Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

AJS Fortaleza participam do 20º Festival da Juventude Salesiana em Recife

Do Ceará, jovens do colégio Juvenal de Carvalho, Salesiano Dom Bosco, além de instituições dos municípios de Baturité e Juazeiro do Norte, participaram do evento.

Entrosamento. Essa foi a palavra-chave que resumiu a 20ª edição do Festival da Juventude Salesiana, que reuniu cerca de 1.000 jovens da região Nordeste no período de 13 a 15 de novembro, em Recife (PE). Do Ceará, jovens do colégio Juvenal de Carvalho, Salesiano Dom Bosco, além de instituições dos municípios de Baturité e Juazeiro do Norte, se fizeram presentes ao evento.

O objetivo do encontro é celebrar os frutos da caminhada do trabalho da Pastoral Juvenil em toda a Inspetoria Salesiana do Nordeste – de modo mais especial à Articulação da Juventude Salesiana (AJS), envolvendo assim grupos juvenis ligados aos Salesianos de Dom Bosco e às Filhas de Maria Auxiliadora.

Para a edição comemorativa aos 20 anos, o evento contou com a presença de todos ex-delegados para Pastoral Juvenil da Inspetoria, incluindo o padre Luigi De Liberali, que desde 2010 é missionário em Angola. Na ocasião, os participantes partilharam sua fé e caminhada com muita arte e alegria. Apresentações teatrais, musicais e de dança permearam toda programação, além de outras expressões artísticas e serviços, desenvolvidos e protagonizados pelos jovens.

Magno Xavier é seminarista dos Salesianos Fortaleza e acompanhou os jovens cearenses durante o evento. Ele acompanha o festival desde 2005, e desde então, acompanha a cada ano o crescimento do Festival. “O Festival tem melhorado a cada ano. Antigamente era mais festa e nos últimos eles têm dado muita ênfase a importância da espiritualidade, com momentos de oração, adoração, missas mais participativas. Também tem o momento de festa com apresentações teatrais, de dança, que cada casa leva para apresentar, e um momento forte de espiritualidade”, disse o seminarista.

Márcio Adalberto integra a AJS Fortaleza desde o início, em 2011, e sempre participou das edições do festival. “Vivenciar a experiência do festival é poder dar continuidade ao sonho do nosso pai e mestre Dom Bosco. É poder testemunhar o valor da juventude e mostrar que mudanças são possíveis e que, de fato, santidade é alegria”, afirmou Márcio.

De Fortaleza, foram 45 jovens, dentre eles três jovens com deficiência auditiva do Filippo Smaldone, instituição que oferece um atendimento educacional e de reabilitação a crianças e adolescentes com deficiência auditiva. Além disso, duas intérpretes acompanharam os jovens. Para o seminarista Magno Xavier, o entrosamento entre os jovens foi surpreendente. “Foi a sensação! Eles (do Felippo Smaldone) eram os únicos surdos, então ensinavam outras pessoas a linguagem de libras, outras pessoas chegavam para aprender. A gente pensava que eles teriam dificuldade de se relacionar, mas eles se relacionaram com todos muito bem”, disse.

O resultado do festival foi tão positivo que os jovens já planejam organizar um evento a nível regional Ceará, para integrar os jovens de Fortaleza, Baturité e Juazeiro do Norte.

Para integrar a AJS Fortaleza

Se você é jovem, católico, tem entre 13 até 24 anos de idade, pode participar da AJS Fortaleza. Os interessados podem ligar na secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (3254-8080) para obter mais informações.

 

*Texto: Roberta Farias com informações do Nordeste Hoje

*Foto: AJS Fortaleza Comunicação

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais