Igreja e Política - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Igreja e Política

padre_brendan
padre_brendan

A Igreja interessa-se pela formação política dos cristãos para que exerçam sua cidadania contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária. Basta ver a Campanha da Fraternidade deste ano de 2019, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”. A Igreja através dos bispos e padres não se metem na política partidária, nem se candidatam para os cargos públicos. O que pretendem é preparar e motivar os membros da Igreja a assumir a própria responsabilidade pelo bem comum. É chocante ver políticos, cidadãos brasileiros utilizando seus cargos em proveito próprio. Em sua Carta Encíclica “Deus Caritas Est”, o papa Bento XVl afirma: “A Igreja (Católica) não pode nem deve colocar-se no lugar do Estado. Mas também não pode, nem deve ficar à margem na luta pela justiça. Deve inserir-se nela pela via da argumentação racional e as forças espirituais, sem as quais a justiça […] não poderá afirmar-se, nem prosperar” (cf. op. cit. No. 28).

“Para nos aprofundar no tema da Campanha da Fraternidade deste ano é preciso primeiramente, diferenciar o que é “política” do que são “Políticas Públicas”. A palavra “política” vem do grego “politikos” que se refere à “pólis”, que era o lugar onde os gregos tomavam as decisões na busca pelo bem comum para estabelecer a sociedade de maneira pacífica…” ( cf. CF.no 16 do Texto-Base). A política não é restrita a ação do Estado, é encontrada “nas relações de trabalho, na religião, nas empresas, nos clubes, nas associações, nos sindicados e outras organizações. (cf. CF, Texto-Base, no.17). “Políticas Públicas” são definidas pelo Texto-Base da CF como: “Ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis” (Cf. Texto-Base, no. 14).

Muita gente considera a política algo dos políticos, que se utilizam dos cargos para os quais foram eleitos em proveito próprio. Lamentavelmente a deplorável corrupção, a longa lista de promessas não compridas, a grande irresponsabilidade de certos governantes, são práticas generalizadas por vários políticos brasileiros, algo que acontece também em muitos outros países. Com a presente Campanha da Fraternidade muitas pessoas se perguntam como podem participar em “Políticas Públicas”? Há várias maneiras de participação. Por exemplo, participando no bom funcionamento da escola de seus filhos; participando ativamente de sua comunidade ou do sindicato; preocupando-se com o bem comum; acompanhando o sistema de saúde no seu bairro, participando ativamente de sua igreja, trabalhando ativamente no partido político de sua preferência, ajudando escolher candidatos de comprovada honestidade e competência, portadores de princípios éticos e valores morais etc. O Reino de Deus se realiza através da fraternidade, da justiça, e da paz. Jesus tomou partido pelos pobres, os oprimidos, os marginalizados. Nós cristãos devemos nos lembrar das sábias palavras de Bento XVl: a Igreja “ não pode, nem deve ficar à margem (da política) na luta pela justiça”.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald,
Redentorista e Assessor da CNBB Regional NE1

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28

Cinco religiosas representarão a UISG na Primeira Sessão do Sínodo