Cerca de 2 mil pessoas participaram do Simpósio Nacional das Famílias, em Aparecida (SP) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Cerca de 2 mil pessoas participaram do Simpósio Nacional das Famílias, em Aparecida (SP)

Um momento de oração, fé e de discernimento sobre a família e as vocações. É o que define o Simpósio Nacional das Famílias, realizado no sábado (27), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Cerca de 2 mil agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres e integrantes de diversos movimentos eclesiais de todo o Brasil participaram do evento. O tema do encontro deste ano, o primeiro presencial após a pandemia, foi “Família fonte de vocações” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil.

“Uma alegria imensa voltar a se reunir com as famílias e celebrar e estudar sobre o tema das vocações. Que este amor que vem de Deus possa transbordar os casais de todo o país e se fazer vivo nos filhos, na igreja doméstica e nas comunidades de todo o país”, disse o bispo de Campo Mourão e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bruno Elizeu Versari.

O bispo de Parintins (AM), dom José Albuquerque, foi o responsável pela palestra central do Simpósio. Ele destacou a importância de se aprofundar sobre o tema durante este Ano Vocacional.

“É uma possibilidade e uma oportunidade que o Senhor nos dá para reconhecermos que todas as vocações nascem dentro da família e crescem dentro da comunidade, daí a importância da Pastoral Familiar em acompanhar todos aqueles que são chamados a seguir Jesus, a maioria pelo matrimônio, mas também rezando e acompanhando a aqueles que optam pela vida ministerial, a consagrada. Que os frutos desse Simpósio possam chegar a todas as famílias e que a Pastoral Familiar possa chegar a todas as paróquias do Brasil”, apontou o prelado.

Além da palestra, os religiosos, casais, jovens, entre outros presentes deram suas experiências de evangelização e o papel da família em sua decisão. O encontro contou com um espaço vocacional, no qual os participantes puderam falar como cada um cuida das outras vocações. O Simpósio contou ainda com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento; reflexão da Palavra de Deus; dinâmica com os participantes e uma apresentação de teatro sobre as vocações na família.

Movimentos e Congregações Religiosas apresentaram suas iniciativas em estandes vocacionais | Foto: André Luiz Gomes/CNPF

Simpósio Kids

O evento foi programado para receber toda a família, inclusive as crianças, que participaram do Simpósio Kids. Muita brincadeira, oração e diversão estavam no roteiro do espaço voltado para os pequenos. Ao final do Simpósio, eles também fizeram uma apresentação para os pais e os participantes do evento.

Itinerário

Para finalizar o encontro, o assessor Nacional da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, padre Crispim Guimarães, apresentou o Itinerário Vocacional proposto pela Comissão, que envolve ações para toda a família, passando pelos adolescentes, namorados, noivos, até os idosos. “Todos na família são importantes para nós e para Deus. Como Igreja, não devemos deixar ninguém para trás e cada um tem a sua vocação e ministério”, apontou o assessor.

Confira como foi:

Peregrinação

No domingo, os participantes do Simpósio estiveram reunidos para a Peregrinação Nacional das Famílias – momento de oração no caminho do Rosário – em que puderam rezar pelas famílias, pelas vocações e pela Igreja no Brasil. Cada mistério do Santo Terço foi contemplado pelos responsáveis dos setores que compõem a Pastoral Familiar – Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial, Casos Especiais, Serviço à Vida e do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (Inapaf).

“Rezamos para que surjam novos padres, religiosos e religiosas para a Igreja, mas principalmente pela família que é um celeiro de vocações, para que sigam o caminho de Cristo e que possam educar seus filhos na fé, sem desanimar”, ressaltou dom Bruno Elizeu.

Peregrinação da Pastoral Familiar no Caminho do Rosário, em Aparecida (SP) | Foto: Tómaz Alves/CNPF


Peregrinação da Pastoral Familiar no Caminho do Rosário, em Aparecida (SP) | Foto: Tómaz Alves/CNPF

André Luiz Gomes/Portal Vida e Família

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28

Cinco religiosas representarão a UISG na Primeira Sessão do Sínodo