 1960 fez sua profissão religiosa. Foi ordenado Presbítero em 13 de dezembro de 1969 na mesma Companhia de Jesus. Foi eleito Bispo Titular de Auca e Coadjutor de Bueno Aires em 1997. No dia 28 de fevereiro de 1998 sucedeu como Arcebispo de Bueno Aires. Em 6 de novembro 1998 foi nomeado Ordinário para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário próprio residentes na Argentina. No dia 21 de fevereiro de 2001 foi eleito Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana do Título de São Roberto Belarmino. Foi eleito Papa no dia 13 de março de 2013 e iniciou seu pontificado em dia 19 março do mesmo ano.

Leia também sobre o assunto

Gostaria de registrar neste brevíssimo artigo alguns de sua já imensa produção textual, como Sumo Pontífice da Igreja Católica: a) A encíclica “Lumen Fidei” (2013); b) A enc´cilica “Laudato Si” (Sobre o cuidado da casa comum -2015); c) A Bula “Misericordiae Vultus” (Na proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericódia em abril, 2015); d) A Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” (Sobre o amor na família; e) A exortação “Evangelii Gaudium” (Sobre o anúncio do Evangelho); f) Exortação Apostólica Pós-Sinodal); g) “Mitis Iudex Dominus Jesus” A carta apostólica em forma de “Motu Proprio” (Sobre a concordância entre os códigos com a qual são modificadas algumas normas do Código de Direito Canônico) etc.

Não seria possível enumerar as Jornadas Mundiais que Sua Santidade realizou desde sua eleição como Supremo Pontífice. Gostaria de mencionar somente alguns países que ele visitou: Brasil, a Santa Terra, a República da Coreia, Albânia, Turquia, Irlanda, Sri Lanka, as Filipinas, Estados unidos, Bolívia, Paraguqi, México, Armênia, Cuba, etc. etc.

Queremos dar graças a Deus pela sua escolha, consagração e eleição como Papa. Que sua vida papal seja plenamente fiel, feliz e fecunda para o Reino de Deus. “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (Mt 16, 18)

Pe. Brendan Coleman Mc Donald,
Redentorista