“Caminhamos com Maria – acolhendo Jesus, a Palavra de Deus.”

Iniciávamos em 2003, por ocasião da festa de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza, e nas comemorações dos 150 anos da Diocese de Fortaleza, a CAMINHADA COM MARIA.

O tempo passa veloz. Neste ano estaremos realizando pela nona vez esta manifestação de religiosidade e fé do Povo de Deus em nossa cidade e arquidiocese de Fortaleza. À proposta inicial a resposta foi muito acima da esperada, a todos nos surpreendendo. E a cada ano nos surpreende mais o crescimento do número de fiéis que se unem nesta caminhada de fé em homenagem à Mãe de Jesus e nossa Mãe, Mãe da Igreja e Padroeira de nossa Cidade de Fortaleza.

Por que caminhamos com Maria? Esta pergunta não pode deixar de nos desafiar, quando mais de um milhão de pessoas expressam sua devoção!

Como aconteceu em sua vida terrena, a mãe de Jesus de Nazaré viveu toda voltada para seu filho, o Filho de Deus encarnado, o Cristo Senhor. Toda de Jesus, Maria é em si mesma um chamado e um testemunho: VIVER PARA JESUS, O CRISTO SALVADOR.

Todos os anos o tema da Caminhada tem nos colocado nesta dimensão de seguimento de Cristo:

2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II

2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II

2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.

2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.

2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.

2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.

2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.

Neste ano 2011, a Caminhada com Maria não poderia deixar de ser marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus – a Palavra de Deus. Jesus é a Eterna Palavra do Pai, que se fez carne no seio virginal de Maria por obra do Espírito Santo e habitou entre nós.

Quem como Maria nos poderá ensinar e encaminhar a seguir Jesus, a Palavra do Pai? Ela a acolheu primeiro em seu coração, respondendo o “sim” incondicional: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1,38) E então a acolheu em seu seio fecundado pelo poder divino, pelo Espírito Santo: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.” (Jo 1,14)

Com Maria acolhemos Jesus. São delas as palavras que marcaram o primeiro sinal do Reino de Deus realizado por Jesus: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” (Jo 2, 5)

Esta Palavra de Deus foi totalmente vivida por ela no caminho de sua vida e tornou-se modelo para o caminho de vida de todos os discípulos e discípulas de Jesus. Da anunciação à sua glorificação foi a seguidora por excelência do Caminho, que é Jesus, e com Ele participou dos gozos, das luzes, das dores, da glória. Mãe e Modelo para todos os cristãos, como nos recordou o Concílio Vaticano II: “L.G. 53. A Virgem Maria, que na anunciação do anjo recebeu o Verbo de Deus no seu coração e no seu corpo, e deu a vida ao mundo, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor. Remida de modo mais sublime em atenção aos méritos de seu Filho, e unida a ele por vínculo estreito e indissolúvel, foi enriquecida com a sublime prerrogativa e dignidade de Mãe de Deus Filho, e, portanto, filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo; com este dom de graça sem igual, ultrapassa de longe todas as outras criaturas celestes e terrestres. Ao mesmo tempo encontra-se unida na estirpe de Adão com todos os homens que devem ser salvos; mais ainda, é “verdadeiramente mãe dos membros (de Cristo)… porque com o seu amor colaborou para que na Igreja nascessem os fiéis, que são os membros daquela cabeça”.3 Por esta razão é também saudada como membro supereminente e absolutamente singular da Igreja, e também como seu protótipo e modelo acabado da mesma, na fé e na caridade; e a Igreja católica, guiada pelo Espírito Santo, honra-a como mãe amantíssima, dedicando-lhe afeto de piedade filial.”

Esperamos assim, mais ainda, com nossa manifestação pública e comum, fazer com Maria o Caminho que é Cristo. E testemunhá-lo presente em nós, Sua Igreja, para levá-lo a todo o mundo. Que a CAMINHADA COM MARIA não seja apenas um ato devocional, mas verdadeiro ícone da própria vida de discípulos e discípulas em Cristo.

“O que é a alma para o corpo, assim são os cristãos para o mundo.” (Carta a Diogneto – séc. II) Possamos ser e nos manifestar como o Corpo de Cristo, sendo alma para a nossa cidade, que tem como padroeira Nossa Senhora da Assunção.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo de Fortaleza

Uma resposta

1. Sim será uma benção. Agora gostaria de aproveitar o tema que está relacionado com a Palavra de Deus e sugerir que todos levem suas Bíblias como motivação.
    Muita Paz a todos.
    RCC – Região Nossa Senhora da Assunção.