Comunicadores das Comunidades Eclesiais de Base e da 5ª Semana Social Brasileira realizam encontro sobre comunicação

FALANTE200O 1º Encontro de Comunicação em preparação ao 13º Intereclesial de CEBs acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2013, com inicio às 8h30, no Centro de Expansão, Diocese do Crato, Ceará. A atividade é promovida em parceria com a coordenação da 5ª Semana Social Brasileira (SSB) e tem o objetivo de contribuir no planejamento e no desenvolvimento de atividades comunicacionais, antes, durante e depois do Intereclesial, dando visibilidade a caminhada das CEBs e aos debates em torno da temática da 5ª SSB, despertando a necessidade de se investir de modo mais eficiente na comunicação. O tema central do encontro é “Processos comunicativos na prática das CEBs e dos Movimentos Sociais” e terá como palestrantes a jornalista Milene Madeiro, o jornalista padre Júlio Ferreira, o diretor da Rádio FM Dom Bosco, João Augusto Stascxak e da assessora nacional das CEBs, Ana Maria de Freitas.

Os organizadores do encontro esperam a presença de uma pessoa de cada Regional do Brasil, três de cada Diocese do Ceará e uma representação de movimentos sociais que integram a 5ª SSB. Oficinas de Web (blog, facebook, site), jornal impresso, rádio, vídeos, fotografias estão previstas e serão assessoradas por jornalistas e comunicadores parceiros da 5ª Semana Social Brasileira e do 13º Intereclesial de CEBs. Os assessores são da Rádio FM Dom Bosco, Adital, Pascom da Arquidiocese de Fortaleza e da Rádio Padre Cicero.

13º Intereclesial

O 13º Intereclesial acontecerá de 07 a 11 de janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte, Diocese Crato, Ceará, e reunirá membros das Comunidades Eclesiais de Base de todo o Brasil e América Latina. A iniciativa de organizar um encontro Intereclesial surgiu na década de 70, sendo realizado o primeiro em 1975, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Os Intereclesiais nasceram com a finalidade de partilhar as experiências, a vida e as reflexões das CEBs.

5ª Semana Social Brasileira

A 5ª Semana Social Brasileira é um processo nacional que está em curso desde 2011 em todo o Brasil. A Semana Social Brasileira promove a participação ampla de pessoas e entidades, a abertura ao ecumenismo e diálogo inter-religioso, o pluralismo de ideias e valores, o exercício do debate democrático em todas as instâncias e o ensaio coletivo de iniciativas transformadoras. O momento de encerramento dos trabalhos da 5ª Semana acontcerá em agosto de 2013 de 2 a 5 de setembro.

Informações com padre Júlio Ferreira (Jornalista, coordenador da Comissão de Comunicação para o 13º Intereclesial) (85) 9906.7039 ou Francisco Vladimir (Jornalista, assessor de Comunicação da 5ª Semana Social Brasileira e do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza) (85) 9969.7804, ou com a secretária operativa do 13º Intereclesial de CEBs através do e-mail [email protected]