CNBB participa de seminário para debater ADPF 442 em tramitação no STF | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

CNBB participa de seminário para debater ADPF 442 em tramitação no STF

O bispo de Rio Grande (RS), dom Ricardo Hoepers, participará do Seminário para debater a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O prelado representará o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Bosco Barbosa de Souza.

A ADPF 442 é mais uma das iniciativas que buscam por meio judicial a legalização do aborto no Brasil, mecanismo criticado pela CNBB na nota “Pela vida, contra o aborto” publicada em abril do ano passado.

“Neste tempo de grave crise política e econômica, a CNBB tem se empenhado na defesa dos mais vulneráveis da sociedade, particularmente dos empobrecidos. A vida do nascituro está entre as mais indefesas e necessitadas de proteção. Com o mesmo ímpeto e compromisso ético-cristão, repudiamos atitudes antidemocráticas que, atropelando o Congresso Nacional, exigem do Supremo Tribunal Federal (STF) uma função que não lhe cabe, que é legislar”, escreveu a presidência da Conferência.

O seminário a respeito da arguição no STF será realizado na próxima quarta-feira, dia 30, pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. A reunião é promovida ainda em conjunto com as Comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.

Dom Ricardo participará da segunda mesa do seminário, ao lado da doutora Angela Vidal Gandra Martins, pesquisadora na Harvard Law School e professora de Fundamentos Antropológicos do Direito; e do advogado da União Leslei Lester dos Anjos Magalhães, mestre em Direito Constitucional e autor do livro “O princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à vida”, editora Saraiva, 2012.

Procurador José Paulo Leão Veloso Silva | Foto CNBB/Luiz Lopes Jr.

Também estará presente no evento o procurador estadual de Sergipe, José Paulo Leão Veloso Silva, que falou aos bispos durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), na última terça-feira, 22. Ele estará na 4ª mesa do seminário, ao lado do padre Rafael Solano, mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II de Roma, Universidade Lateranense de Roma. Solano também é professor de Teologia Moral e Bioética na PUC-PR. Ainda estará presente na mesa a juíza Liliana Bitencourt, da Vara de Família de Goiás, membro da entidade Rede Nacional de Direitos e Defesa de Família, e o padre Evandro Arlindo de Melo, chanceler da diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR).

NOTA DA CNBB EM DEFESA DA INTEGRIDADE DA VIDA

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Festa dos Arcanjos receberá 12 mil pessoas no Ginásio Paulo Sarasate

DNJ 2019 retoma temática da Campanha da Fraternidade sobre Políticas Públicas

Festa de São Francisco na Comunidade do Planalto Itaperi

Em reunião com o Papa, presidência do Celam fala sobre novas perspectivas da entidade

Amor irrestrito e solidário


QR Code Business Card