A padroeira do Brasil - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

A padroeira do Brasil

Nicho de Nossa Senhora da Conceição Aparecida na Basílica, em Aparecida - SP

A dia 12 de outubro é a festa da Padroeira do Brasil. É impressionante o número de Brasileiros que sabem nada sobre a padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A cidade de Aparecida é uma cidade ao norte do Estado de São Paulo. Situada a 195 kilometros da capital. Lá se encontra o maior santuário mariano católico do mundo. Tudo começou em 1717, quando três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedrosa, moradores nas margens do rio Paraíba do município de Guaratinguetá, cansados e desanimados por não terem apanhado peixe algum, depois de várias horas de trabalho, já estavam rumando de volta, quando, lançando mais uma vez a rede, retiraram das águas o corpo de uma imagem sem cabeça e, num segundo arremesso, encontraram também a cabeça da imagem de terra cozida. Impressionados pelo evento, experimentaram mais um lance da rede; e naquele momento foi tão abundante a pescaria que encheram a canoas. A pesca, quase milagrosa, despertou grande curiosidade em relação à imagem que limparam com muito cuidado e verificaram que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura. Colocaram-na no oratório de sua pobre morada e diante dela começaram a fazer suas orações diárias. Não tardou a Virgem Santíssima a mostrar por novos sinais que tinha escolhido esta imagem para distribuir favores especiais a seus devotos.

A devoção e a afluência do povo cresciam todos os dias e por isso impunha-se a construção duma capela em lugar apropriado a fim de facilitar a devoção dos fiéis. Estava aí o morro dos coqueiros, o mais vistoso de todos os altos que margeiam o Paraíba. Em cima deste morro foi construída a primeira capela em 1745 e foi celebrada a primeira missa. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, já então chamada pelo carinhoso nome de Aparecida, estava em seu lugar definitivo, dando origem à cidade do mesmo nome. As etapas ascensionais que incrementaram a devoção a Nossa Senhora Aparecida são as seguintes: A primeira capela, várias vezes reformada e aumentada, era pequena demais e foi substituída em 1888 por outra muito maior e mais artística. Feita a construção material, o bispo diocesano quis prover o santuário com adequado serviço religioso. Para isso, convidou os Padres Redentoristas, que desde o ano 1894 exercem com admirável zelo a direção e assistência espiritual do santuário. Em 1908 o papa elevou o santuário à dignidade de basílica. Em 1930 o Papa Pio Xl, acolhendo favoravelmente o pedido dos Bispos do Brasil, proclamou solenemente Nossa Senhora Aparecida padroeira principal do Brasil. Com o crescer contínuo das romarias, somando vários milhões os romeiros de cada ano, notou-se que o santuário se tornara demasiadamente pequeno. Desde o ano 1950 pensou-se na construção de um novo e mais majestoso templo mariano. A grande construção com suas dependências duraram mais de vinte e cinco anos e, finalmente foi solenemente consagrada na histórica visita do papa João Paulo ll ao Brasil, no dia 4 de julho de 1980. O imponente santuário tem mais de 18.000 metros quadrados de área coberta e capacidade para 32.000 pessoas, e em casos especiais pode abrigar em suas dependências aproximadamente 70.000 mil pessoas. Em 2007, o atual papa, Bento XVl visitou a Basílica de Aparecida para inaugurar a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino Americano do Caribe. E ficou impressionado pela fé dos romeiros e a pastoral dos padres Redentoristas na Basílica. Em 2010 pouco mais de doze milhões de romeiros visitaram a Basílica.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

( Dados do livro “O Santo do Dia”, pp.451-454)

2 Comentários »

2 Comentários »

  • FatinhaSarmento disse:

    Um dia no Santuário é uma graça de Deus.Está na "casa da Mãe"é estar reabastecida com graças e bençãos. Tudo respira fé, espiritualidade.É um clima diferente.Eu fui!

  • Ana Cristina disse:

    Fiquei admirada e agradeço por existirem,afinal somos Católicos Brasileiros
    precisamos saber,mais e mais,obrigada!


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa: a Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

Exigências evangélicas de superação da miséria e da fome

Cripta da Paróquia dos Remédios, em Fortaleza, é restaurada com obras sacras e aberta ao público

Anunciação do Senhor

Os hinos eucarísticos de Santo Tomás de Aquino