A alegria que vem do Cristo Ressuscitado! - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

A alegria que vem do Cristo Ressuscitado!

Na madrugada da ressurreição, a criação inteira irradiou-se com a luz do Cristo Ressuscitado que não apenas continua a obra da criação, mas a recria e a leva a sua plenificação. É o transbordamento do amor do Pai que no “crucificado ressuscitado” eleva a humanidade para sua mais plena realização, a Nova Aliança. É vida, graça e perdão que se manifesta em sua ação Redentora.

Ninguém viu o momento da Ressurreição, o Cristo se revela nos diversos modos, nos gestos mais corriqueiros, no cotidiano da vida. O túmulo sem o corpo, apenas lençóis ao chão e o anúncio – Ele não está mais aqui! O segredo, o mistério do Pai que se manifesta na ressureição de Cristo continua intacto. E aqueles que viram à primeira vista, ficaram extasiados. Cristo vivo e ressuscitado falou com eles e todos os que o viram sabiam que Ele era Aquele que vivera com eles e o acompanhavam em sua missão. A partir desse reencontro era preciso lançar um novo olhar com sentido às suas vidas, a compreensão da missão e do Reino de Deus.

A experiência pascal dos seguidores de Cristo lança as bases da fé do Cristianismo. Os Evangelhos não narram a ressureição com um enredo cinematográfico, antes, lança aos nossos olhos para novas perspectivas de sentido e de vida. Os relatos da Ressurreição nos textos bíblicos são unânimes. “A este Jesus, Deus o ressuscitou, e disto nós todos somos testemunhas” (At 2,32). De agora em diante eles terão que viver desse grande acontecimento e inaudita realidade do ressuscitado, os olhos se abrem para a missão. Já não é mais Jerusalém com a morte e o sepulcro, foi preciso voltar à Galileia, ao amor primeiro e, de lá, onde tudo começo, onde o coração dos seguidores de Cristo foi tocado por seu olhar, por suas palavras e gestos e, voltando a esse amor primeiro, atender ao pedido de “ir por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15).

A fé dos apóstolos está ancorada de algo e Alguém maior do que eles, de uma novidade que encanta e arrebata, “onde parecia que tudo morreu, voltam a aparecer por todo o lado os rebentos da ressurreição. É uma força sem igual” (Evangelh Gaudium, n.276). Assim, puderam experimentar os discípulos. Uma grande alegria invadiu os seus corações, ao verem o seu Mestre e Senhor, ressuscitado, vivo e glorioso.

A fé pascal permite refazer, no coração, a experiência do encontro com o Ressuscitado. Experiência aqui é o que vale dizer que Cristo entra na minha vida e permito deixar que o Senhor ilumine, transforme, amadureça e cresça na fé a presença do Ressuscitado. Crê Nele como seu Senhor e Salvador que está vivo e exaltado pelo Pai e é seu único salvador.

É relevante notar o que diz o Papa Francisco: “A fé significa também acreditar n´Ele, acreditar que nos ama verdadeiramente, que está vivo, que é capaz de intervir misteriosamente, que não nos abandona, que tira bem do mal com o seu poder e a sua criatividade infinita. Significa que Ele caminha vitorioso na história”(Evangelh Gaudium, n.278).

O Anjo anunciou a Maria Madalena e a outra Maria “Sei que estai procurando Jesus, o crucificado. Ele não está aqui, pois Ressuscitou, conforme havia dito” (Mt 28,5-6). Hoje, a Igreja nos convida a presentificarmos a ressureição do Senhor em cada situação da nossa existência, nos convida a sermos as testemunhas da vida e do ressuscitado. A Igreja anuncia na liturgia da vigília pascal “de modo sacramental mais pleno, a obra da redenção e da perfeita glorificação de Deus como memória, presença e espera” (ALIAGA, 2000, P.112). Os planos de salvação se cumpriram com a morte e a Ressurreição gloriosa de Cristo Jesus. A morte já não tem a última palavra e, sim à vida na participação da vida eterna de Deus.

Mosteiro das Irmãs Concepcionistas, Fortaleza (CE)

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Museus Vaticanos com duas novas salas: especiarias e cerâmica antiga

Edições CNBB publica subsídios em preparação ao Jubileu Ordinário 2025

Paróquia de São Francisco das Chagas realiza a 112ª edição da Coroação de Nossa Senhora em Canindé

O Papa: caminho sinodal, experiência espiritual única de conversão e renovação

Em audiência pública, na Câmara dos Deputados, bispos falam sobre a proteção do meio ambiente