Vigília de Oração pelo Brasil

Fortaleza, 01 de agosto de 2018.

Circular 009/2018: VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELO BRASIL

“A paz é o nome de Deus”
(Papa Francisco)

Caríssimos Irmãos Sacerdotes,

Graça e Paz do Senhor!

Recebido o convite de nossos irmãos bispos da Presidência da CNBB, no ano passado, realizamos por ocasião do dia 7 de setembro – Dia da Pátria, um Dia de Jejum e Oração pelo Brasil.

Aproxima-se novamente a data festiva da Independência da Pátria e nela já há muitos anos se realiza o “Grito dos Excluídos” para chamar a atenção da

sociedade brasileira para que nela não exista excluídos, mas uma pátria de irmãos.

Mais ainda que clamar aos corações humanos, necessitamos de corações abertos ao clamor. Portanto nós mesmos e todos os irmãos brasileiros somos chamados a clamar a Deus, o Pai de todos nós, abra nossos corações para Ele e para todos os irmãos. E juntos poderemos realmente tornar a Pátria Brasileira uma terra de independência, de solidariedade fraterna, de paz.

Para tanto estamos convocando todas as comunidades que fazem nossa Igreja Arquidiocesana de Fortaleza para, em sintonia de corações e intenções, rezar pela nossa Pátria comum, terra onde temos a graça de viver e construir a Pátria definitiva – no Reino de Deus.

Propomos um momento de VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELO BRASIL na noite do dia 6 de setembro, em horário e modo que cada comunidade melhor discernir.

Que todas as paróquias, áreas pastorais, comunidades eclesiais, movimentos e associações eclesiais possam se reunir em oração, pois “disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor, porque conheço os seus sofrimentos.” (cf. Ex 3, 7.)

Unidos em Jesus e Maria,

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Residência Arquiepiscopal tel +55 85 4012 8151
Rua Senador Almino, 310 – Centro fax +5585 4012 8170
6o o6o-aso – Fortaleza – CE – BRASIL
e-mail: [email protected]

ORAÇÃO PELO BRASIL

Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, pedindo a bênção da paz para o Brasil.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Para construirmos a justiça e a paz, em nosso país, necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Nós cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos agentes da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Queremos seguir o exemplo de Maria – Nossa Senhora Aparecida -, Mãe de Deus e nossa, permanecendo unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Amém!

(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)