Onomástico do Papa Francisco - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Onomástico do Papa Francisco

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista

O Para Francisco nasceu em Bueno Aires, Argentina no dia 17 de dezembro de 1936 sendo batizado com o nome Jorge Mario Bergoglio. Entrou jovem na Companhia de Jesus (mais conhecida como “Os Jesuítas”, e em 12 de março de 1960 fez sua profissão religiosa. Foi ordenado Presbítero em 13 de dezembro de 1969 na mesma Companhia de Jesus. Foi eleito Bispo Titular de Auca e Coadjutor de Bueno Aires em 1997. No dia 28 de fevereiro de 1998 sucedeu como Arcebispo de Bueno Aires. Em 6 de novembro 1998 foi nomeado Ordinário para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário próprio residentes na Argentina. No dia 21 de fevereiro de 2001 foi eleito Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana do Título de São Roberto Belarmino. Foi eleito Papa no dia 13 de março de 2013 e iniciou seu pontificado em dia 19 março do mesmo ano.

Leia também sobre o assunto

Gostaria de registrar neste brevíssimo artigo alguns de sua já imensa produção textual, como Sumo Pontífice da Igreja Católica: a) A encíclica “Lumen Fidei” (2013); b) A enc´cilica “Laudato Si” (Sobre o cuidado da casa comum -2015); c) A Bula “Misericordiae Vultus” (Na proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericódia em abril, 2015); d) A Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” (Sobre o amor na família; e) A exortação “Evangelii Gaudium” (Sobre o anúncio do Evangelho); f) Exortação Apostólica Pós-Sinodal); g) “Mitis Iudex Dominus Jesus” A carta apostólica em forma de “Motu Proprio” (Sobre a concordância entre os códigos com a qual são modificadas algumas normas do Código de Direito Canônico) etc.

Não seria possível enumerar as Jornadas Mundiais que Sua Santidade realizou desde sua eleição como Supremo Pontífice. Gostaria de mencionar somente alguns países que ele visitou: Brasil, a Santa Terra, a República da Coreia, Albânia, Turquia, Irlanda, Sri Lanka, as Filipinas, Estados unidos, Bolívia, Paraguqi, México, Armênia, Cuba, etc. etc.

Queremos dar graças a Deus pela sua escolha, consagração e eleição como Papa. Que sua vida papal seja plenamente fiel, feliz e fecunda para o Reino de Deus. “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (Mt 16, 18)

Pe. Brendan Coleman Mc Donald,
Redentorista

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa: a Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

Exigências evangélicas de superação da miséria e da fome

Cripta da Paróquia dos Remédios, em Fortaleza, é restaurada com obras sacras e aberta ao público

Anunciação do Senhor

Os hinos eucarísticos de Santo Tomás de Aquino